OiToronto

Rio 40 Graus

por
- Post atualizado em: 13 jun 2013

Com uma grande variedade de pratos típicos da gastronomia brasileira e uma clientela assídua, o restaurante Rio 40o vira o “queridinho” dos brasileiros que moram e visitam Toronto.

É difícil encontrar um brasileiro que more em Toronto e não conheça o Rio 40o, situado no Corso Italia. A popularidade do local chamou a atenção da mídia canadense, que diversas vezes já se referiu ao estabelecimento como “um dos melhores lugares para experimentar a culinária brasileira”.

O sucesso do restaurante não é por um acaso. É bem provável que aqueles que já experimentaram a picanha suculenta, servida com o tradicional arroz, feijão, farofa, molho vinagrete e batata frita, voltem diversas vezes ao local. Também merecem destaque outras delícias, como o estrogonofe de frango, moqueca de peixe e camarão, o frango com catupiry e o frango à milanesa. Isso sem contar a muito bem temperada feijoada que é servida aos sábados e as deliciosas sobremesas, como o clássico pudim de leite, brigadeirão e pavê de coco.

A novidade no cardápio é a espetada, composta por picanha, linguiça e camarão. O prato rapidamente se tornou um sucesso de vendas no restaurante, que abriu suas portas pela primeira vez em agosto de 2004. Por trás dos oito anos de sucesso do estabelecimento tem o trabalho de excelentes chefs de cozinha, simpáticas garçonetes (todas fluentes em inglês e português), e principalmente o empenho da sua proprietária, a carioca Janaína Duarte.

No local onde hoje está situado o Rio 40o funcionava antes um restaurante italiano, onde Janaína trabalhava como garçonete. Quando o proprietário anunciou a venda do estabelecimento, ela sugeriu a alguns amigos que comprassem o local, mas eles não se interessaram. Janaína então teve a ideia de adquirir o restaurante junto com um colega.

“Eu tenho paixão pelo que eu faço. Quando abri Rio 40o não pensava somente na questão financeira, mas principalmente em ter um lugar em que me sentisse bem e que me desse a chance de fazer algo que eu gosto muito”, explica Janaína. “Pensamos em todos os detalhes. O cardápio original fui eu mesma que elaborei, e agora está sendo incrementado com alguns pratos sugeridos por um chef recém-contratado”.

Metade dos clientes do Rio 40o são brasileiros, incluindo diversos estudantes que se reúnem no local para matar saudades da comida do Brasil, comemorar aniversário ou simplesmente se reunir com amigos para uma conversa descontraída. Geralmente nos meses de março a abril e outubro a novembro, o restaurante oferece rodízio de pizzas e bufê de massas e saladas. Nessa época, é recomendável fazer reserva com antecedência.

O Rio 40o tem casa lotada praticamente todos os finais de semana, mas é durante a copa do mundo que o local vira uma das grandes atrações da cidade para os fanáticos por futebol. Durante os jogos, algumas emissoras de televisão de Toronto fazem entradas ao vivo diretamente do restaurante, mostrando a alegria dos brasileiros (e outras nacionalidades) que se reúnem no local.

Informações adicionais

  • Nome: Restaurante Rio 40o
  • Endereço: 1256 St. Clair Avenue West
  • Telefone: (416) 654-6363
  • Preço médio por pessoa: C$25
  • Horários e dias de funcionamento: De domingo a quinta-feira das 11:30am até as 10pm. Sexta-feira e sábado, das 11:30 até às 11pm
  • Formas de pagamento: Cash, Mastecard, Visa, Débito
  • Como chegar: Descer na estação da Dufferin. Pegar o ônibus 29D Dufferin (sentido Norte) e descer na St Clair.

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Por: Marcio Rollemberg

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiToronto, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades. [ email ]

Ver comentários

Classificados

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

Quartos privativos e compartilhados para alugar na Lansdowne com Dupont

Veja nossos preços para fevereiro, março e abril de 2017! Vagas a partir C$575!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

ANUNCIE AQUI!