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Guia completo para tirar carteira de motorista em Ontário

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- Post atualizado em: 28 Jul 2011

Algo que irrita muitos brasileiros é que mesmo quem já dirige há muito tempo no Brasil precisa realizar provas para tirar sua carteira de motorista aqui no Canadá. Você sabe quais são as etapas a seguir e onde deve ir para realizar todo o processo? O OiToronto vai ajudá-lo nesse percurso!

http://www.flickr.com/photos/trommetter/

Assim que chegar aqui, a carteira brasileira ainda continua valendo por 60 dias para residentes ou 90 dias para turistas, bem como a carteira internacional (PID). Mas ter a carteira canadense vai ser importante na hora de comprar seu carro, já que as concessionárias a exigem na hora da compra (pode ser até a G1, que é a carteira inicial). O problema é que só com a G1 o seguro obrigatório fica muito caro, ao passo que com a G2 o preço melhora um pouquinho e com a G fica ainda mais baixo (e mesmo assim o preço do seguro aqui é exorbitante!).

Diferente do Brasil, onde a carteira de motorista é nacional, aqui no Canadá a carteira é provincial, ou seja, ela é válida em todo o país apenas se você estiver viajando, mas se você for morar em outra província vai precisar tirar uma nova carteira. Isso porque cada província tem suas próprias leis e regras de trânsito, diferentes umas das outras. Em Quebec, por exemplo, não é permitido virar à direita no sinal vermelho se o caminho estiver livre, como é aqui em Ontário. Além disso, em Ontário há 3 níveis de carteira, G1, G2 e G, que é equivalente à categoria “B” do Brasil.

Níveis

G1 – Quem tem essa carteira precisa estar acompanhado de uma pessoa com mais de 4 anos de carteira G para dirigir, não pode ter nadinha de álcool no sangue, não pode dirigir entre meia-noite e 5 da manhã e não pode dirigir em rodovias (highways e vias expressas).

G2 – Quem tem essa carteira também não pode ter nada de álcool no sangue, mas já pode dirigir em rodovias e não há restrição de horário. Porém há menos tolerância com pontuação e multas que a carteira G e por isso a pessoa pode ter a carteira suspensa mais facilmente (9 pontos).

G – Essa carteira também é chamada de full licence. Com ela a quantidade aceitável de álcool no sangue é .08% e o motorista só tem a carteira suspensa se fizer mais de 15 pontos em infrações.

Início do processo

Para tirar a carteira G1 você terá que seguir as etapas abaixo para realizar a prova teórica.

Primeira etapa

Levar ao Consulado do Brasil os seguintes documentos:

  • Original e cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira;
  • Original e cópia do passaporte ou RG;
  • Cópia impressa da consulta de pontos da CNH obtida no site do Detran do estado onde a CNH foi emitida (não tem problema se tiver uns pontinhos marcados na carteira);
  • Ordem de pagamento (money order) ou cheque administrativo (certified cheque) em favor do “Consulate General of Brazil in Toronto”, no valor de $18.75, feito em qualquer agência dos correios ou banco. Você vai pagar mais $7.50 pelo money order.

O Consulado vai então emitir um documento (eles chamam de “legalização da carteira brasileira” ou Authentication Letter) dizendo que você tem uma habilitação válida no Brasil e que tem tanto tempo de experiência. Este documento vale por apenas 6 meses, então certifique-se de finalizar todo o processo antes de prazo.

Segundo Helen Cunha, que veio de Curitiba e mora em Toronto há 1 ano e meio, “leva aproximadamente 5 dias úteis para esse documento ficar pronto, mas caso haja urgência a data de retirada pode ser antecipada pelo Consulado. Nesse caso, você deve pedir essa antecipação. Eu, por exemplo, entreguei os meus documentos numa terça e retirei a confirmation letter na sexta”. Além disso, outra pessoa também pode buscar para você desde que tenha o protocolo de retirada. O endereço do Consulado do Brasil em Toronto é 77 Bloor Street West, sala 1109, e o horário de atendimento é das 9h às 13h.

