OiToronto

A hospedagem em casa de família canadense

por
- Post atualizado em: 8 Jun 2011

Uma das principais preocupações de quem esta pensando em estudar na Canadá é a escolha do tipo de acomodação. Confira algumas dicas sobre homestay e saiba como evitar surpresas.

foto: http://www.flickr.com/photos/salihan/

As opções de hospedagem no Canadá são bem variadas e incluem residências estudantis e albergues, mas a mais comum entre os estudantes estrangeiros é a homestay, ou hospedagem em casa de família. Há muitas vantagens nesse tipo de hospedagem, principalmente para quem quer praticar o inglês em casa e conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida canadense. Geralmente as famílias são escolhidas considerando o perfil do estudante como, por exemplo, se ele tem alergia a cigarro ou animais. Eu por exemplo, sou alérgico aos dois!

Bom senso

Para conviver bem com uma família anfitriã, é necessário ter bom senso e não levar convidados para casa sem autorização, não ficar ‘pendurado’ no telefone, não tomar conta da televisão e não fumar dentro da casa. Outras regras básicas incluem avisar se não for voltar pra casa para jantar ou dormir, manter bons hábitos de higiene, tomar banhos rápidos e manter o espaço organizado.

Toronto é considerada pela ONU a cidade mais multicultural do mundo, então não se surpreenda se sua família anfitriã canadense for de origem filipina ou chinesa. Há famílias que estão interessadas no intercâmbio cultural, outras estão interessadas no retorno financeiro.

A experiência pode variar de uma completa imersão na família, como é o caso dos programas de longa duração como o high school, até algo menos pessoal, como o aluguel de um quarto.

É comum estudantes comentarem que as casas são distantes do centro.  Em Toronto, as famílias geralmente moram em locais mais afastados, mas próximos de estações do metrô. Isso porque é muito caro morar no centro, onde os apartamentos também são menores.

Flexibilidade ajuda muito

O preço para quatro semanas em uma homestay gira em torno de C$750 mais uma taxa de localização de família de C$150, que é cobrada pelas agências especializadas. Esse valor geralmente inclui três refeições ao dia, sendo que o almoço geralmente é um sanduíche e suco preparados para o estudante levar para a escola. É bom ter uma graninha pra comprar os produtos de que você gosta, fazer um lanche extra, etc.

Morar com uma família anfitriã pode ser a oportunidade de conhecer mais sobre o modo de vida local e praticar o inglês, ou simplesmente uma forma barata de hospedagem. O importante é que você saiba o que esperar e seja flexível para se adaptar ao novo ambiente.

Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e comentários na caixa abaixo.

Por: Magno Barros

Magno Barros é diretor da SKOPE.ca, empresa de viagens educacionais que representa algumas das melhores escolas de idiomas, universidades, colleges e high schools Canadenses no Brasil. Sua paixão por viagens educacionais começou aos 17 anos quando fez intercâmbio nos EUA, e continuou crescendo durante o tempo em que estudou na University of Guelph e fez cursos técnicos pelo mundo afora. [ email . website ]

  1. Marcelo, vc jaarrumou alguem para dividir, meu filho esta em toronto e a homestay vai ate sabado

  2. meu filho esta em toronto,me atrapalhei em mandar o dinheiro,mandei errado e ele perdeu a proxima morada, alguem sabe de alguma coisa, ele estuda perto da saint patrick station ate 22 de abril

  3. DALILA RIBEIRO disse:

    · Responder

    Olá Mgno se eu conseguir um visto de trabalho aí para o Canadá,e levar as minhas filhas eu consigo matricular elas em uma escola publica.

  4. Diego T. de Souza disse:

    · Responder

    Caro Magno Boa noite!

    Em Janeiro de 2014 estarei indo para toronto fazer intercambio 6 semanas, vou estudar na escola UMC é uma boa escola?? irei ficar em casa de família. Qual seria suas dicas para mim, neste período??

    Desde já agradeço!

    Att. Diego T. Souza

    • Olá Diego, também estou pensando em fazer intercâmbio nessa escola, esta com um bom preço. Você já teve mais informações a respeito?

  5. Eduardo disse:

    · Responder

    Magno
    Boa tarde
    Qual é o melhor caminho para a contratação de homestay?

    voce indica alguma agencia?

    obrigado

  6. Larissa disse:

    · Responder

    Gostaria de saber sites confiáveis para encontrar homestays…estou indo para Mississauga.

  7. edson disse:

    · Responder

    Ola magno

    Meu nome é Edson e estou indo para o canada em janeiro de 2013, você acha que um Mês daria para eu melhorar bem meu Listening?, tem muita opção de diverção?, em janeiro tem muito brasileiro indo para estudar lá já que inverno?

  8. Gisselle Barbosa disse:

    · Responder

    Olá Magno, boa noite! tudo bem?

    Tenho 28 anos e estou planejando fazer um intercâmbio com estudo + trabalho no próximo ano em Vancouver (6+6), já estou pesquisando sobre as escolas e me indicaram a ISS of BC, vc tem sua opinião sobre esse curso? E quanto a estadia, meu pai tem um amigo que mora com a familia em Vancouver e estou vendo a possibilidade de estadiar na cada dele durante o tempo que ficarei, isso facilitará o meu visto?

    • Juliana disse:

      · Responder

      Giselle,

      Estou com a mesma dúvida que vc sobre a ISS of BC. Você conseguiu mais informações ou indicações sobre esta escola?
      Obrigada.

      • Gisselle disse:

        · Responder

        Olá Juliana!

        Já estou em Vancouver desde inicio de Março, a cidade é linda e organizada, está sendo uma maravilhosa experiência. Quanto as escolas, acabei escolhendo a ILAC, o qual não recomendo por ter muitos brasileiros e adolescentes (dependendo da sua faixa etária pode ser bom). Não temos como medir a qualidade de ensino de todas as escolas fazendo pesquisa na Internet, mas sobre a ISS of BC pode ser uma boa escolha. Pesquise mais e veja qual melhor se adequa a vc. Boa sorte!

  9. Rosália Lopes disse:

    · Responder

    Olá Magno,

    Tudo bem?

    Gostaria de fazer o curso de inglês com meu marido e meus 2 filhos pequenos. A idade do mais novo é de 3 anos e meu mais velho 5 anos.

    Será que conseguimos uma escolinha para meus pequenos enquanto eu e meu marido fazemos o curso?

    Abraços
    Rosália

    • Ola Rosalia,

      Sugiro que voce traga uma terceira pessoa para cuidar das criancas pois as escolinhas geralmente sao bem requisitadas e preferem criancas que possam ficar o ano todo com eles.

      A pessoa que for cuidar dos seus filhos, podera passar parte do dia nas creches comunitarias que sao gratuitas e oferecem uma boa infraestrutura. Eles nao vao cuidar dos seus filhos mas poderao cuidar para a ‘baba’ ir ao banheiro ou fazer um lanche. O uso dos equipamentos e espaco e aberto ao publico.

      Nao sera facil, mas certamente sera uma experiencia mais tranquila saber que os filhos estao perto de voces.

      Um abraco,

      Magno

  10. Olá Magno!

    Estou planejando fazer um intercâmbio de 6 meses em Toronto, tenho 28 anos e se possível, gostaria de conseguir uma escola com poucos brasileiros, as agências que contatei, me indicaram duas opções de escola: ILAC e a LSC.

    Você tem informações destas escolas? Qual delas tem um perfil de alunos mais velhos? Qual tem menos brasileiro?

    Muito obrigada e parabéns pelos pots.

    • Olá Lis,

      As escolas que voce mencionou são boas porém recebem um volume enorme de Brasileiros. Numa delas, até a recepcionista é Brasileira. As escolas que são oferecidas por agências grandes no Brasil, acabam mandando um volume grande de Brasilieiros.
      Se esse é um fator importante para você, sugiro que pesquise um pouco mais.

      Abraço,

      Magno

    • Vanusa Abreu disse:

      · Responder

      Ola Lis!
      Estou em Halifax no Canada na escola CLLC e conheço essas duas escolas e nao recomendo,pois em 2008 estudei na Ilac em Toronto e em 2010 na LSI em Vancouver e as duas tem muitos brasileiros.
      E a escola CLLC eu garanto a vc que nao tem muitos brasileiros, pois somos 4 brasileiros em toda escola e todos em niveis diferentes. Ah e tem um outro detalhe por ser uma cidade pequena praticamente todos ficam em homestay na casa de Canadenses, pois as duas vezes nao foram casas de indiano e Filipinos, estou contando a minha experiencia.
      Recomendo essa escola, sem contar que os professores e a diretoria tem contato direto contigo e sao todos canades.

  11. Santos disse:

    · Responder

    Magno,

    Meu filho (16 anos) irá em agosto/13 estudar 2º ano do High School, deve ficar em casa de família. Minha dúvida é em relação a segurança e envolvimento com bebidas e drogas. As familias canadenses são mais liberais ou conservadoras? Existem muitos casos de adolescentes envolvidos com essas atividades?

    Obrigada.

    • Ola Santos,

      Essas eram as mesmas dúvidas que minha mãe tinha quando fiz meu primeiro intercâmbio para os EUA aos 17 anos.
      Posso te garantir que qualquer que seja o âmbiente, liberal ou não, com ou sem drogas, o que valerá é a personalidade e formação de seu filho. Quando a base é sólida, nenhum elemento externo influenciará seu filho. Lembre-se que querendo, tudo que ele pode fazer lá, poderá fazer no Brasil também e vice-versa.

      Eu me preocuparia mais com a segurança e apoio que ele terá durante a viagem. Certifique-se que a organização que está por trás do programa é idônea e oferece apoio local, tipo um conselheiro.

      Parabéns por investir num programa de intercâmbio. O melhor presente que você poderia dar a um filho.

      Abraço,

      Magno

  12. Magno

    Qual sua opinião sobre a escola LSC Language Studies Canada/Toronto. É uma boa escola para intercambio?

    parabé

    • Olá Marcelo,
      Me parece ser uma escola boa sim.
      Pessoalmente, acho a localização um pouco longe do centro. Minha preferência (totalmente pessoal) é sempre por estar próximo do centro, de atrações turísticas e de onde os agitos estão acontecendo. Economiza-se tempo e dinheiro, concorda?

      Abraço,

      Magno

      • Débora disse:

        · Responder

        Olá Magno,

        Como vi que você tem bastante informações sobre Toronto, e algumas escolas, gostaria, se possível, que você me ajudasse a sair de uam grande dúvida.

