OiToronto

College, university ou o quê?

por
- Post atualizado em: 29 Set 2013

Universidades, centros universitários, faculdades e instituições de educação profissional são algumas das opções para o brasileiro interessado numa graduação ou pós-graduação em Toronto. Como muitos ficam confusos com essa terminologia, o OiToronto vai esclarecer a diferença entre college e university e tirar as suas dúvidas sobre o sistema educacional canadense.

http://www.flickr.com/photos/carstenkessler/

Com este artigo divido o que aprendi sobre o sistema educacional canadense como aluno e funcionário da Universidade de Toronto, esclarecendo então algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas a este tema.

Vale ressaltar que quem cuida do ensino superior no Canadá são os governos provinciais, e que este artigo se refere especificamente ao sistema de Ontário.

Antes de falar sobre colleges e universities, uma breve discussão sobre o ensino superior no Brasil. Universidades, centros universitários, faculdades e instituições de educação profissional são algumas das opções para o brasileiro interessado numa graduação ou pós-graduação. No geral, o que difere uma universidade de um centro universitário e uma faculdade no Brasil é o nível de especialização do corpo docente e a autonomia da instituição sobre o desenvolvimento e administração de seus cursos, sendo que a universidade tem mais autonomia e consequentemente mais reconhecimento que as demais.

Todas oferecem bacharelados e licenciaturas, além de mestrados e doutorados em sua grande maioria. Por outro lado, instituições de educação profissional, como o Senac, são voltadas para o trabalho especializado e seus cursos geralmente têm duração de seis meses a dois anos. Elas oferecem diplomas e certificados em diferentes áreas profissionais, apesar de hoje em dia também oferecer certos bacharelados e licenciaturas.

Vale notar que no Brasil, universidades, centros universitários, faculdades e instituições de educação profissional em sua maioria procuram, de uma maneira ou de outra, preparar o aluno para o mercado de trabalho. Tendo em mente esses pontos principais sobre o sistema brasileiro, fica mais fácil a compreensão de como funciona o ensino superior aqui no Canadá.

College: formação para o mercado de trabalho

Para atingir suas metas, realizar seus sonhos ou complementar seus estudos, você precisa de um college, university, ou o quê? Colleges são, na verdade, Colleges of applied arts and technology ou Institutes of Technology and Advanced Learning, e são instituições voltadas para o trabalho especializado e oferecem diplomas e certificados assim como instituições de educação profissional no Brasil. Seus cursos têm duração de seis meses a dois anos, mas cada vez mais Colleges vêm oferecendo bacharelados em diversas áreas, que podem ter de três a quatro anos de duração.

Alguns dos Colleges mais renomados em Toronto e região são Seneca, George Brown, Humber e Sheridan. Os professores são geralmente grandes profissionais da área com valiosa experiência no mundo profissional. É importante não confundir tais instituições com Career Colleges, como o CDI e o Trios, que são particulares e são menos reconhecidas. Elas preparam o aluno para algum trabalho bem específico, como administração de redes ou analista de help desk (operador de call centre), com cursos de curto prazo.

University: foco na academia

Como no Brasil, são instituições acadêmicas que oferecem cursos de bacharelado, mestrado e doutorado. Seu foco é estritamente acadêmico e teórico e raramente prepara o aluno para uma carreira profissional de fato. A vantagem de estudar em uma university no Canadá é que muitas instituições estão entre as melhores do mundo e oferecem uma infinitude de programas nos diferentes níveis acadêmicos. A universidade de Toronto, por exemplo, oferece mais de 300 cursos de graduação em seus três campus em Toronto, Scarborough e Mississauga.

Um fato curioso é que é possível inclusive estudar Letras (português) na U of T. Além da University of Toronto há também a York University e a Ryerson University na cidade. Esta última, a Ryerson, está cada vez mais especializada em cursos profissionais, e assim como os colleges, visa a formar o aluno para que possa trabalhar. Professores em universities, diferente dos profissionais nos colleges, se destacam por possuirem doutorado e serem muitas vezes líderes mundiais em suas respectivas áreas de estudo.

Um curso de graduação numa university tem normalmente duração de quatro anos em período integral, mas pode levar de três a oito, tendo em vista que, diferentemente do Brasil, o aluno tem bastante liberdade para desenvolver a grade curricular de seu curso.

Quanto custa?

Se você tiver permanent resident status ou cidadania canadense você pode contar com o governo provincial com o financiamento de seus estudos. Apesar de serem públicas as instituições de ensino superior no Canadá, um curso de graduação numa university custa por volta de C$5000 a C$7000 por ano; diplomas e certificados em um college podem variar de C$2000 a C$10 mil  por ano. Para alunos internacionais, este preço anual chega a quadruplicar, já que o governo não subsidia os custos do aluno, por ser estrangeiro.

Como saber qual a melhor opção?

Portanto, para decidir se você precisa de um college ou de uma university basta se fazer algumas perguntas: tenho interesse em trabalhar em breve numa área específica, ou quero aproveitar a oportunidade de ter uma educação liberal e mundialmente renomada mas que é mais abstrata?

Agora você já sabe que para estudar algo focado no profissional, como Turismo ou Design, você deve recorrer a um college, e que para estudar algo teórico voltado para o acadêmico, como Sociologia ou Antropologia, deve buscar uma university.

É bastante comum no Canadá que formandos de universities façam algum tipo de especialização em um college a fim de aprimorar de maneira profissional as habilidades adquiridas na university. Um exemplo seria um recém formando em Sociologia na U of T que procura, logo após término de seu curso, um programa de Jornalismo no George Brown, que colocará em prática todo o aprendizado universitário do aluno, preparando-o para o mercado de trabalho.

Nem melhor, nem pior

Pela grande maioria, brasileiros que estão ou querem vir para o Canadá a fim de dar continuidade aos estudos tendem a escolher um college. O importante é lembrar que universities e colleges são diferentes, e ao contrário do que pensam, um não é melhor que o outro por natureza. Um pode, sim, melhor lhe proporcionar aquilo que você procura, mas de forma alguma um é superior ou inferior ao outro.

Teoria ou prática?

