OiToronto

A hospedagem em casa de família canadense

por
- Post atualizado em: 8 jun 2011

Uma das principais preocupações de quem esta pensando em estudar na Canadá é a escolha do tipo de acomodação. Confira algumas dicas sobre homestay e saiba como evitar surpresas.

foto: http://www.flickr.com/photos/salihan/

As opções de hospedagem no Canadá são bem variadas e incluem residências estudantis e albergues, mas a mais comum entre os estudantes estrangeiros é a homestay, ou hospedagem em casa de família. Há muitas vantagens nesse tipo de hospedagem, principalmente para quem quer praticar o inglês em casa e conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida canadense. Geralmente as famílias são escolhidas considerando o perfil do estudante como, por exemplo, se ele tem alergia a cigarro ou animais. Eu por exemplo, sou alérgico aos dois!

Bom senso

Para conviver bem com uma família anfitriã, é necessário ter bom senso e não levar convidados para casa sem autorização, não ficar ‘pendurado’ no telefone, não tomar conta da televisão e não fumar dentro da casa. Outras regras básicas incluem avisar se não for voltar pra casa para jantar ou dormir, manter bons hábitos de higiene, tomar banhos rápidos e manter o espaço organizado.

Toronto é considerada pela ONU a cidade mais multicultural do mundo, então não se surpreenda se sua família anfitriã canadense for de origem filipina ou chinesa. Há famílias que estão interessadas no intercâmbio cultural, outras estão interessadas no retorno financeiro.

A experiência pode variar de uma completa imersão na família, como é o caso dos programas de longa duração como o high school, até algo menos pessoal, como o aluguel de um quarto.

É comum estudantes comentarem que as casas são distantes do centro.  Em Toronto, as famílias geralmente moram em locais mais afastados, mas próximos de estações do metrô. Isso porque é muito caro morar no centro, onde os apartamentos também são menores.

Flexibilidade ajuda muito

O preço para quatro semanas em uma homestay gira em torno de C$750 mais uma taxa de localização de família de C$150, que é cobrada pelas agências especializadas. Esse valor geralmente inclui três refeições ao dia, sendo que o almoço geralmente é um sanduíche e suco preparados para o estudante levar para a escola. É bom ter uma graninha pra comprar os produtos de que você gosta, fazer um lanche extra, etc.

Morar com uma família anfitriã pode ser a oportunidade de conhecer mais sobre o modo de vida local e praticar o inglês, ou simplesmente uma forma barata de hospedagem. O importante é que você saiba o que esperar e seja flexível para se adaptar ao novo ambiente.

Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e comentários na caixa abaixo.

Por: Magno Barros

Magno Barros é diretor da SKOPE.ca, empresa de viagens educacionais que representa algumas das melhores escolas de idiomas, universidades, colleges e high schools Canadenses no Brasil. Sua paixão por viagens educacionais começou aos 17 anos quando fez intercâmbio nos EUA, e continuou crescendo durante o tempo em que estudou na University of Guelph e fez cursos técnicos pelo mundo afora. [ email . website ]

Ver comentários

Classificados

img_3321_wide_editedQuartos para alugar na Lansdowne com Dupont

Promoções de dezembro! Vaga em quarto duplo a C$575 para homens ou mulheres, e em quarto triplo somente para mulher a C$500!!! Quartos compartilhados e privativos para alugar em casa de estudante totalmente mobiliada. Inclui tv à cabo, netflix, internet wi-fi de alta velocidade ilimitada, cozinha equipada, backyard com bbq e lavanderia. [LER]

Ciranda-Logo-2-2Expirado: Vagas abertas no board do Ciranda Brasileira

A equipe do Ciranda Brasileira tem a satisfação de anunciar a todos que temos duas vagas disponíveis no nosso Board. [LER]

ANUNCIE AQUI!