        Tenho orçamentos para ILAC, ILSC, Sol School, Kaplan e UMC.
        Sei que ILAC e ILSC são as maiores, e por isso podem ter uma grande quantidade de brasileiros.
        Mas gostaria da sua opinião para estas escolas. Qual você iria?
        Qual a melhor localizada? Melhor ensino, etc?

        Aguardo seu retorno. E obrigada desde já.

  13. Leticia disse:

    · Responder

    Para ajudar as pessoas em dúvida por aqui conto um pouco da minha experiência passei 4 semanas e Vancouver estudei na escola VIC e recomendo a cidade bem como a escola fui muito bem recebida por todos por lá.
    Agora já estou planejando o retorno ao Canadá.

    Boa Sorte a Todos.

  14. RENATA disse:

    · Responder

    olá MAGNO,

    Estou incessantemente nos últimos tempos buscando informaçoes sobre intercambio no Canadá. Já verifiquei as indicações de escolas, aulas, cursos, assisti vídeos no you tube, etc. Mas minha maior preocupaçao é financeira. primeiro com o visto: Quanto tenho que comprovar após pagar o curso e o seguro saúde na minha conta corrente, ou da minha mãe, para comprovar saldo financeiro?
    Ficarei 1 mês em home stay e provavelmente irei em MAIO pq parece que não é tão frio( embora como carioca o que seja menos de 25 graus é inverno rs) e as passagens de avião são mais baratas que no verão. Tenho 30 anos. vi promoções na escola ILAC mas lá além de muitos brasileiros vi mto oriental e adolescente.( mas p/ os teens fico na boa).

    Enfim quanto tenho que comprovar financeiramente para provar que não quero ficar lá? pois não sou rica, sou solteira, e no momento faço faculdade, curso de inglês mas não estou trabalhando e li que são caracteristicas de possivel imigrante.

    parabéns pelo canal e agradeço a ajuda.

    • Ola Renata,
      Pelo que voce escreveu tenho certeza que conseguira realizar o sonho de estudar no exterior.

      Em relacao ao visto, o fato de voce estar no meio de uma faculdade e bom pois indica a sua necessidade de voltar ao Brasil para concluir o curso. Quanto mais motivos voce tiver pra retornar (imoveis, filhos, etc) mais facil sera para tirar o visto.

      A renda nao precisa ser alta. Tambem nao ha um minimo. Como disse acima, voce precisa provar que tem fundos para a viagem OU que o seu financiador (pai/parente) tem esses recursos.

      Um bom despachante vai guia-la na montagem do seu pedido de visto.

      Tambem concordo que voce deva evitar escolas com muito brasileiros afinal a tentacao de falar o Portugues sempre e grande.

      Ate breve.

      Magno

  15. Amanda disse:

    · Responder

    Olá! Adorei o site. Estou indo para Toronto o ano que vem, mas esta tão difícil decidir a escola… No momento estou na duvida entre Tamwood e a universidade de Toronto. Conhece alguma das duas?? Obrigada

    • Ola Amanda,

      Realmente e muito dificil escolher uma escola de ingles a distancia. No papel todas sao muito boas mas na pratica nem todas se encaixam no perfil desejado. Toronto tem mais de 100 escolas de ingles em todos os tamanhos, formatos e cores, literalmente!
      A Universidade de Toronto oferece cursos de idiomas mais academicos e tradicionais. As datas sao menos flexiveis e as aulas mais espacadas entre uma e outra. Eles tambem valorizam muito a leitura em casa.
      Esse formato nao e muito atraente para a maioria das pessoas que querem aprender mas tambem querem um ambiente menos academico.
      Tudo vai depender do seu perfil e o que esta buscando.

      Espero ter ajudado.

      Magno

  16. Ola Marilene,
    Voce esta se referindo aos programas de AuPair.
    O Canada nao oferece vistos especificos para esses programas, mas voce pode se candidatar a um visto de Estudo + Trabalho, caso consiga uma familia disposta a bancar os custos.
    No Brasil ha programas desse tipo porem todos cobrarao de voce uma taxa.

    Sugiro que pesquise na internet pois ha familias que postam anuncios. Tratando diretamente com as familias voce nao precisara contratar uma agencia.

    Exemplo de site:
    http://aupaircanada.net/

    Nao e facil mas nao e impossivel!

    Abraco e boa sorte.

    Magno

  17. Pedro Queiroz disse:

    · Responder

    Olá! Como faço para obter informações sobre famílias que hospedam em troca de serviços prestados?
    Tipo, eu fiko hospedado e trabalho para a família e em troca eles pagam um curso para mim.

    Obrigado!

    • Ola Pedro,
      Esse tipo de sistema de troca e mais comum para meninas que participam dos programas de ‘auPair’.
      Nao conheco nenhum outro programa estruturado e com referencias. Sugiro que voce busque em sites como ‘Craigslist’ por pessoas que estejam buscando algum tipo de ajudante e ofereca o sistema de troca.

      Ha uma demanda grande por ‘caretakers’ no Canada, mas e um trabalho regulamentado. Imagino que nao seja facil conseguir uma oportunidade dessas sem ter visto, referencias ou treinamento especifico.

      Um abraco e boa sorte.

      Magno

  18. Olá,
    Estarei indo para Toronto no dia 12 de outubro, para estudar na Kaplan, alguém mais esta indo para estudar lá também?

    • Amanda disse:

      · Responder

      Oi Vitor, estou indo para Toronto em 03/11, mas vou estudar na ILAC. Vc é de SP? Vai ficar em casa de família?

      • Oi Amanda,
        Sou do interior de SP, sou de Piracicaba, vou ficar em casa de familia sim, porem ainda não tenho nenhuma informação da familia, a empresa não me passou nada ainda.

        • Victor Lee disse:

          · Responder

          Boa noite!!

          Eu me chamo Victor, e também sou de Piracicaba. Estou pensando ir para o Canadá final do mês. Vc está ainda aí?? Ou já. Voltou???
          Precisa de algo daqui???

          Victor Lee

      • DIRCILENE disse:

        · Responder

        oi Amanda tudo bem, tambem estou indo pra Toronto no dia 2/11 e também vou pra ILAC, minhas aulas começam no dia 5/11.

  19. Oi , eu sou a Miriam e Tenho 17 anos estou na época do High school e meu pai quer mandar-me para um internato .
    Pode recomendar alguns?

  20. gostaria de trabalhar en casa de familia no canada com tudo pago passagens etc

  21. Pessoal, vou para Toronto em Novembro gostaria de saber se alguém já estudou na UMC??
    ALguém tbm já ficou hospedado no York University Home??

    • Débora disse:

      · Responder

      Oi Paula.
      Você foi para UMC? Podemos conversar por email sobre esta escola? Estou pensando em estudar lá!

      Obrigada.

  22. Olá, estou indo para Toronto no próximo mês! Gostaria de obter o contato (site, email, telefone) das agências que ajudam os alunos a encontrarem as casas de famílias para ficar…
    Obrigada!

  23. Cecília disse:

    · Responder

    Olá…
    estou indo para Toronto em janeiro de 2013.
    E gostaria muito de uma ajuda, para saber uma hospedagem que tenha melhor preço para passar os seis meses do meu intercambio.
    Vou ficar estudando na escola UMC.

    aguardo resposta!!! Grata!

  24. Eduardo Silva disse:

    · Responder

    Olá Magno, boa noite!!
    Eu e minha esposa temos a intenção de realizar um intercâmbio ainda este ano, no modelo “study and work” por 8 meses, porém ficamos na dúvida se existe um limite máximo de idade para esta modalidade.

    Se puder me ajudar ficarei muito grato!!

    • Ola Eduardo,
      Nao ha limite de idade porem cabe a imigracao Canadense autorizar que voce trabalhe.
      Como voce vem com sua esposa, tem que ter um cuidado extra para provar que voces tem intencao de voltar ao Brasil apos os estudos e provar que voces tem vinculos suficientes com o pais para retornar.

      Abraco

      Magno

      • Eduardo Silva disse:

        · Responder

        Olá Magno,
        Então agora é correr para providenciar a documentação e preparar as malas.

        Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

        Abraço

        Eduardo

  25. Wellington Fedrice disse:

    · Responder

    Olá Magno, Boa Noite ! Primeiramente quero parabenizar vocês pelo trabalho … A matéria é muito boa e ajuda bastante na escolha pela viajam (ou piora de tantas boas opções kkkk).

    Como todas as outras postagens, pretendo viajar para o Canada e gostaria da opnião de vocês.

    Li alguns comentários e veja se as informações abaixo são suficientes para vocês me ajudarem :

    – Estou em dúvida em ir para Toronto, Vancouver ou Ottawa;

    – Minha intenção é estudar inglês e ficar em homestay, com isso quero aproveitar o máximo de tempo com eles, não vou para baladas, sou totalmente família e vou ficar MORRENDO de saudades da minha esposa e filhos :(

    – Tenho orçamentos das escolas PGIC (Vancouver e Toronto), ESC (English School of Canada) em Toronto e também CLLS em Ottawa, qual dessas escolas/cidades é melhor ? Sei que Brasileiros terão em todas, mas preciso mesmo é aprender/treinar/praticar o inglês, pois ficarei apenas 4 semanas.

    – Pretendo ir no final de Agosto/Começo de setembro, pelo visto é quente nesse período né ?

    – Vi que Toronto e Ottawa fica mais perto de NY e outras cidades, já Vancouver é mais afastado. Como disse, durante a semana focarei no curso, mas não sei se aos finais de semana Vancouver tem boas opções para aprendizado/pratica do ingles.

    Bom, acho que é “só” isso … Se puder me ajudar, ficarei muito grato.

    • Ola Wellignton,
      Que bom que nosso bate-papo foram uteis para voce.
      Vamos as suas duvidas:
      1) Todas as 3 cidades tem vantagens e desvantagens. Precisaria saber mais sobre o seu perfil, as coisas que voce gosta de fazer quando esta viajando para te ajudar na escolha.
      2) Certifique-se que a escola que voce escolher fara a selecao adequada da sua homestay para que esteja alinhada com seus objetivos.
      3) O nivel geral das escolas de ingles e parecido, o que muda e o atendimento, a atencao dos professores, a quantidade de brasileiros, localizacao, etc.
      4) Agosto e verao, porem vale trazer uma roupa de meia estacao pois nunca se sabe…
      5) Ottawa e Toronto tem mais opcoes interessantes de viagem a cidades proximas. Vancouver tem mais opcoes relacionadas a natureza.