Este é um momento interessante para se pensar no sistema de ensino superior do Canadá. Ultimamente, governantes, diretores, professores e estudantes têm discutido com grande polêmica e repercussão qual o papel que uma universidade deveria exercer numa sociedade. Enquanto professores defendem a soberania de uma educação abstrata que promove o desenvolvimento intelectual nos estudantes, governantes, preocupados com a falta de mão de obra especializada no Canadá, dizem que universidades deveriam cada vez mais se preocupar em preparar alunos para o mundo profissional – que ao invés de grandes pensadores, o Canadá precisa de trabalhadores. O que você acha? Leia mais sobre essa questão no Students want jobs, and universities are listening e Get me a job—or give me my money back.

Não confunda

Uma última observação. Estrangeiros podem se confundir ainda mais com a terminologia do ensino superior já que, muitas vezes, associam o que vêem na mídia com respeito aos EUA com o que há aqui no Canadá. Este não é o caso. O que chamamos de university no Canadá, nos EUA chamam de college, e o que chamamos de college no Canadá, chamam de community college nos EUA.

Veja mais sobre como funciona o sistema de educação no Canadá no Wikipedia.

Algumas agências de intercâmbio auxiliam no processo de matrícula em cursos de faculdade e pós-graduação. Para receber um atendimento personalizado e um orçamento, visite a página College, Pós ou MBA.

Get me a job—or give me my money back

Por: Bruno Vompean

Bruno, 25, é natural de Santo André (SP) mas morou metade de sua vida fora do Brasil em paises como Chile, Argentina, e Canadá. Desde 2007, estuda Filosofia e Criminologia na Universidade de Toronto, e é também instrutor do "Center for International Experience" da mesma universidade. [ email ]

  1. berenice disse:

    · Responder

    Olá gostaria de uma informação . Minha filha faz nutrição no Brasil , esta na metade do curso..e esta querendo estudar no Canadá ..foi informada que tem universidades que aceitam algumas cadeiras feitas caso esteja na grade curricullar…Isso é verdadeiro ? Sabe me dizer onde tem curso de nutrição , em que cidades..e qual o valor em media anual ? È pago por semestre ou por ano…se puder me auxiliar…esse valor é a vista ?aguardo obrigada

  2. Saudações Bruno,
    Antes de tudo quero agradece-lo pelo artigo, que é muito elucidativo!
    Tenho intenção de fazer um College no início de 2016. Para ingressar em um college público, você sabe quais são os pré – requisitos?
    Você poderia me indicar sites de colleges públicos?
    Muito obrigado pela atenção!
    Tenha uma boa semana!
    Tchau!

    Leonardo Osorio

  3. Olá Bruno,
    Gostei da matéria, Sou formada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia, gostaria de saber se existe essa formação no Canadá?

    Desde já Grata.

  4. Mariana Peralta disse:

    · Responder

    Olá, já pesquisei sobre medicina no Canadá e percebi que é bem complicado conseguir validar um diploma, por exemplo, Brasileiro, lá. Então levaria menos tempo tentar entrar em uma Universidade Canadense? Como é o processo?
    Agradeço a atenção e aguardo resposta.
    Obrigada.

  5. […] finalizar, separei duas matérias muito legais sobre faculdade no Canadá e as diferenças entre College e University para se aprofundar no […]

  6. Milton Ferraz disse:

    · Responder

    Nossa fiquei feliz em saber que vc e de santo André também sou estou querendo passar uma temporada em quebec com a familia estão precisando de enfermeiros estou aprendendo francês gostei do seu blog e dos comentários valeu .

  7. Olá Bruno, Muito bom o sei artigo. Gostaria de saber se no caso do curso Técnico em Enfermagem que aqui no Brasil tem duração de 1 ano e meio, realizado por Escolas Técnicas ou pelo próprio Senac, como são reconhecidos no Canadá e se quisesse fazer um curso nessa área poderia fazer no College ou não conta como curso Tecnológico aí? Estou perguntando pq nos EUA este curso é oferecido pelo Community College.

  8. oiiii eu sou o nathan residente de angola
    estou no ensino medio de economia gostaria de saber se tem economia la em canada

  9. Olá Bruno, boa noite!

    Sou estudante de Fonoaudiologia e gostaria de imigrar para o Canadá depois que eu formar. Tenho o plano de fazer Medicina na Universidade de Toronto. Conversei com algumas pessoas que indicaram que seria melhor fazer um College primeiro. O que vc me indica? Com o visto de imigrante consigo o subsídio do governo?

    Obrigada!

  10. Caroline disse:

    · Responder

    Olá Bruno, estou me formando agora em Direito e gostaria de fazer algum curso no Canadá, que seja uma pós, MBA ou mestrado. Você sabe me dizer onde posso encontrar informações acerca do tema?

  11. Laurindo Benjamim disse:

    · Responder

    E aí man! curti o teu post as suas declarações mas tenho algumas perguntas. Tenho interesse em estudar em uma das universidades do canada mas não sei quanto me custaria um curso por exemplo de ciências da computação ou engenharia informática. Esses cursos geralmente estão avaliados em quantos dólares?

  12. jumarli alves da silva disse:

    · Responder

    sou brasileiro e estou morando em montreal, sou residente permanente
    e tenho o ensino médio,gostaria de saber se preciso passar pelo colégio antes de ir a universidade,desde de já agradeço
    e aguardo resposta,

  13. silvia c disse:

    · Responder

    Olá Bruno! Sua matéria foi ótima, muito esclarecedora. Faz um tempinho que estou pensando em fazer especialização no exterior. Curso odontologia e estou me formando. Como faço para me inscrever em alguma faculdade do Canadá? E o preço de uma especialização passa de 80 mil reais ao ano? um abraço!

  14. bruna bessa disse:

    · Responder

    Ola, tenho 18 anos terminei o ensino medio no brasil, fiz 3 meses de curso de ingles geral em toronto e tenho interesse em fazer um college, isso é possivel ou o college é util só para aquele que já possuem formaççao?

  15. Wagner disse:

    · Responder

    Olá pessoal, parabéns pelo site, muito útil!!!
    Gostaria de saber se os Colleges fornecem algum tipo de título de Bacharel em Business / Accounting?
    Sou formado em administração no Brasil e sou gerente de auditoria. Mas as vagas de emprego em Toronto pedem nível bacharel, e eu queria fazer o College. Tem alguma dica?
    Abs

  16. Leonardo disse:

    · Responder

    Olá Bruno,

    Sou formado em veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo e tenho residencia em veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, gostaria de saber se eu posso validar os meus diplomas no Canadá e assim exercer a profissão no Canadá? Se não for possível, como posso fazer?

