OiToronto

Quando estudar no Canadá é um projeto para toda a família

Luiz Gustavo Almeida por

Foto: Gustavo Toledo

O perfil do estudante que vem para o Canadá tem mudado. Até bem pouco tempo atrás, considerando os pré-requisitos do antigo sistema de imigração, quem buscava ser aceito numa instituição de ensino canadense eram pessoas que queriam aprimorar seus conhecimentos em outro idioma (inglês ou francês) ou jovens profissionais em busca de especialização em determinada área.

Porém, esse perfil está sofrendo mudanças não somente devido ao Express Entry, programa de seleção de candidatos à imigração implementado em 2015, que tem um novo sistema de pontuação para aprovação da residência permanente, mas também diante da crise político-econômica enfrentada pelo Brasil. Com a crise, muitas famílias e profissionais brasileiros com carreiras consolidadas passaram a ver o Canadá como um excelente lugar para recomeçar, buscar mais qualidade de vida e oferecer melhores oportunidades para os filhos.

O caminho escolhido por essas famílias? Fazer um curso de nível universitário ou de especialização (college) no Canadá. Além da realização de um curso de longa duração oferecer a possibilidade do cônjuge (spouse) poder trabalhar em período integral, se o programa for bem escolhido e concluído com sucesso, garantirá ao formando a oportunidade de estender a estadia no país com uma permissão de trabalho aberta (open work permit). Este planejamento cuidadoso somado àquela vontade incrível de fazer dar certo são passos assertivos em um caminho vitorioso para aqueles que desejam estabelecer residência fixa no país.

Se você se identifica com esse perfil, ou seja, tem vontade de mudar para o Canadá com a sua família e já tem formação universitária e uma carreira consolidada, confira as dicas que o consultor Luiz Gustavo Almeida*, da Loonie Canada, tem para você.

  • [#1] Trate este projeto familiar com seriedade e profissionalismo

Pense nessa decisão como um projeto de vida. É um projeto complexo, de longa duração, cheio de detalhes importantes, que exige investimento emocional e financeiro. Pode parecer impossível, mas se for bem planejado é perfeitamente passível de ser implementado. E vai ser um sucesso.

  • [#2] Seja cuidadoso na hora de escolher o seu curso

Considere o quanto ele será relevante para a sua carreira, se a instituição de ensino tem credibilidade, qual a cidade da instituição e quais serão os possíveis caminhos profissionais depois de formado. O sistema de ensino universitário no Canadá exige muito do aluno, então, só assistir às aulas não será suficiente para “passar de ano”. É preciso estudar bastante fora da escola também, os testes e provas são constantes, assim como os trabalhos em grupo. Não basta que a instituição de ensino seja designada pelo governo para conseguir a permissão de estudos. Depois, você precisará realmente ter empatia e estar conectado com ela, serão longos meses vivendo intensamente esta rotina. O quanto mais cuidadoso você for, mais tempo de qualidade terá para aproveitar essa experiência incrível.

  • [#3] Tenha planos alternativos para o cônjuge

Lembre-se que este é um projeto coletivo. Quem estuda vai estar bastante focado no curso e o cônjuge terá que ter bastante iniciativa para conseguir se inserir na comunidade e para procurar um novo emprego. Informações sobre redes de suporte ao recém-chegado, grupos de “possíveis novos amigos” e um plano sólido para ingressar no mercado de trabalho são fatores chave de sucesso. Se o seu parceiro ou parceira estiver bem integrado, as chances de adaptação e de construir um bom networking só aumentam. A cada desafio vencido, vocês verão uma conquista a ser celebrada.

  • [#4] Seus filhos vão se adaptar mais rápido do que você imagina

Crianças são resilientes, se ajustam rapidamente, aprendem o idioma brincando e simplesmente amam morar em um lugar sem problemas como violência e trânsito. Talvez os adolescentes exijam um pouco mais, mas adolescentes seriam adolescentes em qualquer lugar do mundo, não é? Um cuidado essencial é escolher bem o lugar em que vão morar: é o seu endereço que vai garantir acesso a boas escolas e vizinhos mais bacanas.

  • [#5] Construa uma estratégia consistente para entrar no mercado de trabalho

Não existe formula mágica. O quanto antes você e seu cônjuge entenderem como funciona o mercado de trabalho canadense, mais rápido vocês conseguirão se recolocar. Tentem chegar aqui não pensando em como vocês construíram sua carreira no Brasil, mas sim com uma nova mentalidade de quem vai recomeçar a carreira aqui. Isso envolve: entender como redigir um currículo, saber como se apresentar, saber o que o mercado corporativo valoriza e construir uma rede de relacionamentos eficaz.

Como dizem por aí: durma com ideias e acorde com atitudes. Além de ser possível, vai ser incrível.

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Luiz Gustavo Almeida

Por: Luiz Gustavo Almeida

Luiz Gustavo Almeida é sócio da Loonie Canada, uma empresa canadense que nasceu do desejo de criar uma rede de suporte e atendimento que não ficasse limitado às necessidades burocráticas e logísticas dos clientes. A Loonie Canada trata de cada intercâmbio, viagem, expatriação ou processo de imigração, como grandes projetos de vida que devem ser gerenciados com seriedade e profissionalismo. Visite o website para saber mais sobre a Loonie. [ email . website ]

Ver comentários

Classificados

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

Quartos privativos e compartilhados para alugar na Lansdowne com Dupont

Veja nossos preços para fevereiro, março e abril de 2017! Vagas a partir C$575!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

ANUNCIE AQUI!