OiToronto

Banco preferido dos canadenses não possui agências

Pablo Marcelo por

hits 1.066

Levante a mão aí quem gosta de ir em bancos? Nem você, nem os canadenses, nem os aborígenes e nem ninguém acorda feliz e contente pensando: “que bom que chegou este dia, onde enfim vou poder ir ao banco e ficar travado na porta giratória –no caso do Brasil–, pegar filas, comprar alguns produtos bancários, pedir pra subir minha tarifa e aproveitar esses juros tão justos”! Mas, os canadenses escolheram um banco pra chamar de seu e ele não existe, pelo menos fisicamente.

Bancos canadenses já tem todo um estilão diferente dos nossos: ninguém vai às agências pra bater papo com o gerente sem marcar um horário; aquele lance de realizar depósitos com as fotos dos cheques já é prática antiga; aqui você pode fazer transferência de valores por e-mail; só funcionários especializados vendem produtos bancários etc. E tudo te leva a não precisar ir aos bancos.

Lembro de um tio, um bancário aposentado, que contava, com lágrimas nos olhos, de quando inventaram os caixas eletrônicos: “Era o futuro. Uma revolução. Mudou tudo depois daquilo”. Mudou e continua mudando. Muitas coisas já não são exclusivamente realizadas nas agências bancárias, e muito pode ser feito no seu celular, por exemplo. E foi por essas e outras que o melhor banco para os canadenses deixou pra trás os cinco maiores bancos do Canadá –aqueles que você vê em toda esquina.

Uma pesquisa realizada pela J. D. Power sobre satisfação bancária, com mais de 13.000 usuários do serviço, mediu o seguinte: produtos bancários, auto-serviços, personalização de produtos, instalações, comunicação, consultoria financeira e resolução dos problemas. Quem foi avaliado? Os cinco maiores bancos do Canadá e um grupo de outros bancos menores. Contudo, foi um representante deste segundo time que levou a taça “queridinho do povo”: o TangerineApesar de ter sido adquirido pelo Scotiabank em 2012, o Tangerine mantém suas operações e proposta de experiência completamente separadas.

Nem os lucros astronômicos garantiram o primeiro lugar para os grandões, aliás talvez esse tenha sido o motivo da insatisfação popular. 25% dos clientes dos 5 maiores bancos percebem de cara o aumento de suas tarifas, enquanto somente 16% dos usuários dos outros bancos notam a mordida. Mas, o que chama a atenção para o Tangerine é seu jeitão todo on-line, poucas taxas –$0 de taxa mensal mais rendimento a partir de 0.25% ao ano em conta corrente– e a sua comunicação com os clientes. Fora que “usuários de plataformas on-line geralmente já são muito mais satisfeitos do que aqueles que não fazem uso desta opção”, diz a pesquisa. Bingo.

Dos cinco primeiros colocados, quatro eram bancos com esta pegada mais virtual:

  • 1º – Tangerine
  • 2º – President’s Choice
  • 3º – National Bank of Canada
  • 4º – ATB Financial

Seguidos pelos considerados 5 maiores bancos:

  • 5º – Royal Bank of Canada
  • 6º – TD Canada Trust
  • 7º – Bank of Montreal
  • 8º – CIBC
  • 9ª – Scotiabank

Detalhe: o slogan do Tangerine já diz: “um banco pra frente”. Com certeza, neste futuro “prafrentex”, ir ao banco pra sacar um cheque se resumirá apenas a encontrar seu celular na bolsa. Tão fácil quanto descascar um mexerica.

Nota patrocinada: O Tangerine está com uma promoção até 16 de setembro de 2016. Quem abrir uma conta até essa data com a Orange Key 19593706S1 e fizer um depósito de $100 nela, ganha um bônus de $50. Depois dessa data, você ainda ganha um bônus se usar essa Orange Key, mas de apenas $25. A partir daí, para todo amigo que você indicar, abrir uma conta com a sua Orange Key e fizer o depósito, você ganha o mesmo bônus que ele! O site do Tangerine é tangerine.ca.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso.

Erro

Pablo Marcelo

Por: Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014). [ email . twitter . linkedin ]

Ver comentários

Classificados

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

ANUNCIE AQUI!