    Desde já obrigado aguardo sua resposta

  17. Olá Bruno. Gostaria de saber como faço pra iniciar um mestrado no Canadá. Me formei em jornalismo e quero prolongar meus estudo no Canadá. Como devo proceder?

    Beijos

  18. Ana Luiza disse:

    · Responder

    Ola! Sou dentista e gostaria de saber qual o processo para fazer um mestrado em toronto. É possivel validar meu diploma no canadá fazendo um mestrado? Obrigada!

  19. Jessica disse:

    · Responder

    Olá, pretendo ir para o Canadá ano que vem, meu marido esta tentando conseguir um emprego lá, e teremos o visto canadense. Eu consigo estudar lá sendo subsidiada pelo governo, uma vez que eu li que pessoas que tem o visto canadense permanente tem os mesmos direitos de cidadãos canadenses? Outra duvida, pagamos o valor de qtos anualmente na university, já que é de graça a mesma, att.

  20. Ana Caroline disse:

    · Responder

    Boa tarde,

    Estava lendo seu post e como tenho um grande interesse em estudar no Canadá, tenho as seguintes dúvidas. Ao tirar o visto tenho a opção do visto para estudante, como me matricular numa universidade canadense sem antes estar no Canadá? Isso é possível?

    E, saberias me informar se bolsas de estudos, sem custo algum, existem no Canadá? Como poderia concorrer à uma?

  21. Luciana disse:

    · Responder

    Boa tarde,

    Gostaria de saber quais são as faculdades em Vancouver e se existe algum tipo de financiamento bancário para faculdade.

  22. Clariana Araújo disse:

    · Responder

    Oi, sou estudante de psicologia em são paulo, gostaria de saber o nome de algumas faculdades que tem o curso de psicologia, e quanto custa a mensalidade. obrigada

  23. BEATRIZ MARIA SERRA MONTEIRO disse:

    · Responder

    Olá Bruno!
    Tenho 2 filhas que estão fazendo curso de inglês em Toronto. Uma tem 23 anos, formada em Tecnólogo de gestão empresarial e a outra tem 17 anos só com curso médio. As duas tem dupla cidadania (Brasil/Portugal) estarão com residência em Okville, no período de 25-01 a 14-07-13. Pergunto:
    1) Onde minha filha de 23 pode se informar sobre uma pós na área dela (endereço em Toronto)?
    2) e a de 17, pode conseguir fazer um curso direcionado tipo college?

  24. Priscila disse:

    · Responder

    Ola, parabens e muito obrigada por sua atencao com todos que precisam de informacao. Gostaria de saber o seguinte… sou formada em gestao de turismo (tecnologo) no Brasil, gostaria de ir para o Canada para fazer uma pos em marketing ou algo que trabalhe em escola de estudantes internacionais, recepcionando e auxiliando nas dificuldades de adaptacao, teria alguma ideia de algum curso assim no Canada? Tenho a intencao de imigrar. SOube que eh possivel fazer uma pos, logo apos ganha o workpermit por 2 ou 3 anos e pode aplicar visto permanente no final do primeiro ano do workpermit, eh isso? Minhas duvidas principais sao: Quanto tempo tem que ser a pos para poder depois aplicar o visto permanente? O curso tem que ser os que estao no NOC list ou poderia ser um dos que citei acima?? Como que funciona esse processo? Muito obrigada mesmo, tem feito um otimo trabalho! abracos

  25. Valdemar disse:

    · Responder

    Olá!
    Estou fazendo faculdade no brasil, mas quero parar pra vir pro canadá, no caso eu teria chances de continuar minha faculdade ai ou terei que começar tudo denovo? E será que o fato de estar fazendo faculdade ajuda em alguma coisa, como no processo de obtenção do visto?
    Obrigado!

  26. Agnaldo M. disse:

    · Responder

    Tenho graduação em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Produção e Manutenção. Estou a procura de um mestrado no Canada. Sou casado e tenho 2 filhos menores de 12 anos. Qual a probabilidade de conseguir estudar e trabalhar lá? Você um “caminho das pedras” para me indicar? Obrigado.

  27. Guilherme disse:

    · Responder

    Boa tarde,

    Quero estuda arquitetura em uma universidade do Canadá pois ja pensava em ir para la depois, mais como o sistema metrico e o estilo de casas sao diferentes dos daqui, me enteressei em ir estudar ai, estou pensando em tirar residencia permanente e tenta fazer a universidade ai.

    Sera que consigo ? se nao se eu for so pra estudar conseguiria me sustenta ai ? a faculdade disponibiliza campus para estrangeiros ?

    Grato pela atenção

    Guilherme Magalhães

  28. Anderson D´Elia disse:

    · Responder

    Olá,

    Sou graduado no curso de sistemas de informação (4 anos), tenho 7 anos de experiencia na minha area de formação, tudo com carteira assinada.

    Quero ir me aperfeiçoar no Canada (vancouver), mas tenho duvidas se eu faço 1° um College e depois uma pós graduãção na minha area.

    O que você me indica?

    Obrigado!

  29. Olá, estou cursando Engenharia Mecânica, e quero ir para o Canadá logo que me formar, será que consigo validar esta graduação?

    Se puder resp. em meu e-mail lhe agradeço.
    Att…

    robinson@tuper.com.br

  30. Rodrigo disse:

    · Responder

    Olá Bruno, bom dia.

    Estou querendo continuar meu curso de engenharia mecânica no canada, e estava querendo saber quais seriam as melhores faculdades de língua inglesa na área da mecânica e se existe alguma especializada em automobilística.

    Falando com alguns amigos, eles me falaram que as faculdades também são bem voltadas para a pratica, tendo a teoria não tão focada quanto a maioria das faculdades brasileiras, é verdade ou ele se confundiu com um ‘college”?

    Muito Obrigado.

  31. michael disse:

    · Responder

    ótimo artigo, quero fazer o curso para piloto de avião, devo procurar que instituições ai no canada?

  32. Guilherme disse:

    · Responder

    Olá Bruno, bom dia!

    Sou estudante de Direito aqui no Brasil, e, estando prestes a concluir o curso, gostaria de saber informações acerca das possibilidades da carreira jurídica no Canadá. Primeiramente, vc sabe me dizer quais são as possibilidades de cursar LLM em Toronto? Existe esse tipo de curso oferecido pela UoT? Caso exista, qual o efeito dele, mestrado, pós-graduação, college? Além disso, vc sabe me dizer quais são os requisitos para um bacharel em direito no Brasil conseguir exercer a profissão no Canadá? Seria algo semelhante à aprovação na BAR (EUA)?