Segunda etapa

Levar a carteira de motorista brasileira para fazer tradução em um tradutor da ATIO (Association of Translators and Interpreters of Ontario). Traduções feitas no Brasil ou por tradutores não associados não valem aqui! Há alguns locais que não exigem a tradução para fazer a prova teórica, mas outros exigem, então é bom verificar antes se vai precisar ou não, ou fazer a tradução assim mesmo para garantir que não haverá surpresas. A tradução pode custar uns $30 ou $40 e você pode mandar a carteira escaneada por e-mail para o tradutor, levando a original apenas para ele conferir quando for buscar a tradução. Combine com ele o prazo para a entrega da tradução, já que alguns fazem no mesmo dia mas outros levam mais de uma semana, então pergunte isso antes para que seu processo não fique parado por conta disso! A tradução também vale por apenas 6 meses. Depois desse prazo é necessário pagar novamente por uma nova tradução.

Tradutores recomendados por brasileiros:

  • Florinda Lages (portuguesa) – 416-318-3792
  • Arthur (canadense) – 416-487-4280

Terceira etapa

Levar os seguintes documentos para a prova teórica:

  • a carteira de motorista brasileira original;
  • a tradução da carteira (se for necessária no local escolhido);
  • o passaporte ou PR Card;
  • o documento do consulado (Authentication Letter). Essa carta não será devolvida, então faça uma cópia para caso haja qualquer problema com o seu processo, pois é ela que comprova a sua experiência como motorista no Brasil e possibilita pular a G2 e ir direto da G1 para a G.

Para fazer a prova teórica você pode ir, sem agendar, a um Driver Examination Centre ou ao escritório do Service Ontario que fica na 777 Bay St (aqui é necessário trazer a tradução da carteira). Helen Cunha dá a dica: “se você for de metrô, desça na estação College e de lá você já sai dentro do prédio onde fica o Service Ontario”.

Lá você entrega os documentos acima, preenche um formulário declarando sua experiência como motorista, faz o exame de vista e tira uma foto digital (então é bom ir arrumadinho, de óculos ou lentes de contato). Você também vai precisar desembolsar $85 ($75 para a carteira de 5 anos + $10 para a prova teórica) se pular para a prova prática da carteira G, ou $125 (mais $40) se você for fazer a prova para a carteira G2. Por fim você é encaminhado para a sala onde vai realizar a prova teórica.

Helen Cunha comenta: “Tenho notado que o melhor horário para ir a esses órgãos públicos é entre 12h e 13h, pois geralmente está mais vazio”. Assim, se o local estiver vazio, você terá a sorte de fazer todo esse processo em uns 30 minutos, caso contrário poderá gastar até 3 horas lá dentro!

Prova Teórica para a G1

A prova teórica (knowledge test), que pode ser impressa ou no computador, traz 40 questões de múltipla escolha sobre legislação e sinais de trânsito. Em alguns centros você pode fazer a prova em outros idiomas, mas se fizer a prova em inglês o resultado sai na hora, ao passo que se fizer em outra língua isso não acontece. Além disso, segundo Jung Hun Ha, que veio de São Paulo e fez sua prova há 3 anos, “antigamente as provas em português eram no português de Portugal, o que acabava atrapalhando”. Você já sai de lá com um documento impresso que será sua habilitação provisória até receber a carteira G1 em até 4 semanas pelo correio. Se você for reprovado, pode pagar mais $10, voltar para casa e estudar mais um pouquinho!

Para realizar a prova teórica, é preciso estudar o Official MTO Driver’s Handbook, disponível para leitura on-line, à venda no site do Ministry of Transportation por $14.95 mais imposto, em lojas da Canadian Tire, em algumas livrarias, ou você pode pegar emprestado na biblioteca ou de um amigo caridoso!

Dicas de estudo para a prova teórica: a parte inicial do manual, aquela que fala das regras para as carteiras G1 e G2, cai bastante na prova! Além disso, Wesley Marques, que veio de São José dos Campos no início do ano, lembra: “Como a primeira parte da prova escrita é sobre sinalização, achei fácil. Na segunda parte já complicou. Muitas regras diferentes do Brasil e detalhes difíceis para decorar, como por exemplo o tipo de infração versus o tempo em que a licença pra dirigir é suspensa”. Danielle Fernandes Garcia, também de São José dos Campos e que chegou há 6 meses em Toronto, concorda que “a prova é fácil, mas é preciso estudar”. Além de ler o Driver’s Handbook com atenção, também é possível fazer um simulado online.

E agora, G2 ou G?

