OiToronto

Um em cada cinco adolescentes canadenses já pensou em suicídio

Pablo Marcelo por

Os números são alarmantes e preocupantes. Reais, infelizmente. Muitos chegam a concretizar o ato, para tristeza de familiares e amigos. As causas são diversas, porém as motivações têm sido levantadas pela organização Kids Help Phone, visando diminuí-las. E a ajuda de todos é fundamental nesta hora.

Foram entrevistados cerca de 1.300 adolescentes entre 13 e 18 anos sobre o tema. 22% revelou ter pensado em tirar a própria vida no último ano, sendo que metade deles tinha inclusive um plano para isso. “Temos que conversar sobre o assunto e buscar soluções para prevenir uma realidade trágica como esta”, disse Alisa Simon, vice-presidente da Kids Help Phone.

E os números ainda revelam que as meninas tendem mais ao suicídio – 67% contra 33% entre os meninos. Sendo que metade deles não chegam a falar com ninguém sobre suas intenções. Os motivos geralmente estão relacionados à violência doméstica ou escolar, autoimagem e dependência química, além do fator “volta às aulas” e todo o estresse envolvido nisto.

A internet tem se mostrado uma faca de dois gumes: pode funcionar tanto para o bem quanto para o mal. Muitos destes adolescentes procuram se informar sobre o assunto na web e acabam se conectando com outros que têm a mesma tendência que eles. O lado positivo é que, muitas vezes, encontram ajuda justamente nos momentos mais tensos, difíceis e decisivos. É aí que estas organizações querem atacar, ou pelo menos começar: entender o comportamento deles e criar um diálogo amigo. Muitas vezes isto basta.

Estudos revelam que a mídia deve silenciar sobre casos efetivos de suicídio, evitando uma reação em cadeia. Mas, eles têm acontecido. Para ajudar estancar esses números, divulguem o Kids Help Phone (1-800-668-6868), conversem com o conselho da escola de seus filhos para levar o KHP para falar sobre o assunto ou até mesmo voluntarie por lá. Às vezes, uma pequena atitude pode mudar o rumo de uma vida.

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Pablo Marcelo

Por: Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014). [ email . twitter . linkedin ]

Ver comentários

Classificados

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

ANUNCIE AQUI!