    Desde já muito obrigado, e parabéns pelo blog!

    Grande abraço,

    Guilherme

  33. valdenize disse:

    · Responder

    oi bruno, sou estudante do curso bacharel em enfermagem aqui no brasil to no segundo ano de faculdade e queria mudar pro canadá e continuar cursando em alguma universidade de lá é possivel ? vou poder continuar o curso normamente ou terei que iniciar tudo de novo ? e a respeito da pós graduação qual a duração para o curso de enfermagem ? obrigado, beijo!

  34. Ricardo disse:

    · Responder

    Olá! muito boa tarde, daqui o jovem Ricardo Pedro. Quero saber uma vez que só estrangeiro quanto pagaria numa universidade em Canada por um curto de tempo reduzido de 6 meses curso profissional. E por favor saber quais os cursos tecnicos profissionais que a vossa instituição dispõe. Obrigado e esperando a vossa resposta.

  35. Betina disse:

    · Responder

    Oi Bruno, terminei o ensino médio, o terceiro colegial, e estou pensando em ir fazer Relações Públicas por 2 anos no Canada, num College. Gostaria de saber se quando eu voltar para o Brasil este diploma é reconhecido ? Você sabe me dizer se eu consigo uma colocação aqui no Brasil com este diploma ?? Seria melhor o curso de 3 ou 4 anos para reconhecimento aqui no Brasil ???

  36. Ola, sou farmacêutica estou indo para o Canadá no próximo dia 20 para ficar 30 dias. Gostaria muito de saber se existem cursos na área de saúde de curto prazo!

  37. Vitor Aguirre disse:

    · Responder

    Ola Bruno;

    Preciso que me ajude com umas informações, por favor.
    Estou terminando minha graduação, faco odontologia e estou me preparando para ir para o Canada, mais especificamente Toronto. Gostaria de saber como faco para validar meu diploma ai? Tenho enorme interesse em Fazer especialização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e vi que caso eu estude ai que não preciso validar uma vez que seria automático com minha entrada numa especialização, isso eh correto? Qual o custo de uma especialização? Vi que o governo ajuda caso tenha a residencia permanente, correto? Por ser da área de saúde eh muito mais fácil conseguir essa residencia, correto? Minha esposa eh espanhola e meu filho Britânico, isso ajuda em algo? Ela eh mestre em logística…
    Como esta o custo de vida ai? Qual uma media salarial na minha área ai? Durante a especialização posso trabalhar sem problema?

    Me de uma forca nisso e no que mais você achar interessante me ajudar/falar…

    Te agradeço imensamente…

    Vitor

  38. obrigado por esclarecer minhas duvidas e parabens pelo site….

  39. Eliana Cosendey disse:

    · Responder

    Parabéns pelo site!!

    Olá Bruno!
    Eu estou no 1º período de Enfermagem (2012.1). Meu esposo irá se formar em Psicologia no 1º semestre de 2014. Ele quer continuar os estudos por lá, fazer um mestrado. Porém, nesse período, eu ainda estarei cursando o 5º ou 6º semestre da faculdade. A minha dúvida é: quais as possibilidades de dá continuidade ao curso de Enfermagem no Canadá?

    Grata*

  40. Guilherme disse:

    · Responder

    Primeiramente gostaria de dar os parabens ao site que com certeza e uma dos melhores que ja visitei falando sobre o canada, muitas dicas uteis, o pessoal sempre respondendo as duvidas e muito mais, parabens mesmo.

    A minha duvida e a seguinte, se eu resolver fazer um curso de graduacao ou pos graduacao no canada, quanto tempo eu tenho que morar la para receber o permanet resident status?

    obrigado desde ja

  41. Carlos disse:

    · Responder

    Estou me formando em breve em PUBLICIDADE E PROPAGANDA e gostaria de saber como essa area é vista no CANADÁ?

  42. oi Bruno, estou na mesma situação que o Caio. Tenho 19 anos e quero cursar todo o ensino superior no Canadá. Gostaria de saber se a University of Toronto oferece o curso de administração e se tem um limite de vagas para estudantes internacionais…
    obrigado

  43. Martha disse:

    · Responder

    Olá, tenho especialização brasileira em humanas, lato sensu, como classifico isso num currículo a ser enviado para o Canadá?
    Obrigada!

  44. Oi Bruno, gostei muito do site, e eu queria pedir uma informação realmente valiosa. Eu tenho 17 anos e penso em fazer todo o ensino superior no Canadá. Eu procurei muito sobre isso e também não encontrei nada muito certo. Pode ajudar? Obrigado =]

  45. daniela disse:

    · Responder

    oi,bruno
    voce tem ajudo muitas pessoas quem sabe voce me orienta,tenho vontade de morar no canada ,vancouver,para estudar e ficar permanente.como consigo o visto para permanencia ,eu entro como estudante e peço o visto,sobre universidade ou college ainda estou um pouco confusa,gostaria de estudar teologia qualquer informação será bem vinda

  46. Felipe disse:

    · Responder

    Oi Bruno,

    O sistema de ensino canadense conta com cursos noturnos equivalentes ao ensino superior brasileiro.

    Abraço,

  47. Luiz Guilherme Ueda Ussui disse:

    · Responder

    Olá, atualmente estou cursando engenharia civil no Brasil, e gostaria de ter alguma experiência fora do país. Como vi, existe a graduação em engenharia civil na University of Toronto e me interessei em cursá-la. Qual seriam os requisitos para poder iniciar a graduação? É muito complicado?

    Obrigado.

  48. Eric Andrade disse:

    · Responder

    E ae cara! Seguinte, tenho 18 anos e quero fazer TODO o meu ensino superior no Canadá, ou seja, não precisar entrar em uma faculdade aqui para fazer um intercambio e depois voltar.
    Já pesquisei muito sobre cosias que são necessárias para ir para lá, mas na encontrei nada que me disse-se “SIM, DA PRA FAZER TODO O ENSIONO SUPERIOR NO CANADÁ” .
    Quero cursar college na VCAD (Visual College of Art and Deseign of Vancouver) em Vancouver, irá eu e mais duas pessoas (que estudarão em outra instituição) que farão o mesmo que eu.
    Nós queríamos saber como funciona matrícula, se há faculdade pública, como fazer contados com elas, e qualquer outra cosia importe para ir de fato para lá. Dinheiro nós temos, e inglês também, só precisamos da “faísca para a acender o fogo” mesmo.
    Ah, e outra, depois de terminar o college (trabalhando é claro) pretendo tirar visto de cidadão permanente, o que de fato tem peso para eu conseguir? Não sei nada de francês, mas sei que vou ter a idade perfeita para ganhar a nota máxima nesse quesito.