      Muitas das suas duvidas estao relacionadas ao seu perfil (gostos e interesses) portanto fica dificil dizer o que seria melhor para voce. Geralmente a agencia que esta te oferecendo o curso deveria poder ajuda-lo nesse sentido.

      Um abraco,

      Magno

  26. luana almeida disse:

    · Responder

    posso parcelar tb as quantias?ajude!!

  27. luana almeida disse:

    · Responder

    por favor!quais sao os preços em reias,,pagamos em reais ou dolar…entao qual é a quantia exata para tudo e condiçoes de pagamento e segurança,por favor me fale a quantia que de para eu entender,no caso no intercambio de 4 semanas!

  28. Olá! Eu e meu noivo vamos para Toronto em janeiro e pelo que andei pesquisando o frio é severo nesta época certo? Provavelmente estudaremos na LSC.
    Minha dúvida é: Já que somos um casal, como fica a homestay? Ficaremos em casas separadas ou há famílias que aceitam casais?

  29. Glauber disse:

    · Responder

    Estou indo pra toronto dia 1 de junho e ficarei ate o final de setembro. Gostaria de saber sobre a temperatura nesses meses. Estou indo com intuito de ter uma nota no toefl que seja o suficiente pra conseguir entrar em uma universidade de relações internacionais. Gostaria de saber se vc tem boas referencias sobre a PLI pois estudarei lá. Estou indo cm o homestay para todo o período que estarei em toronto com 2 refeições inclusas. Quanto e a media de gastos cm lanches e alguns passeios durante um mês? Também gostaria de saber quantos anos e preciso ter para ir em boates. Agradeço desde já a atenção
    Abraço

    • Ola Glauber,

      Como voce ja comprou o curso, agora e esperar pra ver se voce vai gostar.
      O lanche voce pode preparar em casa e levar pra escola se quiser ter mais qualidade e economizar. Se for a restaurantes, espere gastar entre CD$9 a $15.
      Temos boites para menores de idade (matines sem alcool) e a idade de beber muda em cada Provincia. Veja:

      Alberta – 18
      British Columbia – 19
      Manitoba – 18
      New Brunswick – 19
      Newfoundland and Labrador – 19
      Northwest Territories – 19
      Nova Scotia – 19
      Nunavut – 19
      Ontario – 19
      Prince Edward Island – 19
      Quebec – 18
      Saksatchewan – 19
      Yukon Territory – 19

      Beba com cuidado e lembre-se que voce e um estrangeiro e, portanto, estara sempre menos ‘amparado’ numa eventualidade.

      Abraco

      Magno

  30. Ricardo disse:

    · Responder

    Olá Magno,

    É o seguinte, estou no terceiro ano da faculdade e me formo final do ano que vem (dez-2013). Já coloquei como objetivo a viagem para o Canada logo após o termino da minha faculdade.

    Resumindo, tenho ai 1 ano e meio para correr atras de algumas coisas, que como comentou, que se forem pesquisadas antes acaba sendo mais facil do que se deixar tudo para ultima hora.

    Como posso fazer pra ir tentando contato com algumas homestays boas, e na verdade qual a melhor opção que voce me recomenda? Irei com intuito de ficar 1 ano, pretendo trabalhar para dar uma ajuda com a grana e quem sabe fazer algum curso com enfase no assunto da minha faculdade (Administracao).

    Ja venho juntanto uma grana pra isso, e ainda tenho mais 1 ano e meio neh? por volta de uns 8 mil reais vou ter em maos para me jogar até ai.. entao o que voce recomenda? claro que como eu disse quero conseguir um servico (que ouvi comentarios que sao ate que faceis de se conseguir) para levantar uma grana para ajudar na manutencao dos meus desejados um ano por ai ;)

    Obrigado
    Ricardo

    • Ola Ricardo,

      Primeiramente parabens pelo seu planejamento. Esse e o segredo pra quem quer viajar e conhecer o mundo e nao tem recursos financeiros ilimitados.
      Antes de mais nada, voce precisa saber que a sua autorizacao de trabalho sempre estara ligada a sua permissao de estudo e dificilmente voce conseguira vir trabalhar ‘legalmente’ sem estar ligado a uma escola.
      Nesse sentido, o seu investimento de R8mil (CD$4mil) podera garantir os custos de aproximandamente SEIS semanas de aula + aereo + homestay + alimentacao + transporte + seguro, etc.
      Voce pode ainda considerar a possibilidade de seis semanas extras com autorizacao de trabalho, totalizando 3 meses.
      A partir dai, voce teria que realmente reavaliar o dinheiro que esta recebendo e se ele sera suficiente para a sua manutencao por mais tempo.

      Como essa realidade se alinha com seus planos?
      Aguardo seus comentarios.
      Abraco,

      Magno

  31. Quero muito morar no canada topo tudo, quero trabalhar estudar. me liga ai…
    (99)81736531

  32. Edinaldo disse:

    · Responder

    Obrigado, magno. Boas dicas.

  33. Max Wiliam disse:

    · Responder

    Olá Magno,

    Estou indo para Toronto em Agosto, farei curso de inglês de 4 semanas, sei que existe um cartão semanal e mensal para poder usar nos transportes, onde posso comprar esse cartão e pode ser usado em todos os tipos de transportes?

    Obrigado!

    • Ola Max,
      Bem-vindo a Toronto.
      Os cartoes de transporte publico sao vendidos em todas as estacoes de metro, no guiche ao lado da catraca. Nao tem como errar!
      Traga dinheiro em especie pra compra-los.
      Tanto o mensal quanto o semanal so compensam se voce comprar no inicio do mes ou semana respectivamente.
      Eles podem ser usados quantas vezes voce quiser em qualquer transporte publico.
      Abraco

      Magno

  34. Maurício Paixão disse:

    · Responder

    Quis dizer Montreal!

  35. Maurício Paixão disse:

    · Responder

    Pretendo ficar 4 meses em Toronto, em 2013/1 para estudar na UdeM. O que vale mais? Homestay ou dividir apartamento com outros estudantes?
    E onde posso conseguir informações sobre aluguéis estudantis?

    Obrigado!

    • Ola Mauricio,
      Tanto em Montreal quanto Toronto para quem vai ficar uma longa temporada fora, o ideal e ter alguma privacidade. HOmestay e uma solucao barata e pratica de hospedagem mas tolhe um pouco a sua liberdade de ir e vir e de se socializar. Sua Universidade tem um departamento internacional que devera te dar uma listagem de opcoes de moradia universitaria. Na propria universidade voce encontrara cartazes de outros jovens querendo dividir casa e apartamento. Escolha sabiamente pois morar junto pode ser muito bom ou muito ruim!
      Abraco e boa sorte

      Magno

  36. Edinaldo disse:

    · Responder

    Magno, agradeço se puder dar uma dica:

    Minha esposa passará 1 ano em Toronto. Vou ter que acompanhá-la e temos uma filha de 1 ano. Teremos cerca de CA$ 2000/mês. Será suficiente? Não visamos luxo, mas também não queremos passar dificuldade. Quais os bairros que você aconselha pra gente ficar, que não sejam muito caros, com acesso à universidade de Toronto. Muito obrigado.

    • Ola Edinaldo,
      Eu geralmente estimo que uma pessoa solteira va gastar algo em torno de CD$1,100/mes com aluguel, celular, alimentacao, transporte e gastos basicos. Nesse sentido acho que daria pra incluir mais um adulto e uma crianca num orcamento de CD$2,000.

      Recomendo que economizem ao maximo no primeiro mes, e registrem TODOS os gastos. Depois de 1 ou 2 semanas ja saberao o padrao de gastos, sempre lembrando de deixar uma reserva para contingencias.

      Como o orcamento e restrito, eu procuraria um apartamento mais afastado do centro porem proximo do metro. Nao tem como errar!

      O esforco valera a pena!

      Abraco

      Magno

  37. Ricardo Cardoso disse:

    · Responder

    Oi Magno, conteudo muito bom mesmo – Congrats!
    Já ouviu sobre a escola InLingua? Vou fechar um programa com eles (Work & Study) de 8 meses em Vancouver.
    Ainda não fechei, mas tenho a certeza de que será esse, pois o orçamento está bem legal.
    Vi que as passagens estão aumentando – hoje R$ 2.500 no Decolar. Sabe de alguma ‘rota’ mais econômica?
    Abs,
    Ricardo (kdonasc@yahoo.com.br)

  38. Olá! Vou para Toronto dia 02 de Junho desse ano, e ficarei 1 (um) mês estudando na ILAC. Já está praticamente tudo pronto, falta apenas arrumar as malas!! Minha dúvida cruel é: como é o tempo em Junho!?!?? Muita gente diz que é quente, igual ao verão brasileiro, enquanto alguns sites dizem que a temperatura média é de 15ºC…. estou completamente perdida em relação a isso, e, consequentemente, em relação ao tipo de roupa que devo levar!!.. Como costumam ser as manhãs?!..e as noites?!?..
    Desde já agradeço!!

    • Vicente disse:

      · Responder

      Olá, Bruna! Estou indo a Toronto no início de junho tambem, segundo o que apurei a temperatura é bem agradável para os padrões deles, mas ainda frio pra nós, portanto agasalhos são necessários, porém se compra coisas de qualidade a bons preços lá. Me envie email pra gente trocar informações: atleticanomineiro@hotmail.​com

    • Bruna,
      As duas informacoes estao corretas.
      Junho e quente e a temperatura pode variar entre 15-30C.
      Como aqui os predios tem calefacao, isso e MUITO quente.
      De qualquer forma e sempre bom trazer uma roupa de meia estacao.

      Te esperamos aqui.
      Um abraco

      Magno

  39. Tiago Oliveira disse:

    · Responder

    Olá, vou para toronto ( se der certo visto ) em janeiro/2013, vou ficar um ano, o meu unico medo é de não conseguir arrumar emprego pra me manter, vou com o programa todo pago e uma grana pra me manter, mas não pretendo gastar tudo, pretendo arrumas trabalhos pra me manter, quais são as chances? como está o mercado por aí…

    obrigado e no aguardo

  40. Olá Magno!Vc não tem idéia do quanto este seu site ajuda!Então irei em janeiro de 2013 para Toronto e ficarei em homestay,fechei contrato com a Canadá TRAVEL e a ESC
    Então sei que esta época é inverno em Toronto e tenho dúvidas se tem muitas atividades pra se fazer no inverno,sou de Manaus e aqui não faz nenhum pouco frio!
    Me diga quanto no mínimo devo levar para ativiades extra curriculares?
    Fico super agradecida pelo retorno!

