OiToronto

Temperatura em Toronto aumenta a cada ano

por

Se há uma pergunta que não sai da cabeça de muita gente é o que vai acontecer com o clima da cidade no próximo século. Turistas e estudantes, a fim de se programarem para suas viagens, saem em busca de uma resposta. Afinal, qual a temperatura em Toronto? Embora a redução das matas e emissão dos gases tóxicos sejam prejudiciais ao planeta, não se sabe ao certo até que ponto isso modifica o regime climático e influencia na temperatura do Canadá. Seria o aumento do calor um fator momentâneo ou o início de uma transformação geral?

Altas temperaturas e muita umidade. Assim têm sido os dias da estação mais quente do ano no Canadá. Julho mal começou e os termômetros já atingiram 37oC, como aconteceu ontem (17/07) em Toronto. Os meteorologistas acreditam que esse verão será um dos mais rigorosos de todos os tempos no país.

Não é difícil encontrar alguém que associe o Canadá ao frio intenso. Essa característica é tão marcante que o estereótipo do canadense é de alguém que mora em um iglu e passa o tempo inteiro com touca na cabeça, luvas e botas para neve. No entanto, a realidade é que em cidades como Toronto as estações do ano são geralmente bem definidas.

O Lago Ontário oferece uma grande vantagem para o clima de Toronto, sendo ele um dos responsáveis por fazer com que a temperatura da cidade seja uma das mais agradáveis do Canadá. Segundo dados fornecidos pelo Environment Canada (órgão do governo canadense responsável pela meteorologia), a média calculada em um período de quase 30 anos (de 1971 a 2000) para janeiro (considerado o mês mais frio) é de -4,2oC. Já para julho (considerado o mês mais quente), é de 22,2oC.

Porém, o clima está cada vez mais quente. Houve um aumento de 2,5oC nas temperaturas médias de inverno desde 1950. Foi o que mostrou uma pesquisa feita pelas universidades McGill e Concordia em Montreal e divulgada em março desse ano. Segundo o estudo, o hóquei praticado ao ar livre (o esporte mais popular do Canadá) pode estar com os dias contados. O motivo é que as temperaturas mais elevadas durante o inverno devem impedir que os lagos congelem completamente, comprometendo a patinação no gelo.

O último inverno em Toronto foi, segundo os climatologistas, um dos mais quentes de todos os tempos e com a menor quantidade de neve desde 1937. De novembro até março desse ano a média da temperatura ficou em torno de 2,2oC. Geralmente os termômetros marcam -2,4oC nesse período (uma diferença de 4,6 graus). Na metade de março chegou a fazer 22oC, quando o esperado seria 6oC.

A temperatura continuou subindo com a chegada da primavera e do verão. Desde o início do ano até o fechamento desse post, o Departamento de Saúde Pública de Toronto emitiu oito alertas de calor extremo, sendo três deles somente em julho. Com a umidade de ar, a sensação térmica na cidade chegou ontem a 44oC. Em tempos de muito calor, o município aconselha seus moradores a frequentarem espaços com ar-condicionado como bibliotecas e centros comunitários.

Com a mudança climática do planeta, fica difícil fazer uma estimativa da temperatura em Toronto nas próximas estações, mas é possível se basear em anos anteriores. OiToronto indica a média das temperaturas do ano (incluindo a máxima e a mínima), fornecidas pelo Environment Canada.

Temperatura em Toronto

Fonte: Environment Canada

foto: stevenharris

Por: Marcio Rollemberg

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiToronto, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades. [ email ]

  1. Lívia disse:

    · Responder

    Olá Márcio,
    Estou pretendendo fazer um intercâmbio 12 semanas estudandos e 12 semanas trabalhando em Toronto em julho de 2013. Porém em conversa com um conhecido que voltou agora em julho, ele me disse que é bem mais dificil conseguir emprego nas épocas mais frias, isso é verdade?
    Acha que compensa eu ir em janeiro de 2014?

    Aguardo retorno.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Leia também

Lâmpadas ecológicas "de grátis"
Toronto precisa reduzir consumo de energia em 80%
Produtos adidas com 50% de desconto