    Obrigado ae, e desculpa estar falando de outra cidade, mas é que já estou a um tempo correndo atrás, pesquisando, sem resposta.

    Abraço brother!

  49. renata barros disse:

    · Responder

    Olá Bruno, parabéns pela materia…bem valida e tira bem as nossas dúvidas. O meu caso é o seguinte: Fiz um Master em Teoria e História da Arquitetura em Barcelona, na UPC (uNIVERSIDADE pOLITECNICA DA CATALUNYA)….muito boa e conceituada faculdade. No Brasil a burocracia é tanta que para convalidar como mestrado eu teria que passar por uma banca, apresentar o trabalho e traduzir milhoes de documentos. Queria saber a possibilidade de cursar um doutorado aí nessa área ou mesmo um mestrado (se o meu diploma nao for aceito como tal). Meu master estaria qualificado como o que? É possivel ganhar bolsas para estudar aí? qual o procedimento que deveria passar para conseguir? Tenho vontade de viver em Vancouver e nao voltar mais pro Brasil…entao a ultima pergunta que tenho: seria possivel conseguir um visto permanente aí ? quais seriam os procedimentos?…
    Me desculpe tantas perguntas……se puder ajudar serei muito grata.

    obrigada já pela atençao!

    • Renata, se você tem bacharelado e mestrado, como disse, não vejo o porque de você não conseguir fazer um doutorado aqui no Canadá. Claro, dependendo da universidade o processo seletivo pode variar do competitivo até o extramamente competitivo, então se você vai conseguir ou não depende da sua aplicação. Não acredito que seria tão complicado como no Brasil, mas claro, você teria de apresentar diploma e histórico escolar da sua graduação e pós-graduação e as traduções em inglês. Quanto ao processo seletivo e bolsas de estudo isso são coisas que você pode se informar com as instituições de seu interesse. E visto permanente? Que tal você dar uma boa olhada aqui no OiToronto, com certeza encontrará artigos que possam te ajudar.

      Boa sorte!

    • hendson disse:

      · Responder

      Ola vc vai achar tudo de estudo e trabalho e imigração no site canadaparabrasileiros.com

  50. Dionatas Vargas disse:

    · Responder

    Tudo bem Bruno,

    estou iniciando o meu processo de imigração para o Canadá, Quebéc, já estou com a documentação toda disponivel para envio ao consulado no Brasil, porém tenho algumas dúvidas sobre a minha formação e o mercado de trabalho lá, vamos a elas:

    1º Formado em Tecnologia em Comercio Exterior;
    2º Formado em MBA em gestão empresarial (FGV) Fundação Getúlio Vargas;
    3º Faço a 1 ano e meio curso de francês no Brasil;
    4º Fiz um curso de frances intensivo de 1 mês em montreal neste ano;

    gostaria de saber sobre as chances possiveis em relação ao minha graduação que é tecnologia em comercio exterior, e se o MBA que fiz na FGV teria alguma importância na hora que fosse procurar emprego ai em Montreal?

    Desde já agradeço, acho que eu estou é muito ancioso mesmo…hehehe,,,abracos

    • Dionatas, você só precisa saber se seu MBA será reconhecido em Quebec, o que eu acho que sim. Com certeza alguns empregadores aceitarão o fato de que você cursou MBA no Brasil. Já outros, talvez pedirão um reconhecimento oficial de alguma universidade do Canadá, ou algo do tipo…

  51. Adriana disse:

    · Responder

    Olá Bruno,

    Primeiramente, parabéns pela matéria, tirou várias dúvidas!
    Embora eu tenha pesquisado “minha pergunta” no site oficial do Consulado Canadense, continuo em dúvida…

    Sou psicóloga e tenho 2 pós “lato sensu” no BR. Como posso saber se essa
    graduação (todos os créditos) é reconhecida no Canadá? Digo, poderia eu exercer minha profissão lá? Se não, o que devo fazer p/ tal? Vc saberia me dizer o processo?

    Desde já agradeço a atenção!
    abraço,

    • Elaine disse:

      · Responder

      Oi Adriana, estou com a mesma dúvida e pelo tempo que postou pode ser que já tenha tido a resposta. Pelas pesquisas que fiz, para atuar na área clínica, precisa mestrado ou doutorado, mas para atuar na área social (meu caso) precisa apenas o diploma. Minha dúvida na verdade refere-se a como posso validar meu diploma para poder aplicar às vagas na área social. Obrigada.

  52. Mariana Costa disse:

    · Responder

    Olá! Fiz um intercmabio de um mês agora em julho em Toronto e foi a melhor época da minha vida. Só assim a gente percebe como o Brasil é injusto. Agora estou pensando em ir pra Toronto depois que formar (final de 2012) para fazer um college na área de produção de eventos (culturais), estou cursando Relações Públicas.

    Já estou sabendo da OSAP e tudo o mais….mas é possível chegar e já conseguir emprego na área com o college? Eles te direcionam ao emprego ou você tem que ralar? Porque já queria algo para começar a pagar moradia, transporte e tudo o mais porque também não quero sugar dinheiro dos meus pais.

    Obrigado!

  53. waldemir disse:

    · Responder

    Ola Bruno, tudo bem?

    Qual a sua opinião sobre fazer o curso de economia no Alexander College (British Columbia)?

    Desde já agradeço a ajuda.

  54. Junior disse:

    · Responder

    Ola Bruno, td bem?

    eu pretendo ir para Toronto ano que vem, ficar uns 6 meses e gostaria de fazer algum curso na área de TI, trabalho com alta plataforma, mainframe, Cobol, náo sei se voce conhece, gostaria de saber se conhece cursos de tecnologia que poderia fazer ai? o q vc indicaria? como funciona ? se puder me ajudar, eu agradeço.. fico no aguardo, obgdo e abçs..