De acordo com as regras para motoristas com carteira do exterior, que você pode confirmar no site governamental DriveTest, se você já tem carteira brasileira há mais de 2 anos pode escolher fazer a prova prática para a tirar a carteira G direto, sem tirar a G2, como é exigido de quem tira a carteira aqui pela primeira vez. Ou pode realizar a prova para a G2 e depois para a G logo em seguida, sem precisar esperar o tempo estipulado entre elas (que é de 1 ano).

Para Helen Cunha “a melhor coisa é a pessoa tentar a carteira G direto. Assim, quando as seguradoras pesquisarem o tempo de carteira aparecerá no sistema daqui a data do Brasil. Mas se fizer a G2, como eu fiz, não tem mais como reverter isso. Portanto, apesar de eu ter mais de 13 anos de carteira no Brasil, aqui eu sou tida como uma nova motorista e, por esse motivo, o seguro do meu carro tornar-se mais alto”.

Wesley Marques, que precisava da carteira com urgência, preferiu tirar a G2 antes: “Eu e minha esposa tiramos a G1 e logo em seguida a G2, pois ficamos com receio de partir para a G direto e reprovarmos”. Isso porque a prova para a G2 é mais tranquila que a prova para a G e, portanto, há mais probabilidade de ser aprovado. Assim, vale a pena pensar no que é melhor no seu caso e começar a se preparar para a prova que decidir fazer!

Aulas de direção

Muitos brasileiros que tiraram a carteira canadense aconselham a fazer algumas aulas de direção antes da prova prática, pois há muitos detalhes que são diferentes do trânsito do Brasil. Jung Hun Ha fez 2 aulas para tirar sua carteira há 3 anos e conta: “Vale a pena, principalmente se você nunca dirigiu aqui, pois há umas regras beeeeem diferentes, tipo four ways stop, conversão à esquerda, etc”.

Muita gente faz algumas aulas só para ter uma noção, sendo que cada aula pode custar de $35 a $60 por 45 minutos ou 1 hora. Não se esqueça de levar sua carteira G1 (ou protocolo) com você em todas as aulas. A maioria dos brasileiros faz aulas com instrutores indicados por conhecidos, mas há também os instrutores da rede Younge Drivers of Canada, que prestam serviço em todo o país e têm três centros de atendimento em Toronto.

O interessante de fazer algumas aulas de direção é que o instrutor normalmente faz o mesmo trajeto que os examinadores farão no centro escolhido, alertando para as “pegadinhas” do percurso. Mesmo que você não faça aulas de direção, procure conhecer o percurso da prova antes e pratique no local. O instrutor também vai deixá-lo familiarizado com os nomes das manobras em inglês. Por exemplo, emergency stop também pode ser chamado de downhill parking, uphill parking, roadside parking ou pull over. Além disso, alguns brasileiros também recebem orientações de instrutores quanto ao local de prova. Jung Hun Ha comenta: “Falaram que se puder evitar de fazer a prova em Toronto seria mais fácil porque os examinadores de Toronto são mais exigentes que os do interior”.

Algumas dicas que os instrutores dão:

  • Não seja muito lento no trânsito.
  • Não entre na highway a menos de 100km/h, a menos que o trânsito esteja lento mesmo ou parado!
  • Evite obstáculos na pista, como pedras e buracos.
  • Dirija defensivamente, sempre olhando para os pedestres e dando a preferência a eles.
  • Coloque o espelho retrovisor interno um pouco para cima, para forçar a virar o pescoço ao olhar para ele. Assim o examinador vai ter certeza que você o está usando.
  • A maioria dos examinadores pede para fazer 3-point-turn, parallel parking e emergency parking.
  • Tem examinador que tira pontos se você demorar a virar quando o sinal está verde.
  • Não se esqueça de fazer shoulder check o tempo todo para verificar o seu blind spot!

Instrutores indicados:

  • Francisco (português) – 519-852-0825
  • Feijó (português) – 416-534-2800

Prova prática

Você mesmo pode agendar pela internet ou, se você teve aulas de direção com um instrutor, ele pode fazer isso. Se houver desistência, dá para conseguir uma vaga logo, mas o prazo normal de espera para fazer a prova é de até um mês. É o que confirma Giovani Bottesini, de Porto Alegre, que chegou no Canadá há mais de um ano: “Eu consegui de um dia para o outro. Mas acho que isso só acontece se houver algum cancelamento. Geralmente as opções disponíveis são 2 ou 3 semanas depois”.

