OiToronto

De volta às aulas

      643

As aulas estão vindo aí. De acordo com o Toronto District School Board, órgão responsável por administrar as escolas públicas, qualquer criança que more em Toronto é bem-vinda à escola e pode ser matriculada em qualquer época do ano. Saiba como funciona.

http://www.flickr.com/photos/travis_warren

http://www.flickr.com/photos/travis_warren

O próximo fim de semana representa o final das férias de verão. Com as aulas chegando, chega a hora de comprar material escolar, uniforme e cuidar do necessário para preparar os filhos para o ano letivo (de 2 de setembro de 2009 a 30 de junho de 2010). Mas, antes de mais nada, tem a matrícula.

Para todos

Todos os estudantes que residem em Toronto podem frequentar as escolas do Toronto District School Board, inclusive aqueles que estão em situação imigratória irregular. Aliás, toda informação a respeito do aluno é mantida confidencialmente.

Alunos intermediários

O primeiro passo para matricular seu filho (de 4 a 13 anos de idade) é descobrir qual é a escola da sua vizinhança. Para isso, basta você digitar o nome da rua em que mora nesta página, ou ligar para (416) 394-7526.

Em seguida é preciso levar os seguintes documentos, necessários para a matrícula:

  • Documento de identidade da(s) criança(s)
  • Comprovantes de endereço (por exemplo: conta de luz, telefone, ou extrato bancário)
  • Comprovante de guarda (caso a(s) criança(s) não more(m) com os pais);
  • Comprovante de cidadania canadense, cartão de residência permanente ou refugiado.

Para mais informações, visite o escritório de Admissão e Programas Internacionais, localizado no 5050 da Yonge Street (na Mel Lastman Square). Os telefones são (416) 395-8109 ou (416) 395-9618.

Alunos de nível secundário

Caso o seu filho tenha mais de 13 anos, vá primeiro a um Newcomer Reception Centre. Se você mora a leste da Yonge, vá ao Greenwood Reception Centre, 24 Mountjoy Avenue, fone (416) 393-0750. Se mora a oeste da Yonge, vá ao Bickford Centre, 777 Bloor St.West, fone (416) 393-1444. Para ambos os endereços é necessário marcar hora.

Os documentos necessários são:

  • Documento de identidade da(s) criança(s) (certidão de nascimento ou passaporte, e cartão de residência permanente);
  • Dois comprovantes de endereço (por exemplo: conta de luz, telefone, ou extrato bancário)
  • Cartão de vacinação (caso possua);
  • Documentos da escola anterior (boletins, comprovantes de matrícula, etc)
  • Certificado de batismo (para as escolas católicas).

Nesse centro, seu filho fará testes de inglês e matemática, para a definição de um plano de estudo para ele. Eles também vão avaliar os documentos acima e aí a criança será encaminhada a uma escola perto da sua casa, onde será feita a matrícula.

Para saber mais informações acesse o site do Toronto Distric School Board ou ligue para o (416) 395-8109 ou (416)395-9618.

Dicas

A página do canal de TV CP24 possui uma série de dicas sobre material escolar, transporte etc.

Por: Christian Pedersen

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto. [ email ]

Classificados

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

MELLOHAWK Logistics

A MELLOHAWK Logistics é uma empresa especializada no transporte de mudanças para o Brasil. Seja sua mudança grande ou pequena, dispomos de várias opções para diminuir seus custos. Assista ao vídeo. [LER]

ANUNCIE AQUI!