  55. Leonardo disse:

    · Responder

    Fala Bruno! Muito bom o post, realmente tirou minhas dúvidas sobre o que é o que, pois eu estava muito confuso por causa do que já vi nas definições dos EUA.
    Atualmente estou morando em Toronto faz 2 meses e vim para cá à procura de uma pós-graduação. Sou formado em Marketing no Rio de Janeiro.
    Vi os cursos de “International Marketing” da Humber e “Global Business” da Seneca e da George Brown (que tem boa parte da grade em marketing) e gostaria de saber se, ao pegar o meu diploma ou certificado, não sei ao certo, eu conseguiria voltar ao Brasil para trabalhar e apresentar meu curriculo como “pós-graduado” ou seria apenas mais um curso de especialização? Achei mestrados nas universities daqui (U of T, York, etc.) em Management também com um bom foco em marketing. Na sua opinião, o que você acha que seria melhor pra mim?
    Obrigado mais uma vez pela ajuda aí!

    • Leonardo, basta saber se os cursos que você olhou são denominados de “post-graduate” ou não, e se não forem, tecnicamente você não é pós-graduado. No entanto, muitas pessoas que completam esses cursos aqui se dizem pós-graduados quando retornam ao Brasil…

      Agora, se o empregador pedir “prova” de que o curso que você fez foi de pós-graduação de fato……

  56. Rafael disse:

    · Responder

    Ola Bruno!
    Primeiramente parabens pela materia! Parece que nao sou o unico com duvidas por aqui!
    Minha duvida e um pouco diferente:
    Sou formado em Ed. Fisica no Brasil, porem quero estudar por aqui tambem.
    Sou residente permanente e na verdade estou pensando em mudar de area.
    Ja me certifiquei que posso fazer um International Business Posgraduate course na George Brown.
    Em termos de curriculom, voce acha que seria interessante fazer essa pos (1 ano) numa area totalmente diferente da minha, ou seria melhor que eu fizesse o College (2 anos).
    Na verdade estou interessado em usar isso no Brasil no futuro!

    Acho que essa duvida e mais um conselho do que duvida ne… De qualquer forma obrigado Bruno!

  57. Emerson disse:

    · Responder

    Muito bom este post. Parabens

  58. Olá Bruno, gostei muito da matéria.

    Tenho uma dúvida. Li em um forum que para cidadãos canadenses e imigrantes com residência permanentes que não tem condições financeiras, podem fazer um college ou university com uma parte do custo financiado pelo governo, e o restante eles podem pagar seis meses após arrumarem emprego. Ísso é verdade, meia verdade ou mentira?

    Desde já, agradeço!

    • Louise disse:

      · Responder

      Louise, é verdade! Trata-se do OSAP (Ontario Student Assistance Program). Este é um sistema de empréstimos do governo provincial que, baseado na renda do aluno, pode chegar a cobrir os custos não só do “tuition”, mas também dos livros, transporte, etc…

      O aluno começa a pagar de volta toda a quantia que lhe foi emprestada com pequenas prestações seis meses depois de se formar…

      • Obrigada por responder, Bruno! Bem interessante, já que além da mensalidade,
        outros detalhes também estão inclusos. Mas enfim, pelo que entendi, após seis meses de conclusão de curso, o estudante tem que pagar a quantia total do curso, e não somente uma parte, certo? O governo somente empresta.Você acha que vale a pena?
        Te faço essa pergunta porque ano que vem entrarei no processo de imigração, sou formada em jornalismo, tenho experiência em fotografia, e em fevereiro deste ano fiz quatro aulas de workshops no Henry´s Photo School em Toronto (já voltei ao Brasil). Estive pensando em uma maneira de facilitar a busca por emprego aí, quando eu voltar como imigrante, que ao meu ver, seria fazer um college em fotografia. Acredito que apenas com meu diploma de jornalista, seria muito difícil conseguir um emprego em um estúdio fotográfico, por exemplo.

        Obrigada pela atenção, Bruno.

        • Louise, o aluno não paga a quantia total do curso 6 meses depois de sua formação, mas sim efetua o primeiro pagamento, a primeira parcela. Por exemplo, se o OSAP te emprestou CA$30 mil ao longo dos 4 anos de sua faculdade, vc devolve estes CA$30 mil mais um juros (que é relativamente baixo) com parcelas cujo valor vc negocia com o governo. A parcela pode ser baixa, como CA$200 mensais, ou pode ser alta. O problema, claro, é que vc pode levar anos e anos e anos para pagar sua faculdade…

          Sobre fotografia, o Sheridan College oferece um bacharelado em fotografia que tem duração de 4 anos, me parece ser excelente, veja o link abaixo:

          http://www.sheridancollege.ca/programs%20and%20courses/full-time%20programs/programs%20a-z%20index/applied%20photography.aspx

          Boa sorte!

          • Louise disse:

            Obrigada pela explicação e pela dica, Bruno! Realmente o curso parece ser ótimo e bem completo. Na Sheridan também tem curso de inglês para imigrantes, com duração de um ano. Achei super válido como o primeiro passo para quem ainda não tem fluência.

  59. Olá Bruno,
    Vou começar meu College na George Brown em Setembro (Computer Systems Technician). Sou estudante internacional e como você já citou estou pagando o dobro do valor do curso….
    Minha pergunta é se é possível aplicar para permanent resident através do Canadian Experience Class antes do término do curso. E se você tem conhecimento/informações de alguém que conseguiu permanent residence através desse programa (fácil, complicado etc.)
    Obrigado desde já!

  60. Ola,

    estou me formando em engenharia civil e tenho interesse em ir pro canada. Gostaria de saber se meu diploma sera reconhecido lá? Obrigado, se alguem puder me ajudar agradeço!!!

  61. Jessica disse:

    · Responder

    Olá.
    Fazendo college (no caso general business) no canadá, será reconhecido no Brasil? como técnologo?
    Faço faculdade aqui no BR mas percebi que não é o que quero e estou pensando em começar em janeiro esse curso de dois anos no Seneca College. A minha dúvida é se terei dificuldades pra conseguir emprego depois no BRASIL.
    O que você acha? Obrigada!

  62. Frederico kellen disse:

    · Responder

    Boa Tarde,
    Sou de portugal e estou a terminar o meu mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Estou interessado em tirar uma Pós-graduação de 1 ano no Canadá e ficar por lá a trabalhar. Existem Pós-graduações de 1 ano?? Quanto custam??
    Obrigado

  63. Mariana disse:

    · Responder

    Olá Bruno,

    Quais as diferenças entre um Undergraduate, um Graduate e um Continuing Studies?
    Como eu identifico um curso de Mestrado como esses que existem no Brasil?
    Eu sou bacharel em Cinema e gostaria muito de continuar meus estudos no Canadá. Atualmente moro em Vancouver mas penso em me mudar para Toronto.

