OiToronto

Óleos saudáveis para cozinhar

por
- Post atualizado em: 6 Jul 2011

Pode ser óleo de coco, de linhaça, de sementes de cânhamo ou o tradicional azeite de oliva. Cada um deles, se consumido da forma correta, traz benefícios à saúde. Veja onde encontrá-los em Toronto e descubra por que o coconut oil é indicado para quem quer perder peso.

http://www.flickr.com/photos/85056813@N00/

Há muitos tipos de óleo no mercado, mas poucos são alternativas saudáveis na hora de cozinhar. E quais são eles? A resposta vai depender do método que você irá usar.

No forno

O óleo de coco (coconut oil) é um ácido graxo saturado que não se altera quando é aquecido. Por esta razão, é o melhor óleo para cozinhar. Também contém ácido láurico, que é convertido pelo corpo em monolaurina. É conhecido por ajudar no combate a vírus e bactérias que causam doenças como sarampo, herpes simples, gripe e pneumonia.Também foi relatado como redutor da carga viral do HIV. Para aqueles que estão preocupados por estarem acima do peso, uma boa notícia. O óleo de coco possui ácidos graxos de cadeia média, o que significa que ele é enviado para o fígado e convertido em energia imediatamente. Já os ácidos graxos de cadeia grande são depositados no corpo como gordura, o que acarreta o ganho de peso. O óleo de coco está sendo difundido como um grande defensor do sistema imunológico e promotor de perda de peso.

A segunda melhor opção é o ghee, tipo de óleo muito usado na Ásia e também conhecido como manteiga clarificada. Para fazer o ghee, é só aquecer manteiga sem sal até que a água seja evaporada, o que faz com que as proteínas sejam separadas. Ambos, ghee e manteiga, são gorduras saturadas que não são alterados pelo calor, como acontece com os óleos vegetais como o de girassol, por exemplo. Então, se você não é vegan e não tem problemas em comer produtos lácteos, manteiga é uma ótima opção. É rica em vitaminas A, D3, E e K, bem como em minerais como manganês, cromo, cobre, zinco e selênio (um poderoso antioxidante). Eu optaria por comprar manteiga orgânica para evitar ingerir hormônios e antibióticos que são diretamente injetados ou utilizados nos alimentado dos animais que não são criados de acordo com a regulamentação orgânica.

No fogão

Mais uma vez, eu opto por usar o óleo de coco em vez de outros óleos. Mas se você quer um sabor diferente, o azeite de oliva (olive oil) é uma boa opção. Utilize apenas fogo médio (ou baixo) para evitar super aquecer o azeite. Quando levado a altas temperaturas, o azeite pode queimar e se tornar oxidado ou rançoso, o que resulta na formação de gordura trans e radicais livres.

Em saladas

As melhores opções são óleo de sementes de cânhamo (hemp), de linhaça (flaxseed) e azeite. Os dois primeiros contêm muitos ácidos graxos e ômega 3, devem ser mantidos na geladeira e nunca devem ser cozidos ou aquecidos.

Dicas preciosas

Saiba como escolher e armazenar os diferentes tipos de óleo:

  • Óleo de coco: Orgânico bruto e extra virgem. Existem algumas marcas que conheço e recomendo como Artisana e Nutiva. Pode ser armazenado em temperatura ambiente. O óleo toma forma pastosa ou líquida em função da temperatura.
  • Manteiga: Orgânica e sem sal. Melhor mantida na geladeira.
  • Ghee: Orgânica. Se quiser se aventurar, você pode fazer seu próprio guee a partir de manteiga orgânica. Pode ser conservado em temperatura ambiente ou na geladeira.
  • Azeite: Orgânico, extra virgem e de primeira prensagem a frio (first cold pressed). Um bom azeite extra-virgem deve vir em frasco escuro ou, para evitar que se torne rançoso pelo contato com luz e calor, guarde-o em local escuro e fresco. Melhor quando refrigerado. Recomendo a marca Silver Leaf.
  • Óleo de linhaça e óleo de sementes de cânhamo: Extra virgem e de primeira prensagem a frio. Também devem vir em frasco escuro. A refrigeração é absolutamente necessária! Meus favoritos são Flora (óleo de linhaça) e Manitoba Harvest (óleo de sementes de cânhamo).

Em resumo, o óleo de coco é indiscutivelmente o número um entre os óleos de cozinha. Eu preparo tudo com ele e uso usando azeite apenas em pratos frios e óleo de linhaça ou de sementes de cânhamo para saladas.

Onde encontrá-los

Em quase todos os supermercados que vendem produtos orgânicos como Loblaws ou Metro. No entanto, eu gosto de apoiar as pequenas empresas locais e fazer minhas compras em mercados como The Big Carrot, na Danforth (há uma grande variedade de produtos); Qi, na Bloor e Christie (bons preços); Foods For Life, na Bloor com Runnymede (ótimos preços!) e Fiesta Farms, na Christie a duas quadras a norte da Bloor (produtos orgânicos e não-orgânicos).

Boa sorte em sua nova criação na cozinha!

Esta matéria também está disponível em inglês e espanhol.

Por: Laura Luis

Laura Luis tem 35 anos e nasceu em Buenos Aires, Argentina. Sua paixão pela natureza vem desde pequena acreditando que dela podemos tirar tudo o que precisamos para ter corpo, mente e espírito saudáveis. Estudou nutrição em Buenos Aires e em Toronto se formou como nutricionista holística pela Canadian School of Natural Nutrition. Laura vive aquilo que prega consumindo apenas alimentos orgânicos, promovendo a vida sustentável e difundindo esta idéia no intuito de construir um mundo melhor para futuras gerações. Atuando como Health Coach e Nutricionista Holística sua missão é ajudar pessoas a atingirem uma vida cada vez mais saudável através da alimentação e REconexão com o meio ambiente. [ email . website ]

  1. Soni M. Schumacker de Oliveira disse:

    · Responder

    olá eu estou com problemas de triglicerideos alto (muito alto) então acho que esta dica do óleo vale a pena brigadddddddddu

  2. adriana garcia disse:

    · Responder

    o oleo de coco eu posso aquecer normalmente, pois o azeite extra virgem perde todo seu principel ativo quando aquecido, o ole de coco é a mesma coisa se eu aquecer ele mais de uma vez ao dia .

    • Joao de Lima disse:

      · Responder

      O óleo de coco (coconut oil) é um ácido graxo saturado que não se altera quando é aquecido. Por esta razão, é o melhor óleo para cozinhar.

  3. Manoela disse:

    · Responder

    Muito interessante essa matéria!
    Estou em Toronto há uma semana e vou ficar por mais 6 meses. Gostaria de saber aonde encontro produtos brasileiros. Várias pessoas já me disseram que existem pequenas lojas que vendem coisas como: leite consensado, farinha…mas não sabem exatamente aonde ficam. Vocês sabem?

    Grata

  4. Salvou minha dieta e já mudou meu estilo de vida!!! ADOREI!!!

  5. Fábio K. Guimarães disse:

    · Responder

    Thanks Laura! Excelente post.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Leia também

ACT anuncia o fim de sua biblioteca
O brunch nosso de cada dia
Festival de lagosta retorna a pedido do público