OiToronto

Nomes de ruas de Toronto que todo brasileiro deveria conhecer

Pablo Marcelo por

Nomes de ruas merecem um capítulo à parte na história da civilização moderna. Toda cidade, em todo mundo, tem aquela rua com um nome peculiar. Toronto não é diferente. Mas, e quando você brasileiro, falante da língua portuguesa, leva esses nomes ao pé da letra? Como dizer para seus amigos e parentes que você mora na rua do Samba no Canadá? Enfim, separamos 18 nomes de ruas de Toronto que podem causar um certo estranhamento (ou não) para nós brasileiros.

Sim, aqui tem a Rua do Marido. Você, minha senhora, que preza pelo seu casamento com o senhor seu marido, pode residir na rua do seu marido. Única e só dele, como a senhora.

Nada melhor do que morar na Rua do Amor Crescente. Nada de brigas de vizinhos, nada de raiva se alguém parar na frente da sua garagem ou jogar o lixo no seu jardim. É só amor, e sempre crescente.

A tão famosa Avenida Augusta não é exclusiva de São Paulo. Toronto também tem a sua Avenida Augusta, não com o glamour paulistano, nem o calor de lá. Mas, você pode dizer que mora na Avenida Augusta canadense.

Falando na cidade de São Paulo, por mais incrível que possa parecer, Toronto tem uma rua de corintianos. Acredito que palmeirenses evitem a região. E deve-se ressaltar que o índice de violência por lá é considerado normal, por enquanto.

Seria um tanto constrangedor passar este endereço para sua octogenária avó no Brasil, talvez fosse até um motivo para desistir (ou não) da viagem. Porém, pare e reflita linguisticamente no nome dessa avenida: O Campo dos…. Cuidado.

Na minha época, ou talvez até na sua, algumas casas tinha vermelhão nos pisos. Porém, morar na Avenida Vermelhão de Toronto é outro nível de conversa.

Nada de vielas e becos, aqui tem as Avenidinhas e Ruazinhas.

De boa, não moraria nessa rua. Nem me passa pela cabeça morar na Rua do Coiso Ruim, do Capiroto, do Cabeça Virada, do Chifrudo, do Cramunhão, do Tinhoso, do Tranca Rua, nem que seja em Toronto.

Falando no pai da mentira, aqui tem a rua dos mentirosos: a Minto Street. Pra você, adepto da lorota, é uma boa opção para morar. O reduto dos pescadores.

Tão constrangedora quanto à Avenida dos Cocks, é a Pinto Drive. Nem sei o que dizer a respeito deste logradouro de nome tão fálico, só posso afirmar que se trata de uma rua não tão grande e levemente torta.

Uma rua dessas, especificamente no Canadá e no inverno, é sinal de perigo: a Rua Bola de Neve Crescente. É torcer para não morar no fim da rua e que ela não seja muito inclinada, porque nevar vai nevar, com certeza!

A Rua Estranha. Nem todo mundo que mora na Rua Estranha é estranho. Mas, que é estranho morar na Rua Estranha, é estranho.

A rua das festas, das bagunças, das baladas, das raves, dos putz-putz, enfim: a Rua da Zorra. Lembre-se, só o nome que remete, ela não é assim não.

Como não ter a rua Toronto em Toronto? “Onde você mora?”, “Na Toronto, em Toronto”. Uma verdadeira redundância urbana.

Isso aqui também é um pouquinho do Brasil: do abraço, dos dois beijinhos no rosto, do churrasco, do molejo da nossa música, da pró-atividade, da simpatia, do sorriso fácil e do jeitinho de brincar com a língua inglesa – nem que seja traduzindo nomes de ruas. Merecemos uma rua, sem falar na rua do Rua do Samba.

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Pablo Marcelo

Por: Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014). [ email . twitter . linkedin ]

Ver comentários

Classificados

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

Quartos privativos e compartilhados para alugar na Lansdowne com Dupont

Veja nossos preços para fevereiro, março e abril de 2017! Vagas a partir C$575!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

ANUNCIE AQUI!