OiToronto

6 motivos pelos quais o Canadá não é pra você

[CANADIAN IMMIGRANT – Por Majid Kazmi] Eu sou um novo residente do Canadá. Um mês depois de completar meus dois anos aqui, um amigo compartilhou comigo um artigo online que imediatamente chamou a minha atenção. O título do artigo era “Não cometa o erro de imigrar para o Canadá, é um paraíso de tolos.” Este é apenas um dos muitos artigos e debates on-line que alertam contra a imigração para o Canadá.

Eu não tenho certeza se o Canadá é o paraíso dos tolos, mas certamente é um cemitério para narcisistas vaidosos que pensam que vão chegar por aqui já com os mesmos confortos e vantagens que possuíam em seu país de origem. Por isso, só posso concordar com o autor que o Canadá não é realmente o lugar para você. Mas eu pretendo fazer mais do que isso; Vou tentar enumerar as várias razões pelas quais o Canadá não é o lugar para você.

  • É uma nova realidade e você não entende isso

Quem em sua mente sã iria comparar a vida em regiões diferentes do mundo usando as mesmas medidas? Alô, você está em um novo país! Criar expectativas com base em experiências passadas, realizações e conquistas é uma receita para o desastre quando se quer imigrar para qualquer novo país. Assim como o presidente de uma empresa recentemente inaugurada ficaria feliz em aceitar um cargo de alta gestão em uma empresa multinacional bilionária em uma economia de primeiro mundo, um imigrante racional deveria ficar satisfeito em encontrar um emprego na sua área, independente do seu cargo.

É uma nova vida, afinal, na qual você terá que correr atrás da mesma forma que as pessoas mais bem-sucedidas fizeram antes de se realizarem profissionalmente. Aqueles que aqui chegaram com uma mente aberta, dispostos a fazer o que fosse preciso para serem bem sucedidos, conseguiram com isso muito mais do que esperavam.

  • Você não é flexível e carrega consigo noções obsoletas sobre a sociedade

Estabelecer-se no Canadá ou em qualquer novo lugar no mundo é como reordenar sua vida. A dica é ser flexível em todos os sentidos da palavra – desaprender e reaprender. Por favor, eduque-se sobre o respeito que as pessoas no Canadá dão e recebem independentemente de serem professoras em uma escola renomada ou trabalharem no Tim Hortons. Mas, se você valoriza as pessoas apenas pelos seus níveis social e profissionais, o Canadá não é o lugar para você.

  • Você é naturalmente negativo e está sempre ao redor de pessoas como você

Além do enorme incentivo e apoio que recebi de todos aqueles a quem pedi ajuda como um novo imigrante, atribuo meu sucesso também ao meu forte desejo de ter somente pessoas positivas ao meu redor. Esse tem sido o fator de maior impacto por trás de todo o sucesso pessoal e profissional que tenho conquistado nesse curto espaço de tempo. Se for de sua natureza a tendência de ignorar aspectos positivos e ser ingrato por tudo o que você tem, o Canadá não é uma terra de oportunidades para você, apesar de ser para outras milhares de pessoas.

  • Você não toma suas próprias decisões e não tem coragem de assumir culpa

Imigrantes canadenses bem sucedidos não culpam ninguém por seus fracassos – e sim, eles já falharam mais vezes do que podem contar. Apesar de todos os fracassos, eles sempre se concentraram em adaptar a suas estratégias e reajustar seus rumos, sem nunca perderem de vista os seus objetivos. Você só tem a se culpar por não ter sido capaz de materializar um futuro que muitos outros, vindos de lugares muito menos privilegiados, antes (e depois de você), conseguiram.

  • Você é o terceiro tipo

Como um mentor para os recém-chegados, me deparo com todos os tipos de pessoas. Existem três categorias. Em primeiro lugar, existem aqueles que são verdadeiros estrategistas e combatentes. Eles são os únicos que conhecem os seus objetivo e nada os impedem de alcançá-los.

Depois, há aqueles que deixaram seus estilos de vida luxuosos para imigrar para o Canadá sem ideia nenhuma sobre qual foi sua motivação ou seu objetivo. São almas perdidas que ainda podem conseguir alcançar seus objetivos porque têm a atitude para isso – positividade e coragem.

E é claro que existem alguns, como o autor do artigo em questão. Eles dizem que tinham tudo o que poderiam esperar da vida – um trabalho perfeito, um estilo de vida incrivelmente luxuoso, a melhor educação que o dinheiro poderia comprar para os seus filhos, e um saldo bancário suficiente para viver sem precisar trabalhar. Ainda assim, eles dizem “um bicho me mordeu” e decidiram se mudar para o Canadá por uma razão que eles mesmos não sabem explicar. Este tipo de imigrante não tem ideia do que o trouxe para um lugar totalmente novo e muito menos de como deixar para trás o seu ego e começar uma luta real. Se você não tem nenhum objetivo claro sobre uma grande decisão de vida e se o seu ego é mais importante do que o sonho de fazer do Canadá o lar para os seus filhos, infelizmente, o Canadá não é o lugar para você.

  • Você tem medo de sair de sua zona de conforto

Eu conheci pessoas que vivem no Canadá por muito mais tempo que eu e que nunca participaram de um evento de networking profissional, eles nunca ouviram o nome de um único programa financiado pelo governo que oferece serviços gratuitos para imigrantes, e nem nunca escreveram para outro imigrante bem-sucedido pedindo orientação e aconselhamento, eles nem sequer têm um perfil no LinkedIn atualizado e ainda chamam seu currículo de CV.

Um imigrante tem que reavaliar seus pontos fortes e realizações em relação à sua nova realidade. É preciso sair de sua zona de conforto e fazer coisas que nunca pensou que precisaria fazer. Todo mundo fracassa nas primeiras tentativas. Lide com todos os seus fracassos assim que possível e comece logo a desfrutar das vantagens que te motivaram a imigrar.

Para mais informações, leia o artigo original (em inglês) mencionado neste post.

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Cinthia Ferreira Language Services

Por: Cinthia Ferreira Language Services

Professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online. [ email . website ]

Ver comentários

Classificados

LOOKING for experienced flat roofers and experienced labourers. Starting as soon as possible.

LOOKING for experienced flat roofers and experienced labourers. Starting as soon as possible. Please contact: 416 219 6242 [LER]

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

Quartos privativos e compartilhados para alugar na Lansdowne com Dupont

Veja nossos preços para fevereiro, março e abril de 2017! Vagas a partir C$575!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

ANUNCIE AQUI!