Para quem está preocupado com o problema da língua, Helen Cunha comenta sobre sua prova: “Ao entrar no carro o examinador se apresentou e perguntou se eu tinha alguma pergunta. Aproveitei pra dizer que eu era newcomer e que ainda estava habituando meu ouvido ao inglês. Ele então disse que eu poderia pedir para ele repetir o comando caso não entendesse. Além disso, sempre que ele dava um comando eu repetia em voz baixa, deixando claro que eu estava atenta e que tinha ouvido certo”.

A prova dura 25 minutos no máximo e o resultado sai na hora. A validade é igual no Brasil: 5 anos. Algumas regras de trânsito, porém, são bem diferentes:

  • Adolescentes podem tirar carteira aos 16 anos, mas se abandonarem a escola perdem o direito de dirigir.
  • Virar à direita é permitido mesmo no sinal vermelho, desde que se dê preferência ao pedestre e aos carros que trafegam na via.
  • Quando um carro liga a sirene (ambulância, bombeiro, polícia), todos os carros devem encostar à direita, inclusive os carros no sentido contrário.
  • Em placas de ‘pare’, as pessoas devem param (por 3 segundos), porque se não parar há multa. É o que eles chamam de full stop, e não serve dar aquela diminuída, olhar para os lados e continuar. Precisa parar o carro, mesmo! Enrolar na hora do full stop é um motivo de reprovação muito conhecido entre os brasileiros.
  • Se o ônibus escolar levantar a placa de ‘pare’, todos os carros devem parar, em ambos os sentidos, pois as crianças atravessam a rua.

Alguns brasileiros relembram como foram suas provas e deixam dicas.

Giovani Bottesini, por exemplo, avisa: “Shoulder check, shoulder check, shoulder check. E deve-se emparelhar a velocidade com a dos demais veículos quando for acessar a highway. Mas com tanto shoulder check, pode-se acabar não prestando atenção nisso”.

Wesley Marques aconselha: “Evite fazer a prova no inverno, pois a neve pode complicar bastante a dirigibilidade. Também verifique o estado do seu veículo (freios, pisca-pisca, buzina, faróis, pneus e cinto de segurança) um dia antes de realizar a prova. E tenha um sono tranquilo e renovador um dia antes da prova. Isso ajuda na concentração e contribui para um bom desempenho na prova”.

Helen Cunha também lembra de algo importante: “Quando o sinal estiver aberto para você, mesmo que você não seja o primeiro da fila e que esteja apenas seguindo o fluxo dos carros, deve sempre olhar para os dois lados da pista quando passar por um cruzamento (seja de uma grande interseção ou de uma simples rua)”. É o que eles chamam de left-right.

E Danielle Fernandes Garcia ainda orienta: “É importante prestar bastante atenção às placas de pare, sinalização em geral e pedestres, pois aqui pedestre tem prioridade, o que é bem diferente do Brasil”.

Por fim, o site do Ministério do Transporte apresenta alguns common mistakes que podem reprovar qualquer um na prova prática. Se você resolver fazer a prova para a carteira G direto, pulando a G2, e reprovar, terá que fazer a G2 e daí então refazer a G, esperando 10 dias de intervalo entre elas para você se preparar um pouco mais. Também é bom lembrar que o processo todo (G1, G2 e G) deve ser completado em 5 anos, ou você vai precisar refazer tudo desde o começo.

Bem, agora que você já sabe o que fazer para tirar sua carteira de motorista em Ontário, comece a estudar o Driver’s Handbook e boa sorte nas provas! E com a carteira em mãos, aproveite para conhecer tudo o que o Canadá tem para lhe mostrar e boa viagem!

Por: Andréia Simon Mora

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  1. Queria uma opnião sua.
    Qual o melhor processo? tirar a carteira com CNH ou CNH?
    Estou em duvida se tiro a CNH antes de imigrar ou deixo pra tirar a carteira no Canada.

  2. Thalles disse:

    · Responder

    Segui o processo descrito aqui e pulei direto da G1 pra G.
    Fiz o G test hoje em Oakville e foi bem tranquilo, o mais complicado foi entrar (2 vezes) na highway a 100km/h.

