OiToronto

Toronto recebe edição especial dos 10 anos do BRAFFTV

OiToronto por

hits 263

O BRAFFTV – Brazilian Film and Television Festival of Toronto chega à sua 10ª edição trazendo ao Canadá,  entre 13 e 16 de outubro, algumas das melhores produções recentes do cinema brasileiro.

Serão exibidos no Carlton Cinema de Toronto 16 filmes entre dramas, documentários, comédias e animações em sete sessões gratuitas ao longo dos quatro dias do festival. São seis longa-metragens, um média e nove curtas.

Os filmes deste ano têm temática bastante variada abordando desde contextos histórico-político-sociais a relações familiares, amor e sexualidade na terceira idade, música, poesia e até canibalismo. Alguns dos destaques são “Chatô: O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes na sessão de abertura do festival na quinta (13) e “Big Jato”, de Cláudio Assis. O público poderá conferir também o último filme estrelado por Domingos Montagner, “De Onde Eu Te Vejo”, de Luiz Villaça, uma comédia romântica que conta a história de amor de um casal através de sua separação.

A escolha dos filmes foi feita em sintonia com as comemorações dos 10 anos do festival. “Considero a comemoração dos 10 anos do BRAFFTV como um rito de passagem, e os filmes selecionados desse ano tratam, de diferentes formas, desse rito. Durante esses 10 anos, acompanhamos juntos as fortes transformações que o Brasil também passou, com destaque a um desenvolvimento técnico cinematográfico extraordinário e, principalmente, com a produção de um cinema menos centralizado, mais diverso e mais potente”, explica o curador Alexandre Dias Ramos.

Ele destaca que os filmes da edição desse ano falam muito de alegria, morte, desilusão e superação. “Mostram o que o nosso povo é capaz de realizar e, nesse sentido, o ponto mais forte em comum entre eles é o da resiliência”.

Outro aspecto importante ressaltado por Alexandre Ramos é um certo toque de surrealismo, uma espécie de ficção aumentada. “Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência”, conclui o curador.

O trailer da programação está disponível no Facebook.

A entrada é gratuita e os ingressos distribuídos por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão.

Programação do BRAFFTV 2016

  • Quinta-Feira, 13 de outubro

Sessão de Abertura – 7 pm

Blurred Lines – O que estamos perdendo? Esse curta abre espaço para uma reflexão sobre quão confiáveis são as informações que recebemos. Será que estamos mesmo em uma posição de poder ou apenas nos deixando pensar que sim?

Chatô: O Rei do Brasil – Ficção inspirada no best seller homônimo de Fernando Morais e conta a incrível estória da vida e obra de Assis Chateaubriand. Em seu delírio, Chatô se vê dentro de um show ao vivo de tv transmitido para todo país mostrando a aventura que foi a construção e o declínio de seu império de rádios, jornais e tvs. Uma disputa de amor e poder numa trama épica sobre o magnata das comunicações no Brasil.

  • Sexta Feira, 14 de outubro

7 pm

Olhos de Botão – A vida de um casal de idosos é alterada quando uma menina é abandonada nos arredores de sua casa. Isolados do mundo em um sítio no agreste pernambucano, os dois vão, aos poucos, percebendo que as mudanças trazidas pela criança começam a afastá-los, e podem ser irreversíveis.

Big Jato – O menino Xico se divide entre ajudar o pai no trabalho de limpar fossas e a companhia do tio Nelson, um radialista libertário que lhe inspira a escrever poesia. Inspirado no romance autobiográfico do jornalista Xico Sá.

9:30 pm

Os Olhos de Arthur – Arthur quer ser nadador. Maria, sua cuidadora, quer se casar.

Um Homem Só – O filme conta a história de Arnaldo (Vladimir Brichta), que, para livrar‐se da vida miserável que leva, procura uma clínica de cópias, que promete copiar pessoas. Com uma cópia ocupando seu lugar, ele levaria uma vida nova. Mas, ao ter seu pedido negado, Arnaldo não tem outra opção senão tentar mudar o rumo de sua história. Ao se apaixonar por Josie (Mariana Ximenes), a atendente de um cemitério de animais, Arnaldo acredita que encontrou uma chance de finalmente ser feliz. Mas, talvez ele esteja enganado. Um homem só é uma fábula urbana, que trata da complexidade dos relacionamentos, com boas doses de ironia e humor.

