OiToronto

Mais do que um simples nome

Martha Rangel por
- Post atualizado em: 22 jun 2011

Governo de Ontário revela os nomes de bebês mais registrados no ano passado. Brasileiros preferem nomes que possam ser pronunciados facilmente tanto no Brasil quanto no Canadá.

Esta fofura é a Alicia

Alguns dos nomes femininos mais populares em 2010 podem ser falados tanto em inglês como em português, sem alteração na pronúncia. Olivia foi o favorito das mamães e papais. Em segundo lugar ficou Emma, depois Eva, Emily e Isabella na quinta colocação.

A filha da brasileira Sandra R. que nasceu no dia 23 de novembro de 2010, quase recebeu o nome de Bella. “Acho lindo, adoro o nome Isabela, mas como já tenho uma prima e a filha de uma amiga com esse nome, daí pensamos em Bella, mas todo mundo perguntava se era por conta do filme “Twilight”, logo meu marido e eu desistimos. Depois fiquei em dúvida entre Alicia, um nome que acho meigo, ou Melissa, mas vi que este último estava muito na moda, já que conheço umas duas Melissas que nasceram só este ano (2010). Então acabei optando por Alicia, que foi o nome de uma aluna a quem ensinei português aqui, acho lindo, bem diferente, e mesmo assim fica fácil de se falar tanto em português quanto em inglês”, explica.

Já a desenhista gráfica, Ana Negretto escolheu para a filha que nasceu em abril o nome mais comum em Ontário, Olivia. “Eu não sabia que era um nome tão popular assim. Na verdade, quando fiquei grávida pela primeira vez, há quatro anos, tinha escolhido Olivia, caso fosse menina, mas acabou nascendo Thomas. Eu gosto muito desse nome, conheço apenas uma Olivia, que estuda com meu filho. Depois que minha filha nasceu foi que eu conheci outras três Olivias”, comenta bem-humorada. “Mas eu não me incomodo nem um pouco, o mais importante era que o nome fosse comum tanto para o Canadá, quanto para o Brasil, já que minha família é de lá e nós sempre viajamos”, finaliza.

E os meninos?

Já no ranking masculino, Ethan foi o mais registrado, seguido por Jacob, Matthew, Nathan e Joshua.

O casal Luciana e Moacir Mendonça não optou por Matthew por achar que o nome seria muito difícil de se pronunciar em português. ” Eu gosto muito de Mateus”, conta ela, “mas como seria complicado de ser pronunciado pelos canadenses, decidimos por Lucas. Tivemos o cuidado de também levar em consideração o sobrenome, imagine só Ethan Mendonca, e digo “ca” mesmo, já que aqui não se fala o cedilha? Não iria dar certo, além de que toda vez que fôssemos ao Rio de Janeiro seria muito difícil de apresentá-lo, aos amigos”, analisa. “Não gosto de Ethan ou Nathan por serem muito americanizados. Já Lucas é Lucas em vários cantos do mundo, tanto na Europa, quanto na Austrália”, completa.

E se você tivesse um filho ou filha aqui no Canadá, que nome escolheria para o seu bebê?

Martha Rangel

Por: Martha Rangel

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014. [ ]

Ver comentários

Classificados

img_3321_wide_editedQuartos para alugar na Lansdowne com Dupont

Promoções de dezembro! Vaga em quarto duplo a C$575 para homens ou mulheres, e em quarto triplo somente para mulher a C$500!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

Ciranda-Logo-2-2Expirado: Vagas abertas no board do Ciranda Brasileira

A equipe do Ciranda Brasileira tem a satisfação de anunciar a todos que temos duas vagas disponíveis no nosso Board. [LER]

ANUNCIE AQUI!