OiToronto

Uma constante lição de humildade

Maurício Marcondes por

Uma das primeiras coisas que notamos quando chegamos no Canadá é a imensa quantidade de pessoas de diferentes culturas que aqui convivem. Culturas estas aparentemente impossível de se mesclarem, mas que de uma maneira impressionante todos parecem achar seu lugar.

Confesso que demorei um tanto para entender o conceito por completo. E afinal entendi que isso é a verdadeira definição de acessibilidade. Pois independentemente de onde você trabalhe (seja lixeiro, faxineira, médico ou advogado) todos fazem compras nos mesmos supermercados, frequentam o mesmo shopping center e comem nos mesmos restaurantes. É óbvio que estes profissionais não ganham o mesmo salário, mas o acesso é livre à todos.

Existe um motivo para isso. Sendo um país composto de imigrantes, todos que aqui chegam são forçados (de alguma maneira) a provar seu valor. Começar tudo outra vez do marco zero.

Recomeçar muitas vezes quer dizer abandonar seu ego de profissional diplomado com carreira promissora no Brasil e ir descarregar caminhão em galpão logístico. Ou fazer sanduíches em restaurante fast food.

O sucesso não vem fácil nem rápido. Tem que ser batalhado, conquistado a cada dia e nunca sem ajuda.

Este processo faz com que os que já conquistaram seu espaço saibam reconhecer e respeitar aqueles que ainda estão “correndo atrás”.

Essa história não é só minha, mas também de vários amigos e amigas que aqui vivem. Alguns já bem sucedidos, outros (como eu) ainda no caminho. Todos com a certeza de que a recompensa vale a pena.

E a todos estes amigos que me ajudam e compartilham suas histórias comigo, agradeço do fundo do coração!

*Este texto foi inspirado no e-mail de uma leitora que me pediu uma “visão realista”, pois tudo que ela encontrava eram depoimentos “super-otimistas” e isso não lhe parecia possível.

..

foto: Bernhard Benke

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Maurício Marcondes

Por: Maurício Marcondes

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense. [ email . facebook . linkedin ]

Ver comentários

Classificados

Quartos privativos e compartilhados para alugar na Lansdowne com Dupont

Veja nossos preços para fevereiro, março e abril de 2017! Vagas a partir C$575!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

LOOKING for experienced flat roofers and experienced labourers. Starting as soon as possible.

LOOKING for experienced flat roofers and experienced labourers. Starting as soon as possible. Please contact: 416 219 6242 [LER]

ANUNCIE AQUI!