OiToronto

Como trabalhar na área da saúde no Canadá

por
- Post atualizado em: 6 May 2014

Muitos médicos, enfermeiros e outros profissionais formados no estrangeiro sentem-se frustrados quando chegam pela primeira vez no Canadá e descobrem que não podem trabalhar em suas profissões imediatamente. Como imigrante, eu sei que se instalar em um novo país pode ser difícil, e o caminho para alcançar a satisfação na carreira é ainda mais complicado.

Trabalhando na área da saúde no Canadá

A maioria das profissões de saúde no Canadá são regulamentadas, o que significa que qualquer pessoa que queira trabalhar como enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico ou médico no Canadá, tem de obter uma licença para exercer a profissão. A falta da licença geralmente se traduz em falta de emprego. Mas adquirir uma licença pode ser um longo e tedioso processo.

O primeiro passo para os novos imigrantes é entrar em contato com o órgão regulador da sua profissão em sua província, a fim de buscar as seguintes informações sobre o processo de candidatura:

  • avaliação das qualificações
  •  requisitos de idioma
  •  programas de transição (bridging programs)
  •  requerimentos para o aperfeiçoamento das habilidades
  •  testes exigidos
  •  tempo de processamento para aplicações

Infelizmente, você percebe que a licença pode levar até vários anos para ser obtida, mas você precisa começar a trabalhar agora. O que você faz?

Curto Prazo

Enquanto você está trabalhando para conseguir a sua licença, você pode considerar a possibilidade de fazer um curso de curta duração, o que poderia te permitir encontrar um emprego na área de saúde de forma mais rápida.

Pense em suas habilidades transferíveis. Por exemplo, se você tem experiência profissional como enfermeira, considere fazer um curso de formação de curta duração como um auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde, assistente de laboratório ou assistente de consultório médico. Desta forma, você ainda seria capaz de trabalhar na área de saúde e ganhar uma experiência valiosa enquanto trabalha em direção a sua meta de longo prazo.

Expanda seus horizontes

Além disso, considere procurar oportunidades em outras cidades ou províncias. Algumas províncias têm exigências mais brandas para a obtenção da licença do que outras, e oferecem pacotes excelentes de mudança, incentivos, bônus de assinatura de contrato e grandes oportunidades de emprego. Por exemplo, o Manitoba’s Nurses Recruitment and Retention Fund oferece aos enfermeiros até $8,000 para compensar os custos associados com a mudança para Manitoba.

Invista em seu aperfeiçoamento profissional

Onde quer que você escolha morar, invista no aperfeiçoamento da sua profissão enquanto trabalha para conseguir a sua licença. Leia revistas atuais e publicações de saúde para mantê-lo atualizado em sua área.

Pesquise e faça parte de associações profissionais relevantes a fim de obter informações privilegiadas sobre eventos, seminários, cursos, etc. Desta forma, você pode melhorar o seu conhecimento profissional, bem como familiarizar-se com os padrões canadenses.

Forme ou participe de grupos de estudo para a prática de diversos testes que você possivelmente terá que fazer, como parte dos requerimentos da licença.

Descubra oportunidades de voluntariado na área de saúde para se envolver com a comunidade e ganhar experiência de trabalho.

O aperfeiçoamento professional é importante também para aumentar a sua compreensão de hábitos culturalmente esperados no sistema de saúde canadense. Trabalhe duro para orientar-se em relação a estilos de comunicação canadenses no local de trabalho.

Seja competitivo

Lembre-se, o empregador vê centenas de aplicações e currículos para um anúncio de emprego. Pergunte a si mesmo: “Quem são os meus concorrentes para este trabalho?”

Provavelmente, você está competindo com candidatos que nasceram e foram criados no Canadá, têm educação canadense, experiência canadense e um excelente entendimento do idioma inglês. Para ser competitivo, você vai ter que trabalhar bastante para receber sua licença, aperfeiçoando seu domínio do inglês, suas habilidades de comunicação e se desenvolvendo profissionalmente.

Afshan Basaria é um praticante de desenvolvimento de carreira com o programa Skills Connect for Immigrants em B.C.


foto: DIAC Images

Por: Loretta Murphy Translations

Mestre em Estudos de Tradução, Loretta Murphy é tradutora juramentada no Canadá, com 15 anos de experiência na área. Ela é canadense e viveu no Brasil por mais de 6 anos, além de ter vivido também no México e no Japão. Entre os serviços que presta estão as traduções certificadas do Português para o Inglês e do Espanhol para o Inglês de todos os tipos de documentos, inclusive: Certidões de Antecedentes Criminais, Títulos e Certificados Acadêmicos, Históricos Escolares, Documentos Legais e Médicos, Carteiras de Motorista, Certidões de Nascimento, Certidões de Óbito, Certidões de Casamento e Certidões de Divórcio. [ email . website ]

  1. Cristiano disse:

    · Responder

    Olá boa tarde. Sou técnico de enfermagem a 9 anos, tem experiência em psiquiatria e atualmente trabalho em Uti, gostaria de saber se tem técnico de enfermagem no Canada, começo a faculdade ano q vem

  2. Márcia Maria Costa Sodre de Freitas disse:

    · Responder

    Boa noite!
    Sou enfermeira formada pala Universidade Estadual de Maringá no Paraná, há 30 anos. Trabalhei em hospital durante os 4 primeiros anos de formada, depois iniciei trabalho no serviço público, onde estou há 26 anos, ocupo cargo de chefia em uma unidade desatenção primária a saúde, mas já trabalhei como diretora de assistência a saúde em nível municipal, por 3?anos e no nível regional, 15 municípios por 2 anos.
    Tenho especialização em saúde coletiva, e vários outros pequenos cursos na área.
    Trabalho com o Programa Saude da Família há pelo menos 15 anos, e sei que este e o forte no Canada. Eu também trabalharia como cuidadora de idosos área que domino muito.
    Como você acha que deveria encaminhar minha solicitação?
    Tenho 51 anos, sou casada e tenho 2 filhos, de 18 e 8 anos.

  3. andreia_lima22@hotmail.com disse:

    · Responder

    Olá, gostaria de saber quanto ganha uma enfermeira em Toronto, e se é permitido levar a família junto. Aguardando sua resposta!
    Abraço fica com Deus!

  4. maria lopes disse:

    · Responder

    oiiii bom dia gostria de obter informacoes como faco para trabalhar no canada como tecnica de enfermagem estou no 2 ano de facudade de enfermagem mais ja trabalho a 8 como tecnica de enfermagem desde ja agradeço .

  5. Wanderley conde salomão disse:

    · Responder

    Sou Fisioterapeuta e gostaria de realizar algum curso no canada.

  6. ANA MARIA T FONTANELLA disse:

    · Responder

    SOU ENFERMEIRA, GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR NO CANADA

  7. Gostaria de saber se no Canadá contratam técnicos de Enfermagem

  8. KELLEN S.M disse:

    · Responder

    Olá, adorei as suas dicas…muito bom mesmo…
    Sou enfermeira, e estou cogitando ir para o Canadá, meu inglês é básico. Quero ficar um ano estudando e trabalhando.A principio ficarei em Toronto. Li que você indica fazer curso de curta duração para se manter.Para tentar fazer a validação da minha profissão.Em media qual é o valor do salário?

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Leia também

Cursos de Extensão ajudam a conseguir um bom emprego
York University possui parcerias com mais de 150 países, inclusive o Brasil
As 10 qualidades que empregadores canadenses mais procuram nos candidatos