  • Sábado, 15 de outubro

7 pm

O Outro Lado do Paraíso – Anos 60. O Brasil vivia um período turbulento, com o governo em crise, o Congresso em chamas, denúncias de corrupção na imprensa e um golpe a caminho. Neste país dividido, Nando, um menino de 12 anos, narra as aventuras do pai, Antonio Trindade, um idealista sonhador que sai do interior de Minas para Brasília. O desejo de ascensão social, de participar da construção da nova capital e de apoiar as reformas prometidas pelo presidente João Goulart é frustrado pelo golpe militar. O golpe chega quando Nando começa a viver uma história de amor com Iara, uma pré-adolescente avançada para aqueles tempos. Os sonhos se tornam pesadelos. Um capítulo efervescente da história do Brasil baseado em livro autobiográfico de Luiz Fernando Emediato.

9:30 pm

Walter do 402 – A temática abordada – em tons comi-trágicos – é a solidão na terceira idade, no bairro de Copacabana. O filme conta a história de Walter, um idoso, rabugento, que sofre com sua solidão e vê no suicídio a única saída. Já sua vizinha, a também solitária Vera, deseja conhecer o Walter, pois tem a esperança de que ele seja a companhia que precisa. Ela tenta conquistar Walter usando o talento que tem na cozinha, levando para ele pedaços de bolo. Ele parece não se interessar por Vera. Entre os dois, há o porteiro Zezinho, jovem Don Juan que não enxerga problema algum em viver sozinho.

De Onde Eu Te Vejo – De Onde Eu Te Vejo conta a história de amor de um casal através de sua separação. Em meio a uma São Paulo em constante mudança e efervescência cultural, Ana Lúcia (Denise) e Fábio (Domingos) se separam após 20 anos de casamento e ele passa a viver no apartamento do outro lado da rua.  Eles terão que aprender a viver a nova realidade – a separação, a crise no trabalho e a mudança de cidade da filha – e perceberão que no meio da confusão da vida moderna é possível reinventar uma nova forma de amar.

  • Domingo, 16 de outubro

5 pm

Dá Licença de Contar – Este curta recria o universo das canções de Adoniran Barbosa, colocando o artista dentro de sua obra. Um Homem de Chapéu, gravata borboleta e bigode conta a um jovem garçom as divertidas histórias de sua juventude, quando viveu “causos” ao lado de seus dois amigos naquele boteco.

Rosinha – No alvorecer da existência, uma rosa desabrocha ao receber as carícias dos últimos raios do sol. Um filme sobre amor e sexualidade na terceira idade, e a luta para sobrepujar as convenções sociais.

Viúva Alegre – Será que ela tem um novo marido? Ou ela nunca ficou viúva? Por que Sofia está tão alegre?

Sal – Dois homens e um encontro marcado. Sérgio e Márcio se conheceram através de um anúncio da internet, e o que parecia ser apenas mais um jantar a dois, desdobra-se em uma estranha fantasia.

Afonso é uma Brazza – Afonso Brazza tornou-se bombeiro por amor à profissão. Também por amor, era cineasta e ator. Com oito filmes produzidos, dirigindo e atuando em todos, Brazza se tornou um dos mais originais diretores do cinema brasileiro. Faleceu aos 48 anos, vítima de Cancer. O material do documentário foi realizado antes da sua morte e mostra nosso herói combatendo incêndios na vida real e bandidos na ficção, era um sonhador. Sua história diverte e emociona.

Até a China – Fui para a China so com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrario e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionaria do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vacuo.

7pm

As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana – O documentário As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana tem como tema a atuação do coletivo artístico Nuvem Cigana durante os anos 1970 no Rio de Janeiro. O filme retrata uma geração que amadureceu sob a sombra da ditadura militar buscando todas as formas de liberdade para desembocar na era do fim das utopias e da opressão da mídia e do mercado.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso.

Erro

Ver comentários

Classificados

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

ANUNCIE AQUI!