OiToronto

Coaching é uma das profissões que mais crescem no mundo

por
- Post atualizado em: 23 Jul 2012

Ajudar pessoas a traçarem um plano de ação rumo à vida que se deseja é uma das principais metas do coaching, uma das profissões que mais crescem no mundo. Segundo um relatório da Universidade de Harvard divulgado em 2010, o setor movimenta cerca de $1.5 bilhão anualmente somente nos Estados Unidos.

O crescimento da profissão não foi por um acaso. Na década de 80 o coaching se tornou praticamente um estilo de vida adotado por diversos executivos no Canadá e Estados Unidos, que tinham como objetivo aumentar os lucros da empresa tornado-a mais competitiva. Na atualidade, o número de profissionais de alto escalão que fazem uso desse tipo de treinamento nos dois países ultrapassa 45 mil.

Um estudo publicado pela empresa Metrix Global LLC constatou que as instituições que apostaram no programa de coaching tiveram um retorno 529% , comparado ao que foi investido com o treinamento. O segredo para esse fenômeno está na rapidez dos resultados que podem ser atingidos em apenas alguns meses.

“Ao conhecermos um processo testado em milhões de pessoas nos tornamos mais efetivos, ou seja, temos condições de atingir objetivos com maior velocidade e com maior probabilidade de acerto”, diz ao OiToronto o coach Helder Amarante, proprietário da Plexus, uma empresa brasileira de treinamento em coaching. “Com o coaching podemos saber a cada instante que tipo de ajustes precisamos fazer para alcançar nossos sonhos. Além de tomarmos mais consciência dos obstáculos internos e externos que poderiam nos impedir de chegar lá”.

Mudança de vida

O coaching se aplica não só a empresas, mas também a qualquer pessoa que queira mudar de vida. A carioca Tammy Peix começou esse processo quando ainda morava no Brasil. Foi através dele que ela se transformou, se tornou uma pessoa mais extrovertida e até mesmo resolveu se mudar para o Canadá.

“Muita gente não faz ideia de onde quer chegar. O coaching ajuda as pessoas a alcançarem metas, eliminando os obstáculos e quebrando barreiras que estão escondidas”, explica Tammy, que depois de emagrecer 15 quilos fazendo um trabalho para integrar mente e corpo, optou por criar a PuraEco Integral Wellness, uma empresa especializada em guiar holisticamente cada indivíduo a atingir seus objetivos, focando na saúde e qualidade de vida. “Não tem como melhorar a sua vida sem focar na saúde. É preciso ter energia para acordar todos os dias e mudar sua vida, seja na área profissional, em um relacionamento ou em outra questão pessoal”.

De acordo com a nutricionista holística Laura Luis, uma das fundadoras da PuraEco, tudo o que comemos tem grande influência não só na parte física, mas também na mental e emocional. “Nosso corpo requer nutrientes para nos dar a energia que precisamos não só para sobreviver como também para vencer na vida. Por isso a qualidade da comida que se ingere é muito importante. É como se você tivesse um super carro que requer um bom combustível, mas você o abastece com uma substância de qualidade inferior. A diferença é que se o carro quebrar você pode substituir por outro, mas o seu corpo não”.

Cuidados na hora de escolher o profissional certo

É importante ficar atento na hora de escolher a instituição certa para aprender as abordagens do coaching. O Behavioral Coaching Institute tem escritórios espalhados em diversas partes do mundo, incluindo em Ontário, e é considerado uma das melhores escolas no ramo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Coaching em São Paulo e a Plexus, em Vitória no Espírito Santo, oferecem diversos cursos na área.

O americano Anthony Robbins, um dos pioneiros em desenvolver as técnicas do life coaching, já teve diversas celebridades hollywoodianas e chefes de estados como clientes. Um worskshop será ministrado por ele de 29 de março a 1o de abril em Nova York. Intitulado Unleash the Power Within (liberte o poder interior na tradução em português), o evento promete proporcionar descobertas que permitem melhorar a vida em diversos aspectos.

A PuraEco, em parceria com a Plexus, está organizando uma excursão para levar brasileiros que residem no Brasil, Canadá e Estados Unidos para o evento, que terá tradução simultânea em português. Os interessados devem se increver no site da PuraEco ou através dos telefones (27) 8119.9056 (para quem mora no Brasil) ou (647) 818.8834 (para quem reside no Canadá ou Estados Unidos). O investimento no evento é de R$3750, que inclui sete diárias com café da manhã em hotel, translado para o evento e dois dias de turismo em Nova York, acompanhado de guias. Para mais informações, consulte o site da PuraEco.

Uma outra oportunidade para conhecer as técnicas usadas no coaching será o treinamento oferecido por Helder Amarante em Toronto, de 7 de abril a 3 de maio. Com aulas durante as terças, quartas e quintas à noite e sábados o dia inteiro, o curso custa $1850 e tem como objetivo promover a capacitação em coaching para que os alunos possam utilizar os planos de ação na vida pessoal e profissional, incluindo a possibilidade de adotá-lo como carreira. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (647) 818.8834.

Por: Marcio Rollemberg

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiToronto, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades. [ email ]

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Leia também

Canadá é o destino favorito dos estudantes brasileiros
Programa de bolsa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras abre chamadas públicas
Dicas e promoções de escolas de inglês para a última chamada do programa de estudo de idioma com per...