    Obrigada.
    Mariana

    • Olá Mariana, vamos lá…

      Undergraduate – graduação, bacharelado.

      Graduate – pós-graduação, geralmente stricto sensu, como Mestrado e Doutorado. Pós-graduações lato sensu geralmente são chamadas de post-graduate.

      Continuing Studies – cursos de curto prazo que geralmente não tem cunho acadêmico de fato.

      Como você procura mestrado em Cinema, recomendo a Ryerson University. Mas acredito que as outras universidades (Toronto, York) também oferecem programas de mestrado em Cinema. Talvez você encontre algo em colleges também, como Humber e George Brown.

      Boa sorte!

  64. Eduardo Gauw disse:

    · Responder

    Boa tarde.

    Gostaria de se possível retirar algumas duvidas com o senhor, sou tecnólogo em mecatrônica industrial pelo Senai, e pretendo continuar meus estudos em Engenharia Mecânica, mas tenho muita vontade de ir morar no canada.

    Vamos as perguntas.

    No Canadá existe mercado para o tecnólogo nessa área?

    Existem faculdades de engenharia no período noturno? (pois como pretendo ir para trabalhas, só poderia cursar nesse período).

    Muito obrigado.

    • Eduardo, pelo que sei, há sempre necessidade de mão de obra especializada no Canadá, portanto, imagino que deve haver sim oportunidades para tecnólogos. Quanto a sua questão sobre faculdade de engenharia, aqui não funciona desta maneira, diurno, vespertino e noturno. Você pode cursar a universidade em período integral ou parcial, mas as matérias podem ser a qualquer hora do dia…

      boa sorte!

      • Eduardo Gauw disse:

        · Responder

        Oi Bruno, tudo bem?
        Antes de tudo, gostaria de agradecer pela resposta, muito obrigado!
        O senhor me disse que os cursos podem ser em horário integral ou parcial, escolhendo o parcial, posso escolher em que horário pagarei as matérias (se houver oferta claro)? Ou sou obrigado a seguir o que faculdade me destina?
        O senhor conhece pessoas que trabalham e fazem faculdade no Canadá? Se sim, poderia me fornecer contato, ou intermediar uma conversa para que eu possa me informar melhor sobre o assunto? Acha possível trabalhar e fazer faculdade ai no Canadá?.
        Desde já agradeço pela resposta, muito obrigado!
        Passar bem.

  65. Marília, caso vc consiga a transferência para uma universidade aqui no Canadá, você teria de fazer dois anos aqui para poder se formar. As universidades aqui aceitam que o aluno tenha feito no máximo metade do curso em outra instituição. Como a maioria dos bacharelados são de 4 anos, você teria de fazer no mínimo dois anos aqui…

    Quanto ao processo de transferência, etc… vc pode ler este artigo:

    http://oitoronto.com.br/14325/transferir-se-para-college-em-to-e-complexo-porem-possivel/

    Boa sorte!

  66. Marília disse:

    · Responder

    Oi Rodrigo,

    Parabéns pelo artigo! Queria uma opinião. Apenas hoje decidi pesquisar um pouco sobre a idéia de cursar um semestre ou final da minha faculdade fora.

    Explicando: Atualmente curso o quinto semestre de Adm no Mackenzie, sei que a faculdade oferece algumas bolsas para fora do país, mas acredito que eu não me encaixe nos pré-requisitos já que trabalho muito e nao tenho uma média tão alta. Pesquisando nos sites, aparentemente os valores anuais são bem próximos daqui do Brasil.

    Pensei em ir para o Canada, fazer um curso de inglês intensivo (já morei fora, mas por nao utilizar ingles acredito que precise estudar um pouco mais para cursar faculdade fora) e tentar uma transferencia para uma faculdade no Canada e finalizar meu curso.

    É possível? Seria mais fácil tentar transferir minha faculdade do Brasil para o Canada ja estando aí ou direto daqui? Consigo finalizar minha graduaçao ou apenas cursar um semestre?

    Desde já,

    Obrigada!

  67. Rodrigo disse:

    · Responder

    Olá Bruno

    Estou para me formar no mestrado em sociologia aqui no Brasil e gostaria de fazer o doutorado também em sociologia na Universidade de Toronto. Procurei essa informação em vários lugares mas não encontrei… sabe quanto iria me custar para cursar esse doutorado? E eu posso fazer o processo daqui do Brasil?
    Muito Obrigado e muito útil o post, essas informações eu só consegui encontrar aqui!!
    Abraços

    • Rodrigo, todas as informações que você precisa (desde a dinâmica do curso, até o processo de aplicação) para fazer doutorado em sociologia na U of T você encontra aqui: http://www.sociology.utoronto.ca/graduate.htm

      Você pode sim fazer o processo dai do Brasil, e eu não sei o custo para alunos internacionais. Se você tiver residência permanente, a idéia é que não se tenha nenhum custo, pois se é aceito no programa de doutorado, automaticamente recebe diversas bolsas de estudo. Pode ser que haja bolsas para alunos internacionais também, ou talvez seja algo que você preciso procurar ai no Brasil. Mas isso você pode se informar com eles…

      boa sorte!

  68. Rodrigo disse:

    · Responder

    Oi Bruno,

    Eu estou com vontade de fazer um curso de pós-graduação na área de business no Canadá. Porém, ao olhar os sites das faculdades eles disponibilizam apenas MBA. Eu encontrei apenas uma universidade em Britsh Columbia que conta com cursos de Post-Baccalaureate. Você saberia me informar se as universidades de Ontario possuem esses cursos também?
    Muito obrigado.
    Rodrigo

  69. Kantynho disse:

    · Responder

    E quanto ao tecnologo do Brasil? Aqui é válido como curso superior até para prestar concurso, apesar da formação curta de 2 anos e meio. Se parece muito com o College que você descreveu, mas um curso de tecnologo seria reconhecido no Canadá?

    • Kantynho, a formação de tecnólogo se parece muito com o College sim. Por isso, acho que você não teria problema em realizar um pós aqui no Canadá, por exemplo, ou até mesmo arrumar um trabalho na área, desde que exija apenas um Diploma ou Certificado de College. Não sei se seria possível você reconhecer de fato seu diploma aqui, mas como disse, acho que não seria necessário para realizar uma pós ou arrumar um trabalho…

  70. Oi Bruno! eu me mudei para o canada esse ano.. tenho permanent resident card. estava vendo que para eu fazer college em seneca eu preciso ter uma certa nota no toefl ou no ielts certo? queria saber se apos concluir o college aqui no canada, se eu posso fazer pos no brasil? Obrigada

    • Liana, você precisará ter certa nota em prova de proficiência de idioma sim, como TOEFL ou IELTS, para ingressar em qualquer University ou College. A nota mínima varia de instituição para instituição portanto é necessário se informar com as próprias escolas.