    • Douglas Cabral disse:

      · Responder

      Oi Livia! Também vou pra Toronto em dezembro de 2012 ou janeiro de 2013. Devo ficar um mês de Homestay e depois quero alugar um apartamento e dividir com outras pessoas por 2 meses. Se puder me manda um email é sempre bom trocar idéia com alguém que vai, principalmente na mesma época.
      Pretende ficar muito tempo de Homestay?

      Abraço

      meu email é douglascabral20@hotmail.com

    • Tábata disse:

      · Responder

      Olá Livia!!

      Também vou para Toronto ano que vem e também vou fechar com a Canadá Travel.. se quiser.. me mande um e-mail para conversarmos.. o meu: tcbega@gmail.com

      Bjos

    • Ana clara s silva disse:

      · Responder

      Oi Lívia.,
      Sou Ana Clara, também sou de Manaus e vou para Vancouver em Jan 2013.
      moro do Pq. dez, faca contato através do face, Ana Clara Silva,
      Vamos trocar idéias., ficarei 3 meses em casa de familia, depois, vou dividir
      Apto.

      tenho 23 anos.

      Aguardo.

      Abs.

  41. candido gabriel muvila malesso disse:

    · Responder

    gostaria de saber quais sao os documentos necessarios pra quem vai ficar durante 6 anos a estudadar
    la.

  42. Bom dia,
    Estou planejamento um intercâmbio de 4 semanas em maio.
    Vale a pena fazer o curso com 20, 25 ou 30 h por semana?
    em geral inicia-se às 08:30 e termina às 15:30h (no caso de 30h).
    Após este horário consigo aproveitar bem as tardes?
    conhecer outros lugares?

    Abços
    Sofia

  43. Douglas Cabral disse:

    · Responder

    Primeiramente parabens pelo o excelente site e todas as informações disponibilizadas aos visitantes.

    Tenho algumas dúvidas referente ao programa que devo fazer em Toronto no mês de dezembro/2012.

    O programa é o work experience só que conciliado com o estudo. Eu fui até uma agência, pois vi o anuncio no site deles, a agência é a IE intercâmbio. O que me foi passado seria que seria um programa que de acordo com o período que escolhi (3 meses ou 12 semanas) e eu poderia estudar e trabalhar durante o período em que não estivesse estudando. Eu gostei bastante da idéia pois o dinheiro do trabalho ajudaria em alguns custos extras durante o intercâmbio. Segue algumas dúvidas que se você pudesse me ajudar seria muito grato:

    1) Você tem boas referencia com relação à escola que é a Tamwood;

    2) Com relação ao programa de Work Experience, fui informado que a escola emite a carta que informa que o aluno foi aceito para estudar e há possibilidade de trabalho. Você tem conhecimento sobre esse tipo de programa em Toronto?

    3) Você tem noção de como anda o mercado de trabalho para intercambistas em funções básicas?

    4) E com relação a estadia em Homestay é possível conseguir preços melhores por 12 semanas?

    Mais uma vez parabéns pelo site! Espero não incomodar com tantas dúvidas

  44. Olá Magno, parabéns pelo blog!

    Pretendo estudar inglês, a princípio por 12 semanas no Canadá. Gostaria de saber se posso alem de estudar, trabalhar?
    Meu inglês é básico, mas sou fotógrafa, ou seja, posso me virar em qualquer lugar, só não quero que seja algo fora da lei.
    E se você conhece/indica fotógrafos canadenses para eu manter contato.

    Obrigada

  45. Tábata disse:

    · Responder

    Olá Magno!

    Estou planejando com bastante antecedência um intercâmbio para Toronto. Pretendo ir em Maio de 2013, mas ja decidi ir pesquisando informações antes de escolher uma agência e achei o site de vocês que contém diversas informações.

    Gostaria de lhe questionar sobre alguns detalhes:

    – Pretendo ficar 1 ano estudando inglês. É possível realizar um curso de inglês de 12 meses em Toronto e conciliar esse tempo com cursos de especializações( de curta duração) em áreas de atuação específicas( no meu caso em RH)?
    – Pretendo ficar em casa de família. É possível realizar um contrato de 1 ano com uma família e se eu quiser trocar de família( por não adaptação) antes do período, eu posso?
    – Pretendo trabalhar também durante toda a minha estadia, mas não sei ao certo se é melhor eu já contratar esses programas de estudo-trabalho ou contratar só estudo e esperar para conseguir um trabalho ( em lanchonete, atendimento, etc), quando estiver por ai. O que você acha?
    – Em média, você tem idéia de custos de um curso e moradia em casa de família por 1 ano( só para eu ter uma base)?

    Agradeço muito se puder me auxiliar e lhe parabenizo por todas informações postadas aqui, pois são de grande valia para todos nós.

    Abraços,

    Tábata

  46. Carlos Franco disse:

    · Responder

    Primeiramentge parabéns pela iniciativa.
    Estou indo para Toronto fazer op curso de inglês (Work Experience IE Canasda Self), gostaria de saber se tem alguma referência a respeito da escola? Meus conhecimentos de inglês são mínimos e gostaria de poder estar numa escola onde pudesse realmente exercitar, de preferência que não houvessem tantos brasileiros. Tem alguma dica sobre a escola acima?
    Vou ficar em Homestay e a duração do curso é de 24 semanas. Ficarei de maio até novembreo de 2012, tem alguma dica sobre vestuário a ser levado? Quanto vc acha que terei que dispor mensalmente, lembrando que contratei 1/2 pensão? Qual a média de gasto com transporte? A localização da escola é boa?
    Desdce já agradeço

    • Ola Carlos,
      Pelo texto me parece que voce ja contratou o curso e nao ha muito espaco para alteracoes, correto? Nesse caso cobre da escola ou agencia que te vendeu o programa a qualidade acordada anteriormente.

      Entre Maio e Novembro voce devera pegar temperaturas entre 5 e 35C, apesar que este ano tem sido record em temperaturas elevadas.

      Eu sugiro que voce traga um casaco brasileiro quente e algumas blusas quentes pra botar por baixo caso o frio aperte. De qualquer forma o periodo de frio sera bem curto nesse periodo, entao nao se preocupe tanto. Traga bastante roupa de verao pois aqui fica BEM QUENTE!

      O gasto com transporte vai depender da localizacao da sua homestay e nao temos essa informacao. Veja aqui o custo do transporte publico http://www.ttc.ca/Fares_and_passes/Prices/index.jsp

      Um abraco e boa viagem.

      Magno

  47. michele disse:

    · Responder

    como sao escolhidas essas familias que vão receber os estudantes? como ficar tranquila pra onde estarei mandando minha filha

    • Ola Michele,
      Nao sei quem esta organizando a hospedagem da sua filha, portanto nao ha como responder sua pergunta. Alem disso o mercado de homestay nao e padronizado, sendo que cada familia anfitria vai oferecer servicos com qualidade distinta.
      Eu sugiro que busque uma agencia com boa reputacao em Toronto.
      Depois conte pra gente como foi a experiencia dela ok?
      Abraco

      Magno

  48. leatrice Asthar disse:

    · Responder

    Magno,
    Eu e meu esposo estamos planejando passar uma temporada em Vacouver ou toronto para estudar e trabalhar. Ele é construtor e eu escritora. Queremos aperfeiçoar o ingles e trabalhar.
    Como estão os empregos na área de construção civil? Voce acha que familias aceitam receber um casal e uma criança por mais de seis meses?
    E escola para crianças, como funciona?
    Obrigado
    Leatrice

    • Ola Leatrice,

      O mercado de trabalho depende de algumas variaveis:
      1) Legalidade do trabalhador,
      2) Experiencia na area,
      3) Dominio do idioma;
      4) Conhecimento das regras locais;
      5) Referencias

      E tambem depende de todos os outros fatores que influenciam a decisao de contratar alguem, principalmente o desempenho em uma entrevista.
      Sua duvida so pode ser respondida com mais conhecimento sobre o mercado e sobre o perfil profissional de voces. Alem disso e necessario ver as chances de toda a familia conseguir visto pois um oficial de imigracao pode ter a impressao que a familia esta tentando ‘imigrar’ e nao simplesmente vir estudar, voce entende?

      Nao e impossivel conseguir uma homestay que aceite uma familia mas o gasto sera x 3 e demandara uma busca mais intensa do que o normal.

      Espero ter ajudado.
      Abraco,

      Magno

  49. Olá…é um prazer enorme estar aqui pegando conselhos e ajuda com voce, estou indo viajar para vancouver agora no mês de março e ainda estou com algumas dúvidas e provavelmente você poderá me ajudar.
    Olha…o meu programa de intercambio é de 8 meses e esta incluso 4 semanas de homestay, o restante da acomodação a escola arruma pra mim, ou eu me viro por lá?
    outra dúvida é na parte financeira, quanto voce acha que um intercambista deve gastar em média no período de um mês?
    Trabalho por lá é facil de se conseguir?
    O que voce pode me dizer da escola Vanwest?
    abraço Magno

    • Ola Venicius,

      Geralmente a escola providencia a homestay pelo periodo que voce necessitar. Isso e algo que ja deveria ter sido providenciado para voce.
      Eu geralmente sugiro 8 semanas de homestay para voce ter tempo de chegar, respirar, conhecer a cidade, buscar um local com paciencia, fechar contrato, etc. Lembrando que geralmente os acordos sao feitos com 1 mes de antecedencia. Ninguem fecha pra mudar no dia seguinte pois aqui tudo e planejado com antecedencia.

      O nivel de gasto depende de cada um. Com as despesas do curso, hospedagem e alimentacao cobertas e pra um gasto basico com lazer e pequenas compras, uns $500/mes.

      Abraco

      Magno

  50. Anderson disse:

    · Responder

    Ola Magno. Bom dia,

    Meu filho quer ir para o Canadá e esta vendo intercambio com a Experimento. A cidade escolhida por ele foi Coquitlam. Ele ira fazer o High School por meio ano no final do ano que vem(final do ano). Tenho duvidas e medos de deixa-lo ir, pois ele terá 16 anos apenas quando for. Gostaria de saber de voce se é uma experiencia tranquila para essa idade. Vc conhece essa cidade? É uma cidade segura? Que informações vc poderia me adicionar?

