OiToronto

O seu perfil nas redes sociais -ou a falta dele- pode impactar a busca por emprego

Cinthia Ferreira Language Services por
- Post atualizado em: 4 set 2016

As redes sociais têm se tornado cada vez mais importantes na geração de networking quando o objetivo é se conectar a potenciais empregadores e promover habilidades. No entanto, apenas uma pequena porcentagem de candidatos a emprego tem um perfil no LinkedIn, e aqueles que possuem contas no Facebook ou Twitter dizem que só os utilizam para manter contato com a família e amigos. Além disso, pouquíssimas pessoas utilizam blogs como uma ferramenta para construir sua reputação ou conseguir um emprego.

As pessoas podem optar por participar –ou não– de cada site de mídia social de diferentes maneiras. Alguns querem manter o trabalho separado da vida pessoal, outros querem manter a privacidade total, e ainda existem aqueles que consideram as redes sociais uma ferramenta valiosa para manter contato, compartilhar informações e transmitir suas ideias e habilidades.

Seja qual for a sua preferência, o uso das redes sociais –ou a falta de uso– pode causar um impacto na sua vida profissional. De acordo com uma pesquisa de 2012 realizada pela Eurocom Worldwide, quase um em cada cinco executivos da indústria de tecnologia afirmou que o perfil de um candidato nas redes sociais já fez com que a pessoa não fosse contratada. Algumas pesquisas anteriores feitas pela Eurocom apontaram que quase 40% dos entrevistadores admitem analisar os perfis de candidatos a vagas de emprego em mídias sociais.

Sendo assim, o que você anda divulgando por aí através dos meios de comunicação é visto pelos empregadores como a primeira impressão sobre você.

A mídia social para impressionar

Se você não está muito presente nas redes sociais –ou nem tem um perfil online ainda– deveria criar pelo menos uma conta no LinkedIn, considerado uma das mais importantes redes profissionais online. Ele permite que você divulgue o seu negócio, suas habilidades, projetos, formação acadêmica, experiência profissional e trabalho voluntário. Certifique-se de inserir uma foto atualizada e profissional, um perfil resumido e sucinto, informações atuais de trabalho, histórico profissional, formação acadêmica, premiações e até mesmo depoimentos.

Se você já estiver em redes sociais como Facebook e Twitter, aqui estão algumas outras considerações importantes. Se, como a maioria das pessoas, você usa o Facebook principalmente para manter contato com a família e amigos, cuidado com o que você posta se a lista dos seus amigos inclui contatos profissionais. Nada de postar assuntos controversos ou muito pessoais! E lembre-se de checar suas configurações de segurança se você não quiser que suas mensagens fiquem visíveis para todos.

No Twitter qualquer um pode “seguir” você, então tenha muito cuidado com o que você compartilha e diz. Portanto, se você souber usá-lo com sabedoria, pode ser uma ferramenta muito eficaz para compartilhar o seu conhecimento, construir sua reputação e se conectar com empresas e outros profissionais.

O mesmo vale para o YouTube e Instagram se você tem habilidades em fotografia ou vídeo, e blogs como WordPress e Blogger.

Lembre-se de que qualquer informação que você postar tem o potencial de ser lida, compartilhada e avaliada por futuros empregadores! Então, escolha suas palavras, imagens e vídeos cuidadosamente!

Fonte: Canadian Immigrant

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Cinthia Ferreira Language Services

Por: Cinthia Ferreira Language Services

Professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online. [ email . website ]

Ver comentários

Classificados

Quartos privativos e compartilhados para alugar na Lansdowne com Dupont

Veja nossos preços para fevereiro, março e abril de 2017! Vagas a partir C$575!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

ANUNCIE AQUI!