OiToronto

Cursos de inglês gratuitos beneficiam imigrantes em Toronto

por
- Post atualizado em: 4 jun 2013

Falar inglês em uma cidade como Toronto é fundamental. Além de ser um dos idiomas oficias do Canadá e a língua mais falada do país, dominar a língua inglesa é importante para se comunicar, obter informações e conseguir um bom emprego. Em Toronto existem diversas instituições que oferecem cursos de inglês gratuitos para os imigrantes. O OiToronto visitou algumas delas. Assista ao vídeo.

Mais informações

Toronto District School Board
1 (416) 338.4300

O TDSB oferece cursos de inglês como segunda língua, bilingual ESL (onde o professor fala a mesma língua que o estudante), preparação para cidadania, inglês para negócios e informática, pronúncia, conversação, escrita, inglês para indivíduos com necessidades especiais e preparação para o TOEFL, CAEL, MELAB e IELTS.

Requisitos para matrícula: Para se registrar em um desses programas gratuitos, o aplicante deve:

  • ter no mínimo 18 anos
  • ser refugiado (ou ter pedido refúgio), residente permanente (landed immigrant) ou cidadão canadense
  • qualquer indivíduo que tenha sido aprovado pelo Opportunities Ontario, mas que não tenha recebido o status de residente permanente
  • trabalhador temporário (e seus dependentes) que tenha sido aprovado pelo Canadian Experience Class
  • trabalhador doméstico contratado pelo programa Live-In Caregiver

Como se matricular: Para se registrar em um dos cursos o aplicante deve sedirigir a um dos endereços do TDSB e apresentar dois documentos (incluindo um com foto), além de prova de status no país (permanent resident card, citizenship card, refugee claimant document, convention refugee status…)

Turistas e Estudantes internacionais: Quem não é imigrante, também pode usufruir dos cursos de inglês oferecidos pelo TDSB, pagando uma taxa de C$7 por hora (HST incluído), e deve se matricular em um programa de no mínimo duas semanas.

O curso de inglês é oferecido pelo TDSB em mais de 90 locais espalhados por Toronto. Para uma lista completa dos endereços e data de início dos cursos, visite a página da instituição.

Toronto Catholic District School Board
1 (416)397.6600/ 1 (416) 397.6593

O TCDSB oferece cursos de inglês como segunda língua, preparação para cidadania, TOEFL, preparação acadêmica e preparação para o mercado de trabalho.

Requisitos para matrícula: Para estudar gratuitamente, é preciso:

  • ter no mínimo 18 anos
  • ser refugiado (ou ter pedido refúgio), residente permanente (landed immigrant) ou cidadão canadense
  • trabalhador doméstico contratado pelo programa Live-In Caregiver

Como se matricular: Inscrições nos cursos são feitas pessoalmente em qualquer um dos endereços do TCDSB. Para se registrar, é preciso mostrar dois documentos (um deve ter a fotografia do aplicante) e prova de status no país (fotocópias não são aceitas).

Turistas e estudantes internacionais: Quem está no Canadá como turista ou estudante internacional pode ingressar em um desses cursos pagando uma taxa de C$6 por hora.

Creche: O TCDSB oferece creche para os filhos dos estudantes sem nenhum custo em diversos locais. Para ser aceita, a criança deve ter de 1 ano e meio a 6 anos de idade
Cursos são oferecidos em mais de 35 locais espalhados por Toronto. Para uma lista completa e data do início das aulas, visite a página da instituição na internet.

Toronto Public Library
1 (416) 393.7131

Existem cerca de 100 bibliotecas públicas espalhadas pela grande Toronto, e a maioria delas possui uma seção de inglês como segunda língua, onde é possível ter acesso a milhares de livros, assim como dvds e cds.

A vantagem da biblioteca é que ela está de portas abertas para qualquer pessoa, mesmo aquelas que não tem status no país. É possível, inclusive, pegar emprestado livros e outros materiais para aperfeiçoar o seu inglês. Para isso é só adquirir o Toronto Public Library Card (totalmente gratuito).

Como conseguir o Toronto Public Library Card: Para conseguir o cartão da biblioteca, basta apresentar algum documento com o seu nome ou endereço, como a carteira de motorista de Ontário por exemplo. Caso não tenha, é preciso levar qualquer documento com foto (como passaporte) e comprovante de endereço no seu nome (conta de TV à cabo, telefone, banco, luz). Mas se o indivíduo não tiver nenhum documento ou comprovante de residência no nome dele, mesmo assim é possível conseguir o cartão. Nesse caso, é preciso ir até a biblioteca mais próxima e obter um formulário, preencher, enviar pelo correio, e em poucas semanas o Toronto Public Library Card chega no endereço informado.

Cursos de inglês na biblioteca: Alguns cursos de inglês como segunda língua são oferecidos na Toronto Public Library em parceria com instituições como o Toronto District School Board e o Toronto Catholic District School Board, mas não estão abertos para quem não tem status no país. Porém, existem diversos voluntários que ensinam inglês de graça na biblioteca para qualquer pessoa.

Para mais informações, visite o site da biblioteca.

Video: Reportagem. Marcio Rollemberg
Imagens e edição. Martha Rangel e Rodrigo Calabria

Gostou do conteúdo? Assine nosso boletim!

Cadastre-se para receber as novidades do blog por email. É de graça!

Obrigada! Seu pedido foi enviado com sucesso. Favor checar seu email para confirmar o recebimento de nosso boletim.

Erro

Por: Marcio Rollemberg

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiToronto, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades. [ email ]

Ver comentários

Classificados

Quartos privativos e compartilhados para alugar na Lansdowne com Dupont

Veja nossos preços para fevereiro, março e abril de 2017! Vagas a partir C$575!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

Autopark Georgetown

Estou aqui para ajudar quem precisa comprar um carro no Canadá. Financiamos para recém-chegados e pessoas sem crédito. [LER]

ANUNCIE AQUI!