    Obrigado.

    • Ola Anderson,

      Nao posso falar sobre a estrutura que a Experimento vai oferecer mas um programa de intercambio de boa qualidade sera, sem duvidas, o melhor investimento que voce podera fazer no seu filho.
      Conhecimento, amadurecimento e cultura sao patrimonios que ninguem podera tirar dele.
      Em geral o Canada e um pais muito tranquilo e as cidades pequenas oferecem um bom espirito de comunidade.
      Parte do sucesso vai depender da capacidade dele de se adaptar e absorver conhecimentos bons, mas em geral eu recomendo a experiencia sim.

      Magno

  51. Marli R Silva disse:

    · Responder

    Olá magno, boa noite!

    Adorei o site. Parabéns! Vou virar leitora. Quero ir para o Canadá em agosto. Mas me preocupei com uma situação: é obrigatório ter visto dos USA? Todos os vôos para Toronto fazem escala lá ou há alguma rota alternativa? Estou perguntando isso, pois não possuo o visto para os USA. Outra coisa, meu inglês é bem rudimentar, existe uma prova de nivelamento para saber em qual nível eu devo me matricular (minha ideia é ficar durante 4 semanas/periodo de férias no trabalho). Existe alguma restrição em relação a idade? Tenho 38 anos e interajo bem com pessoas mais jovens, porém, não gostaria de ficar cercada de adolesentes que só querem ir para as baladas. Além de querer aprender inglês, tenho interesse por roteiros culturais e gastronômicos. Aguardo seu contato. Desde já, agradeço pela ajuda e gentileza. Abço. Marli

    • Marli,
      Voce e muito jovem pra pensar em restricoes de idade!
      Tenho certeza que tera uma excelente experiencia.
      Fique atenta pois ha escolas que sao mais voltadas pra o publico teen e isso pode ser um problema para voce.
      Avise se tiver interesse em um programa que associe Ingles e Gastronomia. Terei uma otima dica pra voce.

      Um abraco,

      Magno

  52. Anna Britto disse:

    · Responder

    Olá eu gostaria de fazer minha pós graduação na área em business em Toronto. Então eu gostaria de todas as dicas possíveis. Tipo o visto que eu tirar será permitido trabalhar ( a brochura da universidade diz que sim), eu tenho que sair do Brasil com o curso todo pago?

    Um grande abraço,

    Anna Britto

    • Ola Anna,

      Que bom que esta buscando sua especializacao aqui no Canada. Temos alguns dos melhores programas do mundo aqui.
      Para te ajudar precisarei de perguntas mais especificas. Pra te dar TODAS as dicas com voce pede, eu teria que escrever paginas e paginas.
      Vamos por partes.
      Mande suas duvidas e vamos respondendo.
      Um abraco

      Magno

  53. Gracieli disse:

    · Responder

    Olá,

    Estou buscando um programa de 6 meses (Work & Study) no Canadá (Toronto). A minha idéia é ir em FEV/12.
    Estou cotando alguns programas com agências, mas tudo um pouco caro. O orçamento mais em conta que recebi foi de R$ 7.300, com 4 semanas de acomodação em casa de família.
    Você conhece alguma agência (Porto Alegre) que ofereça Programas mais baratos? E também, você pode indicar alguns lugares – pode ser casa de família ou residencial par estudante – que posso entrar em contato para ver a disposinibilidade no período que ficarei (MAR a JUL/12)?

    Muuito obrigada!

    Show de bola esse site! Parabéns!

  54. Caio Pavan disse:

    · Responder

    Olá boa Noite!!
    Eu gostaria de saber se eu posso me formar em Marketing no Canadá, e trabalhar No Brasil. E se mesmo eu nao falando muito bem em Inglês, eu conseguirei me adaptar lá, e se nas escolas eu terei alguma asistencia em português?
    Obrigado

    Caio

  55. Renata disse:

    · Responder

    Olá! Estou indo com uma amiga para Toronto em julho/2012 passaremos 4 semanas, mas estou na dúvida sobre qual escola. Nosso intuito é estudar inglês intensivo, estamos dando preferência para residência estudantil/dormitório para que possamos dividir o quarto. Duas agências nos ofereceram a International House, e outra a King George, pois oferecerem a acomodação que estamos procurando. Vocês tem informações sobre essas escolas , são boas realmente? Podem nos indicar alguma outra opção de residência ou dormitório?

  56. Ana Cristina disse:

    · Responder

    Olá gostaria de saber se vcs conhecem ou já ouviram falar das escolas em Coquitlam em British Columbia em Vancouver.Por favor me respondam,
    desde já obrigado!

  57. oi sou sami tou pensando ir em dezembro para Toronto fazer Língua
    mias queria saber sobre acomodação compartilhada
    porque vai eu e meu marido e nosso filho de 1 ano e seis meses
    queria saber se tem casa da família que aceita acomodação compartilhada e com crianças de 1ano e seis meses?
    por favor se tem como me responder urgente agradeço muito

    e também mi passa resposta por meu e-mail
    como numero da casa de família e endereço completo
    por favor.

    muito obrigado
    sami

  58. glaison borges disse:

    · Responder

    Ola gostaria de saber, se vçs tem o fone de contato de alguma agencia de confiança que contrate estes home stay… Moro em Maringa-pr

    obrigado

    meu contado

    lobosborges@hotmail.com

  59. Nicolas disse:

    · Responder

    Boa Noite Magno!

    Estou indo para o Canadá em Março para ficar oito meses em um programa de estudo(4) e Trabalho(4). Porém estou em duvida em qual cidade e escola que devo fazer. Não tenho nenhum apego por nenhuma cidade, os pontos cruciais que determinarão a minha escolha é ficar em uma cidade que tenha a menos densidade de brasileiros podendo ser interior, metropole, litoral… . Voce poderia me sugerir alguma cidade que eu tenho uma maior chance disto acontecer?

    Meu ingles é nivel intermediario
    Obrigado

  60. Olá Magno!

    Estou com algumas duvidas terriveis. Quero ir para um intercambio de 1 mês no Canadá. Porém não gostaria de ficar preso a um sistema de intercambio. Gostaria de escolher a agencia que irá fazer a escolha da familia pra mim e a escola ou modalidade de curso a parte.
    Você sabe se isso é possivel?
    Se eu gostar do Canadá e decidir ficar, ter a cidadania Européia é suficiente? Você sabe de alguma rejeição por o candidato ser gay? Aguardo sua resposta! Grande abraço!

  61. ANA CAROLINA disse:

    · Responder

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE EXISTEM CASAS DE FAMILIA EM VANCOUVER QUE TENHA INTERNET E SE NÃO TIVER COMO FAÇO PARA ME COMUNICAR COM MINHA FAMILIA NO BRASIL? WI FI FUNCIONA?

  62. Boa noite, Marcos!

    Estou programando uma viagem pra Vancouver, especificamente pra aperfeiçoamento do Ingles.
    Gostaria de saber mais informações a respeito da escola de linguas Tamwood!
    Como faço pra mim poder me hospedar da forma mais em conta!

    obrigado.

  63. Daniela disse:

    · Responder

    Olá, Marcos!

    Vou passar 8 semanas em Vancouver,estudando na PLI. No preenchimento do formulário para o visto, pede se o ´´ funds avaliable for my stay´´ nesse valor eu devo considerar o valor da acomodação e curso que estou pagando( em torno de R$7,000,00) ou como quando chegar lá não terei mais esse valor não devo colocar? qual seria o valor mínimo para ficar 2 meses ou seis meses?

    Obrigada

    um abraço

  64. Adriano disse:

    · Responder

    Boa noite. Tenho algumas perguntinhas a fazer.
    Você tem boas referências da escola Hansa? Conece algumas vantagens e desvantagens dela Tem muitos brasileiros Qual a temperatura mínima e média em janeiro e fevereiro?
    Grato.

  65. Magno, boa noite.

    Ano que vem vou com uma amiga para Estudar em Toronto, já fechamos a escola e o seguro. Estou correndo atrás de moradia, não queremos ficar em casa de família. Preferimos dividir um quarto em hotel, residencia estudantil ou flat /apartamento.
    Conhece algum contato que possa me passar para me ajudar a achar algum apartamento ou flat para alugar por um mes?

    Muito obrigada

    • Ola CBB,

      Voce pode pesquisar no CraigsList de Toronto.
      Tem tambem as seguintes residencias:

      Primrose Student Residence
      New Horizons Tower

      Boa sorte!
      Magno

    • Débora Cristiane Ponzi disse:

      · Responder

      olá, vi seu comentário que estaria no Canadá este ano,
      meu irmão está em Toronto, fazendo intercambio desde fevereiro, volta começo de setembro, em agosto ele pretende fazer um “mochilão” até Vancouver junto com um colega japones que estuda na mesma turma que ele. Eles estão procurando mais alguém que esteja interessado em ir junto, e dividir as despesas. Eles já tem mais ou menos a rota, e os gastos planejados. Se por acaso você a sua amiga tiverem interesse, favor entrar em contato comigo, ou com meu irmão Guilherme Otavio Ponzi (no facebook).

  66. Isadora disse:

    · Responder

    Magno,

    Já nos comunicamos por telefone e email…mas gostaria de tirar algumas dúvidas:
    Meu visto saiu e posso entrar no país até janeiro de 2012 para Toronto, iria agora em agosto,mas adiei por uma série de problemas, então a nova data seria 9 de janeiro, mas meu visto é de permanent visit(é isso mesmo?) porque só pedir para 1 mês, sei que geralmente a imigração dar um prazo de ficar no país 6 meses e pretendo ficar este tempo mesmo, então estou pensando em passar um tempo em Vancouver também pode, mesmo com este visto?

    Espero que possa me ajudar?

    Isadora.

    • Ola Isadora,

      Nao entendi direito o seu plano.
      Voce deve ter tirado o visto de residente temporario (turista) com permissao de estudo?
      Uma vez dentro do Canada voce pode viajar para onde quiser.
      Se estiver estudando, em tese voce deveria avisar a imigracao se for interromper o curso para viajar ou for estudar em outra escola.

      Duvida esclarecida?

      Abraco,

      Magno

  67. Alexandre disse:

    · Responder

    Oi.
    Tudo bem?