  3. Weslley disse:

    · Responder

    Não entendi muito sobre se por acaso eu reprovar tentando passar da G1 direto pra G. O que acontece? É pior do que eu tirar a G2 e depois a G? Alguem pode me explicar?

  4. Olá muito legal o post, tenho uma duvida estou indo para Toronto e pretendo comprar um carro o mais rápido possível, porem ai só pode comprar quem tem habilitacao, entao quanto tempo demora esse processo de tirar habilitação canadense.
    Obs. 6 anos de cnh

    Obrigado

  5. maxwell disse:

    · Responder

    ola eu tenho 16 anos q queria tirar minha Habilitação existi alguma maneira qual e o processo para fazer

  6. Vinicius A. disse:

    · Responder

    Tenho a CNH a mais de dois anos, se eu tentar direto a full-license (G) e reprovar eu posso tenta-la denovo ou eles irão me obrigar a fazer a G2 e posteriormente a (G)?

    Obrigado!

    Cheers!

  7. Olá, apenas gostaria de saber se mesmo sem ter a cnh, posso tirar minha carteira de motorista. Por problemas burocráticos, não conseguirei tirá-la antes de viajar.

    • Anonymous disse:

      · Responder

      Oi, Joan!
      Pode sim. A única diferença é que você não vai precisar fazer nada no Consulado, pode ir direto para a prova teórica para tirar a G1, e vai ter que tirar a G2 em seguida, sem pular direto para a G.

  8. Pablo Klein disse:

    · Responder

    Boa tarde Andreia!

    Desculpe o incomodo, mas eu tenho uma dúvida ainda… Possuo CNH desde o dia 26/03/2012, ou seja, já estou na definitiva.

    Caso eu vá morar em Toronto, e for tirar a carteira de motorista, terei que começar com a G1?

    Se sim, como irei dirigir durante o dia (horário comercial), se não possuo nenhum conhecido/familiar com categoria G com mais de 4 anos de experiência?

    Muito obrigado!

    Obs.: Em Novembro/13 faço 20 anos. Estou indo morar em Toronto em Janeiro/14

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Pablo!
      Você precisa da G1 primeiro sim, depois você pode pular direto para a G, sem passar pela G2, se quiser. Como sua habilitação brasileira vale por 3 meses quando você chegar aqui, você pode usá-la enquanto estiver só com a G1, sem precisar de ninguém para acompanhá-lo. Depois desse período, vai precisar usar transporte público se não tiver tirado a G ainda…
      Boa sorte!

  9. Olá! Ótimo artigo!

    Gostaria só de indicar uma imprecisão :
    “Em Quebec, por exemplo, não é permitido virar à direita no sinal vermelho se o caminho estiver livre, como é aqui em Ontário.”

    Vivo na província há alguns anos e Isto não é a regra. Com a exceção de Montreal, pode-se virar à direita no sinal vermelho (respeitando-se as prioridades, como os pedestres, por exemplo), exceto quando indicado pela sinalização (em alguns semáforos é sempre proibido – normalmenete um setor onde a circulação é mais densa; em outros, a proibição vale durante o horário indicado pela sinalização).

    Mas aproveitarei o teu artigo se me mudar para ON !!

    Saudações agradecidas,

    • Andréia disse:

      · Responder

      Obrigada pelo seu comentário! Realmente isso se aplica apenas a Montreal. Valeu pela observação!

  10. Eloísa Canedo disse:

    · Responder

    Primeiramente queria te parabenizar pelo ótimo e completo post! Minha dúvida é com relação a esta frase: “Assim que chegar aqui, a carteira brasileira ainda continua valendo por 60 dias para residentes ou 90 dias para turistas, bem como a carteira internacional (PID).” Se eu tiver a minha carteira de habilitação brasileira, sendo turista/estudante poderei dirigir por 3 meses no canadá, sem precisar de nenhum documento, ou tenho que tirar mais alguma coisa para dirigir ai? Se sim eu posso viajar, inclusive para países vizinhos como os EUA? obrg.

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Eloísa! Obrigada pelo seu comentário! Só a habilitação brasileira já é o suficiente para dirigir no Canadá por 3 meses, não precisa de mais nada. Agora quanto a viajar para os EUA, não sei te responder… I’m so sorry!

