OiToronto

Yonge e Bloor: O cruzamento mais famoso de Downtown

por
- Post atualizado em: 3 jul 2012

O cruzamento da Yonge Street com a Bloor é provavelmente o mais popular de Toronto. Difícil encontrar alguém que nunca tenha passado pela área, considerada o centro de downtown, onde lojas, restaurantes, bares, supermercados, teatro e cinemas atraem uma grande multidão.

Ao mesmo tempo em que as duas avenidas são extremamente conhecidas e importantes para a cidade, elas possuem características opostas uma da outra. A gigante Yonge, considerada uma das maiores ruas do mundo, possui uma série de estabelecimentos que oferecem produtos a preços acessíveis, enquanto a Bloor Street é famosa por ser o endereço de algumas das lojas mais caras de Toronto.

É na área que se encontra a estação de metrô mais movimentada do Canadá, a Yonge/Bloor Station, que serve de ponto de conexão para mais de 400 mil pessoas que circulam diariamente. Ao sair da estação, o usuário tem acesso direto ao Path (a cidade subterrânea de Toronto) e a um grande número de lojas e restaurantes.

Algumas das escolas de inglês como segunda língua mais conhecidas de Toronto estão situadas nessa parte da cidade, entre elas a ILAC e a Centre Linguista. É também o endereço da Toronto Reference Library, a maior biblioteca pública do Canadá, com mais um milhão de volumes, cinco andares e uma área de quase 39 mil metros quadrados. O local é ponto de encontro de estudantes de intercâmbio no país e oferece uma série de palestras e cursos, vários deles gratuitos.

Grandes marcas e lojas de departamento

É praticamente impossível passar pela Yonge e Bloor e não perceber a The Bay, a principal loja de departamentos da Hudson’s Bay Company (HBC), a mais antiga companhia comercial do Canadá. Nela, o consumidor encontra uma série de perfumes, cosméticos, roupas e artigos para casa com preços bastantes variados. É possível achar desde marcas pouco conhecidas até as mais famosas como Calvin Klein e Hugo Boss.

Apesar da The Bay possuir quase 100 lojas em diversas cidades do país, a que está situada nessa área de Toronto se destaca por funcionar no Hudson’s Bay Centre, um prédio de 135 metros de altura que carrega o letreiro da The Bay no seu topo. Além dela, outros estabelecimentos operam no edifício, como o RBC Royal Bank, Marriot Hotel, além de alguns apartamentos residenciais.

A Holt Renfrew, uma loja parecida com a The Bay, mas muito mais cara e sofisticada, também fica próxima do cruzamento da Yonge com a Bloor. A loja é a preferida de diversas celebridades de Hollywood e oferece marcas como Dolce & Gabanna, Gucci, Armani e Prada. A cafeteria da loja, a Holt’s Café, é conhecida por reunir diversos endinheirados de Toronto e servir pratos feitos com ingredientes importados de Paris.

Um outro prédio que merece destaque é o Manulife Centre, com 51 andares, livraria, diversos restaurantes e apartamentos residenciais de luxo. O Cineplex Varsity, um dos melhores cinemas de Toronto, está situado no segundo andar desse edifício.

Ponto de partida de paradas culturais e festivais artísticos

A popularidade do cruzamento da Yonge com a Bloor o transformou no ponto de partida para várias paradas de Toronto. A mais famosa delas é a Gay Parade, que reuniu cerca de 13 mil pessoas no ano passado, fazendo com que se tornasse a maior parada gay da América do Norte.

Alguns festivais, como o Nuit Blanche (de arte contemporânea) também fazem parte do cotidiano da Yonge e Bloor. Perto do cruzamento, fica o Panasonic Theatre, um teatro com capacidade para cerca de 700 pessoas que apresenta diversas peças e musicais durante o ano inteiro.

O OiToronto fez uma seleção do que o cruzamento mais querido da cidade tem de melhor para oferecer aos seus visitantes.