    Então… sou mais um que está totalmente indeciso onde estudar no canadá.
    Alguém viveu alguma experiência recente quanto as escolas PLI / Western College, ambas em Toronto?
    Meu intuito é estudar inglês, aperfeiçoar o que já aprendi e continuo estudando. Obviamente, no tempo livre, fora estudar, um passeio será muito bem vindo.
    O que vale mais, levar dinheiro ou cartão pré-pago com dólares?
    Como voces pode ver… muitas duvidas…

    Obrigado. e desculpe o interrogatorio!

    • Patrize disse:

      · Responder

      Boa noite Magno!

      Suas informações são valiosas! Tenho dúvidas semelhantes às do Alexandre.
      Viajo para Toronto para estudar na PLI entre agosto e setembro. Gostaria de uma dica de localidade de homestay próxima à escola para que eu possa ir a pé, tem uma agência providenciando essa negociação para mim, quero ficar mais segura na minha escolha.
      Quanto a levar dinheiro, vale a pena trocar dinheiro no Canadá? Ou levar travelcard?
      Obrigada! :))

  68. Vaeudo Oliveira disse:

    · Responder

    Olá!
    Gostaria de saber quanto custa em média uma diaria numa homestay?
    E se na região poróxima a Toronto University, há homestay?
    Desde ja agradeço por qualquer informação!
    Att.
    Vaeudo

    • Ola Vaeudo,

      Em media as homestays saem a $850/mes com 2 ou 3 refeicoes e taxa de inscricao incluida.
      Ha homestays centrais que cobram bem mais cara e nao incluem as refeicoes. Voce acaba economizando no passe do metro.

      A regiao residencial estudantil proxima a UofT seria o Annex e regiao da Bloor x Bathurst.

      Abraco,

      Magno

  69. Olá Magno. Eu viajo em outubro e vou ficar 3 meses em casa de familia. Não vejo a hora de conhecer a minha hostfamily. Espero ter sorte!

  70. Cristiano disse:

    · Responder

    Olá Magno, muito boa suas informações!
    Bom preciso de sua ajuda, minha esposa e eu gostaríamos de passar 6 meses estudando inglês em Toronto, porém gostaria de uma escola que tenha um bom método de ensino com preços razoáveis, vc teria alguma dica? outra informação seria sobre acomodação para casal, qual a melhor opção?
    Desculpe pelo incomodo, e obrigado pela ajuda!

    Abçs.

    • Cristiano,
      Ola Cristiano,

      Incomodo nenhum!
      E normal ter duvidas.
      Sei de algumas familias que hospedam casais. Me passe o seu email e te envio os contatos.

      Um abraco,

      Magno

      • Cristiano disse:

        · Responder

        Olá Magno, primeiramente muito obrigado pela atenção.
        Pois é, realmente estamos com muitas dúvidas, em todos os aspectos, escola, custo, tempo de curso, moradia, enfim, rsrsrs. Toda ajuda será muito bem aceita.
        Agradeço mais uma vez sua atenção.

        Abraços,

        Cristiano

        • angelica disse:

          · Responder

          oi Magno vou pro Canada em janeiro ficar um mês estudando gostaria da sua ajuda em relação a escola , gostaria uma que quase não existissem Brasileiros?obrigada

      • Olá Magno, poderia me passar contato das familias que aceitam casais?!

  71. Ricardo disse:

    · Responder

    quanto e aluguel por mês em toronto de apartamento ou casa mais barato possivel de 2 quartos?
    e a alimentação é muito cara ?
    obrigado

    • Ricardo,
      Pergunta dificil de responder pois voce encontra de tudo em termos de aluguel. Quanto mais longe do centro mais barato sera. Quanto mais pessoas dividindo o espaco, menor o preco, e assim por diante. Sugiro que voce pesquise no Craigslist de Toronto para ver os precos praticados.

      Alimento vai depender dos seus habitos. Restaurante e sempre mais caro do que cozinhar em casa.

      Eu diria que entre todas as despesas, incluindo aluguel, alimentacao, celular, etc voce vai gastar entre 1,200 e 1,500 por mes.

      Um abraco,

      Magno

  72. Melo Neto disse:

    · Responder

    Olá
    Magno Barros,

    Bom dia,

    Em relação a aquisição de roupas para suportar o frio de TORONTO, nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, que dica você me concede: compra no Brasil ou em Toronto, ou leva apenas um casaco para amenizar o frio da chegada e tempo necessário para comprar roupa apropriada nas lojas locais, se for isso gentileza informar locais com preços para ESTUDANT.

    Atenciosamente,

    • Olá Melo,
      O ideal é você comprar as roupas de frio aqui, pois são apropriadas para o clima. Certamente você terá que trazer agasalho suficiente para sobreviver os primeiros dias, até comprar casacos novos.

      Hoje em dia há todo tipo de loja e preço.
      Na área central (downtown) você tem a Winners que vende ponta de estoque. Se quiser roupas de 2a mão pode procurar numa loja da Salvation Army. Avalie se vai praticar esportes como snowboarding para decidir o tipo de casaco. Quem pratica esportes precisa de uma jaqueta e luvas impermeáveis e quentes pra poder ficar horas do lado de fora.

      Ajudou?
      Abraço,

      Magno

  73. Ricardo disse:

    · Responder

    minha mae ganha em media 1200 dolares canadenses, eu queria saber se eu e a minha familia de 4 pessoas podemos viver bem no canada mas nao temos nemnhum vinculo no canada. obrigado

  74. Ricardo disse:

    · Responder

    eu gostaria de saber como funciona as escolas do canada eu me referiro ao ginásio e ensino média quanto tempo se estuda.
    eu estou com a minha familia de 4 pessoas. Alugar um apartamento ou uma casa.pois temos uma renda baixa.muito obrigado

  75. Magno Barros voce disse $750 por cada semana de hospedagem? ou eh por mes?

  76. Adriano Tapajós disse:

    · Responder

    Gostaria de ir fazer um intercambio no exterior, mas não sei qual o destino (Inglês) mas barato? Vocês podem me ajudar?…

  77. MARIA HELENA ATROCH disse:

    · Responder

    Gostaria de saber por quando fica uma hospedagem em Toronto
    em um quarto com banheiro privativo e café da manhã.?

    • Olá Maria Helena,

      Em média você vai pagar $100 de inscrição e uns $750 por cada semana de hospedagem, incluindo as 3 refeições.

      Muito barato!

      Abraços,

      Magno

  78. Stela Araujo disse:

    · Responder

    Oi, Magno!

    Vou fazer um curso de 4 semanas na Global Village em agosto próximo e gostaria de ficar hospedada no centro, próximo da escola. Estou pensando em ficar num bed and breakfast, onde pudesse ter um banheiro privativo. Você conhece ou tem informações sobre algum que fique proximo da escola?

    Obrigada!

    • Olá Stela,

      O Global VIllage fica bem perto do THE ANNEX, uma região de casas universitarias. Há vários B&B na região.
      Sugiro que você busque no Google: toronto the annex bed and breakfast

      Boa sorte!

      Magno

  79. Tatiana disse:

    · Responder

    Olá! Estou querendo ir para Toronto, por 1 mês para estudar inglês. Estou com dúvidas… com relação a hospedagem (casa de família ou residência estudantil),período outubro (chove muito? neva?) escola (me sugeriram a LSC – Vocês conhecem esta escola? É boa mesmo? Gostei do programa de atividades extra classe). Conto com a ajuda de vocês. Abs,

  80. Magno, excelente blog, de toda a minha pesquisa na internet nenhum me deu informacoes tao boas como esse.
    so mas uma perguntinha de uma coisa que fiquei muito intrigado.
    por exemplo. os exemplos que encontrei de minha busca sobre casa de familia encontrei muitas casas de familia que nao dividem sua rotina com as pessoas. ou seja isso me deixou bem nervoso porque justamente sou estudante de psicologia e vou com essa cabeca para aprender um pouco os costumes, entao, é regra que a maioria das casas sejam assim, ou que tenha mais de um extrangeiro na casa ?

    e se alguem pode indicar casas de familia para eu manter um contato direto e ja facamos um contrato direto. nao sei. tenho medo de ter uma experiencia fria com a familia, é regra que os asiaticos sejam mais fechados ?

    • Olá Juddy,

      Quando você informar à sua escola quais as características da família que você quer, especifique que você faz questão da interação. Obviamente será necessário desenvolver uma relação mas geralmente as escolas e suas agências de homestay já conhecem as famílias e podem indicar as que estejam mais abertas a interagir com os estudantes.

      De maneira geral acho que você está imaginando uma família de High School, do tipo ‘pai e mãe Canadenses’. Se for isso, sugiro que você reavalie suas expectativas.

      Um abraço,

      Magno

  81. ola , vou morar 8 meses no canadá e posso dividilos em toronto e em vancover. pensei em toronto mais tempo, mas por qual cidade eu comeco ?
    me convem iniciar em qual delas, meu objetivo é ingles focado, balada e outras coisas sao consequencias ….

    qual das duas cidades tem uma populacao mais hospitaleira ?

    • Olá Juddy,

      Toronto e Vancouver são excelentes cidades.

      Toronto é bem maior e oferece mais opções culturais, restaurantes, etc.
      Vancouver oferece mais opções ligadas à natureza: montanhas, praias, etc.
      Seria como comparar RJ e SP.
      Outra coisa a ser considerada é a época do ano. Ambas cidades são muito mais interessantes na primavera, verão e outono, mas Vancouver terá clima melhor e vários esportes durante o inverno. Eu sugiro que se organize para passar o inverno em Vancouver por esse motivo.

      Toronto é uma cidade mais conservadora e, portanto, as pessoas são um pouco mais fechadas que em Vancouver. Isso não é regra e sei de pessoas que podem discordar. No final o que faz a diferença é o seu comportamento e capacidade de se relacionar e fazer amizades.

      Chegue nas duas cidades com a mente às novidades e experiências e você irá adorar Toronto e Vancouver. Também recomendo que visite Montreal quando estiver em Ontario. Verá que a cultura Francesa é bem diferente das demais.

      Espero encontra-la aqui. Um abraço e ótima viagem!