  11. Thomas disse:

    · Responder

    Boa tarde eu gostaria de saber se no canada com visto de turista pode tira abilitacao obg

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Thomas! Pode sim. O procedimento é o mesmo para qualquer status de residência (nesse caso, residente temporário/visitante). Boa sorte!

  12. Maicon Ortiz disse:

    · Responder

    Bom me respondamm por favor,, a lei jah foi dita , se é lioberado aqui no Brasil pode tirar a carteira de motorista com 16 anos com assinatura dos responsaveis e tudo mais, ? aque no brasil RS !

  13. Artur Jorge disse:

    · Responder

    Para quem vai fazer o teste para G em Downsview o link abaixo ajuda…

    http://dancottom.com/2008/12/licensed-to-drive/

  14. marly disse:

    · Responder

    Oi Andreia, se a pessoa nao tiver carteira consegue tirar ai ou nao?

    • Andreia disse:

      · Responder

      Oi, Marly!
      Consegue sim, sem problemas. A única diferença é que você não vai precisar fazer nada no Consulado, pode ir direto para a prova teórica para tirar a G1, e vai ter que tirar a G2 em seguida, sem pular direto para a G.
      Boa sorte!

  15. Adriana disse:

    · Responder

    Quais documentos devo levar para a prova prática (G)? Só a carteira G1 ou também meu passaporte? Tenho visto de trabalho, mas não PR.
    É verdade que os examinadores fazem perguntas durante a prova prática? Uma conhecida me falou que precisou responder quantas horas de experiência dirigindo em estrada e na cidade ela tinha aqui em Ontário. O examinador não sabia que ela podia pular da G1 pra G por ter carteira no país de origem. Ficou discutindo com ela antes do teste e ela acabou sendo reprovada. Isso foi há dois anos em Downsview, onde eu vou fazer o teste em algumas semanas.

  16. Freddy disse:

    · Responder

    Oá Andreia, vc sabe onde encontro este livro da prova teórica em português? pq sei q dá para fazer a prova em português, não estou encontrando o livro para estudar. Grato. Abçs

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Freddy! Infelizmente, o livro só existe em inglês mesmo. Boa sorte na prova!

  17. Oi Andréia, muito bom seu post! Estou de mudança para Missisauga e vai me ajudar muito! Tenho uma dúvida, na primeira etapa que precisamos levar ao consulado uma cópia de consulta dos pontos, que diz quando tiramos a primeira CNH, esse documento pode ser a certidão de prontuário? Eu pensei que teria que ser essa certidão, que é um documento oficial, ao invés da simples consulta de pontos. Obrigada!

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Lis!

      Você deve usar a consulta de pontos simples mesmo, tirada da internet. O website do consulado não menciona nada sobre a aceitação de outro documento:
      “Informação atual do status da carteira de habilitação a ser obtida por consulta aos sites dos Detrans estaduais, por meio de pesquisa de pontuação da carteira. Deve-se imprimir a página da internet que contenha o resultado da pesquisa”. http://toronto.itamaraty.gov.br/pt-br/carteira_de_motorista.xml

      Boa sorte!
      Andréia.

  18. Andréia, arrasou no post! Muito bom mesmo!

    Contudo, tenho uma pergunta: Ter a PID em mãos ajuda em alguma coisa no processo? No meu entendimento não precisaria fazer a tradução com um tradutor oficial da ATIO, já que a PID é uma tradução oficial e válida internacionalmente nos países signatários…

    Você sabe se estando dentro de Ontário, posso fazer a prova teorica numa cidade e depois a prática em outra? Vou passar 1 mês em Toronto e depois mais de ano em Kitchener…

    Obrigado desde já

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Mirko!

      Obrigada pelo seu comentário!

      Com relação à sua primeira pergunta, a resposta é não. Embora a sua linha de raciocínio esteja correta, infelizmente a PID não é considerada no processo. Eu e meu marido fizemos a PID antes de vir para cá pensando em facilitar nossa vida, mas foi em vão pois tivemos que fazer as traduções mesmo assim.

      Para sua segunda pergunta, a resposta é sim. Você pode fazer a prova teórica em Toronto, daí vai receber a carteira G1 pelo correio. Quando fizer a prova prática (G2 ou G) em Kitchener, vai receber uma carteira nova, também pelo correio. Portanto, não se esqueça de atualizar seu endereço no site do Service Ontario.

      Boa sorte!