Onde Comer

  • Big Smoke Burger (830 Yonge St.)- É fácil encontrar hamburguer no cardápio da maioria dos restaurantes de Toronto, mas o do Big Smoke Burger merece destaque. O lugar tinha antes o nome Craft Burger, mas a qualidade de seus produtos continua a mesma. Os milkshakes também merecem destaque.

  • Falafel House (760 Yonge Street)- Se você é fã de falafel, shawarma e comidas do Oriente Médio, precisa conhecer esse local. Além de ser barato, é considerado por muitos um dos melhores de Toronto, principalmente o falafel.
  • Korean Grill House (754 Yonge Street )- Essa churrascaria coreana é bastante interessante. O cliente é quem cozinha a comida, em uma espécie de fogão instalado no meio da mesa. Pagando uma taxa fixa (e barata) é possível comer quantas vezes quiser. O cardápio inclui carne, frango, porco, peixe. É uma boa opção para ir com os amigos.
  • Scaccia Restaurant (55 Bloor Street West)- Esse restaurante funciona dentro do Manulife Centre e oferece boa massa. É ideal para quem quer uma refeição rápida. A lasanha e o canelone são deliciosos.
  • Jack Astor’s (2 Bloor Sreet East)- Há vários restaurantes Jack Astor’s espalhados pela cidade, e um deles fica nesse endereço, bem próximo à Toronto Reference Library. O lugar é bastante casual, sem perder o charme. Clips musicais e jogos esportivos são transmitidos nos vários aparelhos do local. A comida é muito boa. Destaque para o chicken bowties, macarrão em forma de gravata borboleta com pedaços de frango. Os funcionários parecem ter saído de um concurso de beleza e o repertório de música do local também agrada.
  • La Mexicana (838 Yonge St.)- O serviço oferecido pelo La Mexicana faz jus à fama dos latinos de serem um povo carismático. O cardápio traz pratos de diferentes regiões mexicanas e a boa seleção de músicas faz desse restaurante um lugar ideal para quem gosta de um ambiente casual e agradável. Destaque para o frango com mole, feito à base de chocolate e pimenta.
  • Na Siam (730 Yonge Street)- Esse restaurante tailandês oferece boa comida com preço bastante acessível. Durante o almoço, serve pratos feitos no balcão, e no jantar funciona possui serviço a la carte. É ideal para quem quer uma refeição rápida (no almoço), comer razoavelmente bem e sem gastar uma fortuna.

Onde comprar

  • Sunrise Records (784 Yonge St.)- Tudo bem que a compra de cds está em baixa, mas há ainda aqueles que adoram. Por isso, existem lojas como a Sunrise Records, que oferece uma boa seleção não só de cds, mas também de dvds (principalmente de séries de TV). Há ainda a venda de bonecos de superheróis e personagens de filmes famosos feitos de plático, além de camisetas.
  • H&M (13-15 Bloor Street West)- Existe um grande número de lojas H&M em Toronto, mas essa se destaca pela organização. Se você é o tipo de pessoa que odeia fazer compras em lojas cheias de gente e barulhentas, experimente dar uma olhada nesse local. São três pisos: o principal e primeiro andar para mulheres e o basement para os homens.

  • The Bay (44 Bloor Street East)- A grande vantagem da The Bay é que essa loja oferece promoções com bastante frequência. Por isso, muitas vezes é possível comprar marcas como Calvin Klein e Guess com 70% de desconto. Há também uma grande variedade de perfumes, porém esse não é o melhor lugar de Toronto para comprá-los (existem outras lojas na cidade que oferecem perfumes por preços muito mais em conta).

fotos: Danielle Scott, eddiejdf, seeknewtravel, Tundra Books

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Por: Marcio Rollemberg

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiToronto, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades. [ email ]

Ver comentários

Classificados

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

Quartos privativos e compartilhados para alugar na Lansdowne com Dupont

Veja nossos preços para fevereiro, março e abril de 2017! Vagas a partir C$575!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

ANUNCIE AQUI!