      Magno

  82. Márcia disse:

    · Responder

    Boa tarde Magno, estou planejando minha viagem de 6 semanas para Toronto no começo de Agosto ate o meio de Setembro e estou quase “pirando” de tanto pesquisar. Ja decidi ficar em homestay, porem estou em duvida entre 2 escolas (International House e LSC). Gostaria de opnioes e mais informações. Ja tenho um nível bom de ingles mas gostaria de pegar fluencia. Gostaria de ter o menor contato possivel com brasileiros. Também estou em duvidas com relação ao visto. Pelo que pesquisei teria q ter visto canadense e americano, pois o aviao faz escala nos Estados Unidos. Tirei visto americano em 1996 com validade de 10 anos e ja fui e voltei dentro do prazo 2 vezes para la. Isso facilita na hora de pedir um novo? É possivel que o consulado americano negue pelo fato de que, na verdade eu estar indo estudar no Canada?
    Também vi em alguns lugares que algumas escolas organizam passeios em Nova Iorque. Qual a distancia/ tempo gasto? Tenho muita vontade de conhecer esta cidade!
    Por ultimo gostaria de saber sobre compras, se os preços sao parecidos com os Estados Unidos (eletronicos, roupas, tenis, perfumes, etc.)

    Obrigada!!!

    • Olá Márcia,

      Não pire! Estou aqui pra te ajudar. ☺
      Homestay é sempre uma opção econômica e segura. A IH e LSC são boas escolas com boa localização mas ambas recebem brasileiros. Recomendo que tire o visto Canadense primeiro e depois peça a renovação do Americano. O visto Canadense só pode ajudar principalmente sendo o seu destino final.
      Nova Iorque é super perto. 10h de ônibus ou 1h de avião. Vale muito a pena conhecer e, principalmente, fazer compras. Os EUA ainda são mais baratos que o Canadá!

      Disponha sempre!

      Magno

      • Márcia disse:

        · Responder

        Obrigada pelos esclarecimentos Magno.
        Uma das minhas principais duvidas está na retirada do visto. O fato de ja ter sido aceita e feito matricula em uma escola canadense facilita na hora de conseguir o visto americano? Trabalho a mais de 2 anos na empresa d meu pai, porem nos ultimos 6 meses nao estava com carteira assinada. Ela foi assinada esse mes. Como disse ja tive 2 passegens pelos Estados Unidos sem problemas e levaria uma carta assinada pelo meu pai afirmando que seria o responsavel pelo pagamento das minhas despesas durante a vigem.
        Sobre a escola, recebi também uma outra referencia da ILSC. Agradei bastante dela também, porem continuo na duvida.
        Obrigada!

        • Márcia,

          Como a imigração Canadense usa um processo subjetivo de avaliação do seu pedido de visto, é possível e até recomendável que você inclua uma carta de apresentação sucinta explicando sua situação profissional e oferecendo provas do que está dizendo. Busque algo que comprove que você trabalha com seu pai e, mais importante, tem vínculos fortes o suficiente com o Brasil (e com a empresa) para voltar.

          Uma carta de seu pai informando que se responsabiliza pelos seus gastos também ajuda. Nesse caso terá que comprovar que ele tem recursos. Porque não usa o serviço de um despachante? Sai um pouco mais caro mas eles oferecem orientação bastante relevante.

          Um abraço,

          Magno

  83. Jéssica disse:

    · Responder

    Olá!

    Olha, adorei o site, cheo de infomações bem úteis!
    Eu queria saber como é que agente faz se for estudar em Toronto por mais de 1 ano.
    Homstay têm famílias disponíveis por essa quantidade de tempo?
    É que estou me programando para estudar Marketing e Merchandising de Moda na Academy Of Design, e o curso tem a duração de 18 meses.
    E qaunto ao plano de saúde que agente tem que ter, como faz?

    Desde já muito obrigada pela sua atenção
    beijos ;*

    • Olá Jéssica,

      As famílias vão te adorar se você ficar mais de um ano com eles. É muito mais conveniente ter o mesmo hospede por longas temporadas, principalmente se o relacionamento for bom.

      O seu visto de estudante será de 1 ano, renovável anualmente aqui no Canadá mesmo, pela duração do programa.

      O plano de saúde é obrigatório nos Colleges e Universidades e uma necessidade básica. O custo de um tratamento emergencial é altíssimo para estrangeiros. Se a escola não oferecer (geralmente vem incluído na inscrição) há outros que podemos indicar para você.

      Abraços,

      Magno

  84. Andre Vieira disse:

    · Responder

    Ola, Magno Barros

    Sou Angolano, resido actualmente na Namibia Windhoek, onde faco um curso de ingles iniciante. Gostaria de me mudar para canada para dar continuidade do curso de ingles e depois a graduacao em Sentembro deste ano para um periodo de 4 anos e, gostaria porfavor, de obter de ti algumas explicacoes: se posso obter o visto apartir da Namibia, ou tenho que voltar para Angola; o que e necessario para obter o visto e, se com uma renda de 1.400 US e possivel viver e estudar no Canada. se e possivel encontrar escolas com sistema de internato.

    • Olá André;

      Vamos aos meus comentários:

      1) Se ao falar em ‘mudar’ você está planejando ‘estudar’ no Canadá por 4 anos, saiba que o visto máximo é de 1 ano, renovável a cada ano até a conclusão do seu curso. A renovação pode ser feita pelo Canadá mesmo. Tenha cuidado em não dizer que quer se mudar para o Canadá pois certamente terá o visto de residente ‘temporário’ ou de estudante, negado.
      2) Você não especificou seu plano de estudos. Como seu ingles é basico, imagino que queira estudar o ingles por uns 8 meses até conseguir fluência para passar no TOEFL e aí então pleitear entrada para um College ou Universidade, correto?
      3) Em princípio você pode pedir o visto a partir do país onde reside. Numa carta de apresentação a ser anexada ao pedido, explique de forma simples porque mora na Namibia.
      4) O Governo Canadense pede que você tenha em torno de CD$10,000/ano para despesas pessoais fora o curso. É possível fazer ingles intensive e morar em homestay com 3 refeicoes diarias por +- $1,600/mes. Inclua mais uns $200 para despesas com transporte e diversão.
      5) Há escolas no modelo internato para jovens cursando o High School. Imagino que não seja o seu caso?

      Um abraço,

      Magno

  85. Leandro disse:

    · Responder

    Oi Magno… primeiramente parabéns pelo site.

    Vou morar um mês em Toronto (AGO-SET) porém não gostaria de ficar em Homestay porque ja morei fora em casa de família e dessa vez queria uma independência maior.

    Você tem alguma residência estudantil para indicar?
    Procurei a CHESTNUT e a PRIMROSE STUDENT RESIDENCE, mas nenhuma das duas podem me atender.

    Você tem alguma outra indicação?

    Aguardo retorno

    Obrigado

    Leandro

  86. Kamila disse:

    · Responder

    Olá Magno!

    Primeiramente gostei muito do site, está tirando dúvidas de muitas pessoas.

    Minha irmã e eu queremos passar um mês em Toronto em Agosto do ano que vem, mas não sei por onde começar, onde devo procurar ajuda. Sei que se eu viajar por uma agencia vai ficar muito mais caro, por isso vou tentar fazer por conta todo o planejamento, é possivel? Por onde devo começar?

    Obrigada!
    Kamila

    • Olá Kamila,

      Sugiro que você pesquise, pesquise e pesquise.
      Contacte as escolas e informe-se sobre:
      1) Localização
      2) Preço
      3) Quantidade média de Brasileiros por turma
      4) Quantidade máxima de alunos por turma
      5) Processo de escolha de famílias hospedeiras

      Com essas informações em mãos, compare os preços com os das agências. Talvez não saia tão mais caro assim.

      A partir daí você poderá expandir para outras perguntas.
      Um abraço,

      Magno

  87. Juliana Mazzarolo disse:

    · Responder

    Olá, Magno

    Recebi seu email, obrigada. Você poderia me dizer quais são estes pontos importantes nas escolas que tenho que considerar?
    Meu objetivo é APRENDER INGLÊS! Falar e escrever mesmo. Estou no segundo ano de inglês, no pré intermediário. Sinto que tenho muito que me desenvolver antes de embarcar nesse meu sonho. Desde quando decidi fazer intercâmbio, venho buscando aqui e em outros sites, revistas e etc, informações úteis à mim. Penso, primeiramente, ficar apenas um mês para que não atrapalhe meu ano na faculdade nem meu estágio. Como sei que é muito caro fazer intercâmbio, preciso pensar também no quesito dinheiro, afinal.. tenho que ter tudo minimamente planejado, diminuindo o risco de passar sufoco lá.

    aguardo contato.
    juliana.

  88. Vou p/ Toronto em 18 de maio para ficar um mes estudando ingles na LSC. Estou em dúvida quanto ao clima.Com que roupa eu vou???

    • Ola Neusa,
      Maio é primavera, a temperatura deve ser em volta entre 7 a 17 graus.
      A roupa vai depender de quão friorenta você é. Um casaquinho leve ou/e uma blusa de manga longa caem bem.

      abs,

    • Olá Neusa,

      O clima de Maio é de meia estaçâo. Quanto mais próximos de Junho, mais quente será e vice-versa. É comum também termos dias quentes e noites frias. Recomendo que você tenha roupas para temperaturas entre 3 e 20C. Para muitos brasileiros isso é inverno e para outros não, então fica a seu critério escolher o que trazer. Lembre-se que em ambientes fechados a temperature é sempre agradável, em torno de 23C.

      Em Maio temos muitas lojas de roupa fazendo queima de estação, então aproveite pra comprar casacos a preços bastante reduzidos.

      Quanto a estilo, vista-se como quiser, mas se quiser saber o que ‘alguns’ Canadenses estarão usando, dê uma olhada nesses sites:

      http://www.hm.com/gb/fashion__fashion.nhtml#/fashion/
      http://www.guess.com/worldofguess/
      http://www.thebay.com/eng/women-thebay

      Abraços,

      Magno

  89. Selma Ap Bastos disse:

    · Responder

    Olá pessoal!

    Vou para Toronto em agosto/11, para um curso de 4 semanas na escola LSC. O curso é TEFL – Teaching English as a Foreign Language. Já decide que quero ficar em uma homestay.

    Mas, tenho duas dúvidas:

    1- Alguém tem alguma informação acerca da escola LSC e do curso?
    2- Quanto ao clima, estará mais quente ou mais frio nesta época do ano. Realmente não sei se devo levar roupas mais leves ou não. Alguns sites trazem informações não muito precisas.

    Obrigada e parabéns pelo site de excelente qualidade e utilidade.

    Selma Bastos.

