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Dicas de saúde para o outono

Juliana Nogueira por
- Post atualizado em: 26 out 2016

Já deu para ter um gostinho do outono esse ano, mas a estação aqui em Toronto ainda vai até dia 20 de dezembro. O outono nos dá a oportunidade de prepararmos nosso corpo e mente para o inverno gelado que está por vir. Veja dicas de como se manter saudável.

As diversas estações do ano são essenciais para os ciclos da natureza e também causam um impacto direto em nossas vidas. Esse impacto fica muito claro em países como o Canadá, onde as mudanças no nosso meio ambiente são tão demarcadas em cada estação. Elas influenciam o que vestimos, o que comemos, as nossas atividades e até o nosso humor.

Essas fases de transição da natureza são perfeitas para trazermos mudanças para as nossas próprias vidas. Elas nos convidam a reavaliar os nossos hábitos diários, desintoxicar o corpo e fazer planos para uma nova fase.

Seguem algumas dicas legais que podem ajudar bastante nessa estação:

  • Mantenha seu corpo aquecido

Na medicina tradicional indiana, a Ayurveda, o outono é a estação do dosha Vata (elemento ar). As características da estação são “seco” e “frio”. Durante esse período podemos balancear essas características dando preferência a comidas quentes e úmidas. Sopas, purês e ensopados são perfeitos.

Tente sempre que possível também usar ingredientes da estação. Pode abusar das abóboras, alho poró, couve de bruxelas, repolho, kale, couve etc.

A maioria das feiras de rua ainda estão rolando nessa época e estão recheadas de vegetais da estação frescos e no pico do seu valor nutritivo.

Além da dieta, outras maneiras de nos mantermos aquecidos são o banho de banheira, saunas, cobertores bem macios e quentinhos pela casa e vestir-se apropriadamente para a estacão.

O exercício físico também esquenta! O meu favorito é a “hot yoga” nessa época, mas vale também uma caminhada no parque, que além de aquecer também mantém o bom humor através do movimento, da beleza das folhas mudando de cor e da conexão com a natureza.

  • Mantenha se hidratado

A característica “seca” da estação também é bem notável, sentimos na pele a diferença. É muito importante nos mantermos bem hidratados. O meu jeito favorito de fazer isso no outono é tomar chás de ervas sem cafeína. Os chazinhos hidratam, são nutritivos, e de quebra mantém o corpo aquecido também.

Mantenha  a pele hidratada e protegida usando um bom hidratante para o corpo. Escolha produtos com ingredientes naturais e sem derivados de petróleo. Dê preferência a produtos orgânicos. A nossa pele é extremamente absorvente. Usar apenas produtos naturais e orgânicos no nosso corpo é tão importante quanto ingerir os mesmos.

  • Dê uma força para o seu sistema imunológico

Consuma bastante vegetais, cogumelos e fontes saudáveis de proteína como a carne magra, feijões e grãos integrais. Vegetais frescos são os melhores amigos do sistema imunológico, eles são extremamente ricos em vitaminas, minerais e fitonutrientes essenciais a nossa saúde. Tente consumir vegetais de cores bem variadas.

Já o açúcar e as farinhas processadas são os inimigos e tendem a baixar a nossa imunidade.

Mais uma vez abuse dos chás sem cafeína, muitos deles são excelentes para o sistema imunológico, como o gengibre, orégano, cúrcuma e calêndula. Em geral todos os chás de ervas são nutritivos e benéficos de alguma maneira. Se quiser adoçar o chá use o mel cru (não pasteurizado) que também dá aquele “up” na imunidade.

Fazer um mini detox nessa época do ano é uma boa pedida para dar uma força não só às nossas defesas mas também ao fígado e ao aparelho digestivo.

Um detox simples: consumir por uma semana 50% da sua dieta em vegetais e o resto em feijões e grãos integrais. Nada de açúcar, farinhas ou comidas processadas. Pode também usar com moderação óleos vegetais de alta qualidade para cozinhar e temperar saladas.

  • Olhe para dentro

O outono sugere um momento introspectivo. Estamos preparando o nosso corpo e mente para o inverno que é uma estação mais reclusa, na qual temos a tendência de passar mais tempo em casa e com nós mesmos.

Essa é uma ótima chance para diminuir o ritmo, refletir sobre a nossa vida e planejar mudanças.

A prática da meditação ou de escrever um diário ajuda muito a trazer mudanças positivas e uma transição mais harmoniosa.


Foto: Marcela Boechat

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Juliana Nogueira

Por: Juliana Nogueira

Juliana mora no Canadá desde 2001 e se formou em Nutrição Holística em 2015. Tendo passado por problemas de saúde crônicos, ela se cansou dos tratamentos convencionais e encontrou a cura no uso de suplementos naturais e em um estilo de vida saudável. Hoje ela usa sua experiência pessoal em conjunto com o conhecimento que adquiriu na faculdade de nutrição para tratar seus pacientes. Apaixonada por Toronto, Juliana adora explorar as cores, sons e sabores dessa cidade rica em culturas do mundo todo. Em suas horas vagas você pode encontrá-la passeando de bike por aí, relaxando no parque, fazendo artesanatos, cozinhando quitutes saudáveis ou tocando maracatu. Para dicas saudáveis, receitas e inspiração siga o seu Instagram ou Facebook. [ email . facebook . instagram ]

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