  19. oi andreia, tenho drive license da florida expirada em 2009 e tenho cnh valida, sera q vou ter q fazer todos os testes…obrigada

  20. oii Andréia,Adolescentes podem tirar carteira aos 16 anos??

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Caio!

      Sim, 16 anos é a idade mínima para tirar a carteira em Ontário, mas menores de 19 anos precisam da assinatura de um dos pais ou de um responsável.

  21. Denise disse:

    · Responder

    Oi Andreia, obrigada pelas dicas. Foram muito uteis. Eu tenho um pergunta. Quando minha carteira brasileira vencer, eu posso dirigir no Brasil (quando vou de ferias para la) com a minha carteira de motorista de Ontario?

    Obrigada,
    Denise

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Denise!

      Você pode usar sua carteira canadense no Brasil se ficar lá até 6 meses em cada viagem. E tem que ter também uma tradução juramentada da sua carteira canadense ou ter a carteira internacional (PID).

      Abraço!

  22. Olá, Andréia!

    Sou residente permanente e a minha CNH está vencida. Como estou aqui em Toronto, gostaria de saber se eu tenho que renová-la antes no Brasil e somente após esta renovação, que poderei dar entrada aqui?

    Parabéns, pela sua excelente matéria!

    Desde já, agradeço-lhe pela atenção.

    Obrigado!

    Paulo.

    • Andréia disse:

      · Responder

      Olá, Paulo!
      Vc vai precisar renovar sua carteira brasileira antes, pois o Consulado do Brasil não aceita a carteira vencida para liberar a Authentication Letter…

  23. Mto boa a matéria! Passo-a-passo detalhadíssimo!
    Totalmente excelente!

    Obrigado!

  24. Wellard Oliveira disse:

    · Responder

    Tenho carteira nos EUA a mais de 16 anos. Neste caso ouvir dizer que o processo seria apenas o de transferência, nao havendo a necessidade de provas ou teste de volante. Procede esta informação? Se sim, qual seria o procedimento?

    Outra coisa, vejo muitos falarem que o valor do seguro é muito caro. Alguém poderia nos dar uma média de preço só para fins informativo? Sei que os valores podem variar bastante.

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Wellard!
      Realmente, quem tem carteira americana não precisa fazer as provas, mas precisa fazer teste de vista e apresentar alguns documentos. Vc vai encontrar as informações que precisa no site do DriveTest:
      http://www.drivetest.ca/en/license/exchangeoutprov.aspx
      Quanto ao valor do seguro, é alto mesmo, em torno de 3,000/ano, mas fica muito mais baixo para quem tem a carteira americana!!!

      • Wellard disse:

        · Responder

        Olá Andréia,

        Muitíssimo obrigado pela resposta. Realmente, o preço do seguro é inacreditavelmente caro. Eu pago 700.00 dólares por ano aqui e já acho um absurdo. Vou dar uma olhada naquele site e tentar me informar mais sobre o que é necessário para a transferência da carteira.

        Obrigado mais uma vez,

        -Wellard

  25. Eu vou passar 3 meses em Toronto. O q vc me indicaria? Tirar aqui uma carteira internacional ou levar a minha cnh mesmo? Obrigado!

    • Andréia disse:

      · Responder

      Oi, Diego! Vc até pode vir com a sua cnh mesmo se for ficar por apenas 3 meses, mas algumas locadoras de carro só alugam mediante a apresentação da PID, a carteira internacional. Além disso, se vc se envolver em algum acidente aqui vai precisar da PID, que é uma tradução da cnh.

  26. excelente post!!!

  27. Marcus disse:

    · Responder

    Andréia, excelentes dicas, muito obrigado! Sou residente aqui há dois anos e como não preciso de carro e sabendo das exigências canadenses para a Carteira de Motorista, acabei não procurando resolver isso. Seu post me encorajou a tentar tirar a carteira aqui. Um abraço,

  28. Amanda disse:

    · Responder

    Só um detalhe…
    O pedestre também tem prioridade no Brasil, está na cartilha! O problema é a educação do povo mesmo.
    Aqui a minoria não tem respeito com o pedestre, enquanto que no Brasil a maioria não tem respeito; infelizmente…

  29. Andreia….mais uma matéria super detalhada que vai ajudar muitos brasileiros…parabéns!
    Abraços
    Dani

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