      Quanto a possibilidade de fazer pós-graduação no Brasil, é possível sim! Isso também vai variar muito em cada instituição. Mas, no geral, se você concluir o College com um Diploma ou Certificado, terá de encontrar uma pós no Brasil que não exija que o aluno tenha um bacharelado…

  71. Lorena Foureuax disse:

    · Responder

    Ola Bruno… obrigado pelas informacoes!!! Bom soube da necessidade de enfermeiros ai no canada, estou formando este ano e gostaria de fazer uma especializacao ai no canada. Onde devo procurar? nos cursos de colleges??? Estava totalmente perdida pois achei que colleges eram cursos de graduacao e pelo que pude perceber sao de especializacao?.. Sao como as pos-graduacoes daqui??? Gostaria de um conselho ??? O que devo procurar?? Colleges ou cursos de postgraduate?
    Obrigado!!!
    Lorena V. F.

    • Lorena, graduação em enfermagem no Canadá é possível fazer tanto em colleges quanto universities. Como você já está terminando sua graduação em enfermagem, e está interessada em fazer uma especialização, você deve procurar colleges, pois universities oferecem apenas mestrados e doutorados.

      Por exemplo, nest link você encontra todas os cursos de enfermagem oferecidos pelo George Brown College: http://www.georgebrown.ca/nursing/programs.aspx

      Boa sorte!

  72. Guilherme disse:

    · Responder

    Ainda, tenho 4 anos de universidade em marketing no Brasil e logo depois fui pro Canadá fazer o college.

    Já que eu fiz a universidade e o college, devo ingressar em uma pós-graduação ou MBA no Brasil ou não tem necessidade??

    Pensei em fazer um MBA em gestão de negócios, mas pelo nome do curso e matérias parecidas achei que seria o mesmo curso que vi no college em Toronto

    oq vc me aconselha?

    obrigado

    abs

    • Oi Guilherme, se você me passasse o nome do College que estudou poderia te dizer com mais precisão, mas seu curso provavelmente serve como uma “especialização” e nada mais; um complemento a sua formação. Certamente não é um MBA, já que um MBA é um Mestrado e no Brasil, por exemplo, é cursado em universidades.

  73. Guilherme disse:

    · Responder

    Olá!

    Meu nome é Guilherme e morei em Toronto por 1 ano e meio.
    Nesse período fiz um dos colleges canadenses em administração de negócios.

    Qdo voltei pro Brasil tive dificuldade de diferenciar esse curso no meu currículo, visto que o college é um curso de graduação no Canadá e esse curso de administração de negócios só é encontrado aqui no Brasil como curso de pós-graduação ou MBA como Gestão de negócios.

    Pergunta: Como posso colocar esse curso no meu currículo? graduação, especialização ou pós-graduação??

    Obrigado
    abs

  74. Bruno Tavares disse:

    · Responder

    Exatamente o que estava procurando! Estou com uma cartilha do Niagara College aqui comigo, tentando decifrar as diversas denominações para os cursos e seus correspondentes com o Brasil! Brigadão!

  75. Gostaria de participar do processo de selecao para imigrantes no Canada em Toronto no proximo ano. Para isso, e importante ter interesse em ingressar no college ou university? a proposito como eu faco para tirar as duvidas em relacao ao processo de imigracao. voces poderiam ajudar-me. Obrigado.

  76. Rafael disse:

    · Responder

    Excelente artigo!
    Simples, rápido e o mais importante, prático!!!
    Meus Parabens!

  77. Boa pergunta, Pedro. Um “certificate program” é tecnicamente mais rápido, mais específico, e portanto menos completo que um “diploma program.” Quando o seu curso não chega a um “diploma” por ser menos abrangente, o college te dá então um certificado. Mas, é verdade também, e especialmente para postgraduate programs Lato Sensu, que a terminologia “certificate” e “diploma” varia de provincia em provincia, e de college em college. Então pode ser que na verdade não haja diferença entre dois programas de dois colleges, apesar de um oferecer “diploma” e o outro “certificate.” Ai vai do que você estiver procurando. Talvez por isso você não notou diferença…

  78. Bem legal o post, parabéns! também tenho uma dúvida, qual a diferênça entre postgraduate certificate e postgraduate diploma? Eu sei que ambos são Latu Sensu, mas não consigo diferenciálos.

  79. Ola,
    Parabens, muito explicativo e organizado, tirou varias duvidas que eu tinha a respeito…
    Obrigada!
    =)

  80. Olá! Muito obrigado pelas informações!

    Poderia falar mais sobre o que seria no Canadá o que é pós-graduação no Brasil? Como são considerados os cursos de tecnologia (3 anos) existentes no Brasil? Seriam próximos aos Colleges?

    Obrigado.

    • Olá Diogo,

      Existem dois tipos de pós-graduação, “Stricto sensu,” como mestrados e doutorados, e “Lato sensu,” que são especializações profissionalizantes. No Canadá, pós-graduação Stricto sensu se faz na universidade, e Lato sensu se faz nos Colleges, onde se pode especializar para o mundo de trabalho. Cursos de tecnologia de 3 anos no Brasil estariam mais próximos aos Colleges, sim, mas creio que seria possivel fazer uma pós graduação Lato sensu aqui no Canadá tendo essa formação de “tecnólogo.” Em breve teremos um post sobre validação de diploma, etc…

      • Débora disse:

        · Responder

        O post sobre validação de diploma já saiu?

      • Mariana disse:

        · Responder

        Bruno, boa tarde.
        Estou indo para o terceiro ano da faculdade aqui no Brasil e estou pensando em fazer um college no Canada. Vi aqui no blog que eu precisaria de um visto de residente permanente para que possa financiar meus estudos com o governo, certo?
        Como devo proceder para conseguir este visto? Preciso estar matriculada em alguma college para facilitar o processo?

        Obrigada.
        Aguardo ansiosamente por resposta.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Leia também

Indo estudar inglês em Toronto
ABC do ESL – Concentre-se no seu idioma
Dicas quentíssimas para o estudante que vai passar um ano ou mais em TO
< Navegue aqui