    • Olá Selma,

      Agosto é bem quente.
      Traga roupas leves e prepare-se para dias longos pois não escurece antes das 21h. A roupa mais quente que você trouxer para o vôo, dever ser suficiente caso vire o tempo.

      Abraços,

      Magno

  90. Gabriella disse:

    · Responder

    Ola!

    Vou para Toronto em Abril-2011,para um curso de 4 semanas e estou com dificuldade em saber sobre o clima, entrei em varios sites, blogs e encontro informacoes diferentes… A media dos dias dizem ser 6 graus mas essa temperatura e como no Brasil ou eu devo tirar todos os casacos do armario? Voces sabem me dizer mais ou menos que tipo de roupa levar?

    Obrigada!!

    • Olá Gabriella,

      Abril é o finalzinho do inverno e início de temperaturas mais amenas, PORÉM é possível e provável que o tempo mude bastante. Talvez por isso você esteja vendo informações tão diferentes. Caso não queira comprar roupas aqui, traga um pouco de casaco e um pouco de roupa de meia estação!

      De qualquer forma você não deve pegar frio severo.
      Complicado esse clima Canadense, não acha? ☺

      Abraços,

      Magno

  91. Augusta disse:

    · Responder

    Olá Magno, assim como a Juliana estou em dúvida com relação à escola, vou à Toronto fazer um curso de 4 semanas, e depois de muito pesquisar estou em dúvida entre a Pacific Gateway e a Global Village, estando aqui no Brasil fica difícil sabermos se a escola é realmente boa, se tem muitos brasileiros, etc…você poderia me ajudar?

    Obrigada!

  92. Junior disse:

    · Responder

    Olá pessoal! Irei para Toronto pra um curso de 4 semanas em agosto, e estou em dúvida entre 2 escolas Pacific Gateway e Global Village…alguém tem alguma informação / recomendação ou conhece pessoas que estudaram nestas escolas? Mto obrigado!

    • Ola Junior,

      Essas escolas sao conhecidas em Toronto e recebem muitos estudantes. Acho que o mais importante seria entender o que voce busca e entende por uma boa escola, para podermos indicar algo que atenda aos SEUS objetivos.

      Muitas escolas agradam a uns e desagradam a outros, dai a importancia de focar nas suas necessidades e objetivos.

      Aguardo mais detalhes.
      Abracos,

      Magno

  93. Raquel disse:

    · Responder

    Olá..
    Tive a experiencia de morar no canadá por um pouco mais de 6 meses, em casa de familia(homestay). Muitas pessoas reclamavam de suas familias que nao eram tipicamente brasileiras e so estavam interessadas no dinheiro. COmo foi falado aqui, é preciso ter bom senso e respeitar a cultura e regra da sua familia, caso nao goste vc pode ir ate sua escola e mudar, simples.
    TIve sorte pois minha familia em toronto era canadense e me adorava..alem de terem sido fundamental no meu aprendizado(principalmente a minha host, com quem mantenho contato mesmo apos 3 anos).
    Em relacao a escola, estudei na ILAC onde eh uma otima escola, assim como a LSC que ao meu ver tem mais europeus. TAmbem passei um tempo em vancouver, onde pra mim, é o melhor lugar pra se viver no canadá.
    Em relaçao a quantidade de BRasileiros isso eh de fato verdade. Aonde vc for tera mts brasileiros, entao a dica eh: faça amizades com estrangeiros, principamente se vc for passar pouco tempo. Se grude a um estrangeiro(latino, por exemplo) e o leve p/ aonde vc for. Sair com brasileiros tb eh uma boa mas leve um amigo estrangeiro juntos, pois isso irá força-lo a falar ingles. Espero ter ajudado. Adorei a materia, bem verdadeira!!

  94. Juliana Mazzarolo disse:

    · Responder

    Olá, Magno

    Então, como eu já havia percebido pesquisando por ai, a ILAC é ótima, porém com muitos brasileiros, tenho a impressão que Toronto é cheio de brasileiros e isso dificulta quem quer ficar lá pouco tempo, como eu (somente 4 semanas) e quer aprender muuuuito.

    Logo, qual outra escola que posso aprender inglês?PLI?LSC?

    Obrigada!

    • Olá Juliana,

      Sim, hâ muitos brasileiros estudando em Toronto e em todas as outras cidades do mundo. Ainda bem que nosso povo está viajando mais e se investindo no ingles, não acha?

      O importante é saber que é possível estudar em escolas com poucos ou quase nenhum brasileiro. Tenho uma relação de escolas e terei prazer em ajuda-la, mas seria interessante saber um pouco mais sobre seus objetivos com esse curso, pois há várias outras características de escolas a serem consideradas.

      Um abraço,

      Magno

  95. Marjori disse:

    · Responder

    Olá!

    Estou com algumas dúvidas, talvez vocês possam me ajudar…
    Estou indo passar 6 meses com meu namorado em Toronto e queremos alugar um quarto ou um apartamento. Andei pesquisando e percebi que para períodos assim curtos fica mais fácil alugar um quarto, mas como rola se é um casal? O preço continua o mesmo do anúncio e é mais difícil?

    Obrigada!!!

    • Olá Marjori,
      Para quem hospeda, não há muita economia no fato de 2 pessoas estarem no mesmo quarto, até porque eles não hospedam em grande quantidade, como os hotéis. Assim, o preço é o mesmo.
      As vezes as escolas podem cobrar apenas uma taxa de inscrição no Homestay quando é casal.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço,

      Magno

  96. Faço das palavras de Alexandre as minhas!! Essas duvidas também me vem a cabeça :)

  97. Alexandre disse:

    · Responder

    Vou para Toronto na segunda metade de ABR/2011 e pretendo ficar até o final de SET/2011 para realizar um curso de inglês, gostaria de contar com a ajuda de vcs em dois aspectos:

    – Vale a pena contratar 8 semanas de homestay para tentar alugar outra coisas nas 16 semanas seguintes ?(o curso é de 24 semanas); digo isso porque meu nível de inglês é zero e tenho receio de ter dificuldade na tentativa de contratação de outro tipo de moradia.

    – Outra coisa: irei estudar na Ilac, gostaria de saber se alguém tem boas referências da instituição.

    – Por fim, gostaria de saber qual é o custo médio mensal para um estudante em Toronto.

    Agradeço desde já a ajuda e parabenizo os criadores do site por conceber uma ferramenta tão útil para brasileiros que pretendem passar um tempo no Canadá.

    Um abraço!

    • Olá Alexandre,
      Respondendo suas dúvidas.

      1) Dificilmente você conseguirá um modelo de hospedagem muito mais barato que o homestay. 1 quarto individual com 3 refeições diárias por 4 semanas por $750 é muito barato. Se você não gostar da homestay, sua escola deve providenciar uma outra melhor. De qualquer forma você pode contratar 8 semanas inicialmente e depois extender a estada caso goste da família.

      2) A ILAC é a escola de idiomas com mais alunos em Toronto. Ouço bons comentários sobre a metodologia e professores, mas muitas reclamacoes pela quantidade muito grande de brasileiros nas salas e corredores. Eles tem até funcionários brasileiros na recepção, o que pode ser bom para apoiar estudantes mais jovens, mas criam um ambiente brasileiro. Dependendo da época do ano e da turma, brasileiros podem representar mais da metade do grupo. Para muitos isso é um problemão e para outros uma vantagem. Depende dos seus objetivos.

      3) O custo de vida vai variar muito. Sei de excelentes programas de inglês intensivo que saem por volta de $1,500, incluíndo hospedagem e todas as refeições. Adicione uns $300 para despesas extras com passeios, lanches, cinema, museus, etc. O seguro viagem sai em torno de $50.

      Nós aqui do OiToronto ficamos felizes em poder ajuda-lo.
      Avise se tiver outras dúvidas.

      Um abraço,
      Magno

  98. Oi Almira, conforme já te disse uma vez, eu não trabalho com aluguéis mas posso te dizer que quando se aluga quartos em casa de familia, tudo deve ser tratado com eles diretamente mas creio que não permitiriam colocar mais camas e mais uma criança. Creio que deverias alugar logo um apto. Um apto de 2 quartos em zona central de Whitby, perto de linha de onibus tem até entre $950-1,000 mensais. Veja no site “viewit” que vais achar vários. Mas infelizmente eles não são mobiliados, tem apenas a cozinha equipada com armários, pia, fogão e geladeira. Te desejo tudo de bom. Um beijo, Rosa

  99. oi!!, jah estou no Canada,e minha filha vem estudar aqui em marco em TORONTO, ela tem um filhinho de tres aninhos, eu vim primeiro pra procurar um apartamento de dois quartos pra alugar por um ano, gostaria de saber como ela terah que fazer pra trazer o filhinho dela, pois ela eh separada do marido,mas o marido (pai da crianca) vai autorizar a vinda do filho com a mae que eh a minha filha, gostariade saber tb se o apartamento jah eh alugado com moveis e quanto o valor, e tb se ela poderah ficar em quarto em casa de famlia com duas camas, pk ficaria eu , ela e meu netinho, serah que essa familia irah deixar ela ficar com o filhinho no quarto, como jah disse, eu ficaria no quarto sozinha ateh marco e quando fosse em marco ela viria e ficaria comigo no mesmo quarto, soh que teria que clocar mais uma cama, por quanto ficariaesse quarto, incluindo as tres refeicoes????, nao esqueca tb de me orientar se ficamelhor alugar logo um apartamento de dois quartos e ficar a espera dela em marco, e se erah facil eu alugar esse apartamento e quanto serah o aluguel, e o que precisa pra alugar esse apartamento, jah conheco o CANADA estou sempre aqui, no momento estou em WHITBY, e tb serah que aqui em whitby APARTAMENTO OU QUARTO EM casa de familia fica mais barato???, quanto + ou – ???,fiacaria muito grata, muito mesmo pela sua resposta.

  100. Manoela disse:

    · Responder

    Oi, eu vou fazer intercambio de um ano, e estou na terrivel dúvida se fico em toronto ou em vancouver, já procurei em 987849 blogs e nenhum me convenceu sobre qual é melhor. Vc tem alguma opniao formada sobre isso?
    obrigada

    • Ola Manoela,
      Você pode continuar pesquisando em mais 1.000.000 de blogs e não vai encontrar a resposta. O motivo é simples – as duas cidades são ótimas e oferecem atrações diferentes. Poderíamos até complicar mais sua escolha e dizer que Montreal é o máximo, Quebéc é linda, etc.
      Eu parto sempre do princípio que é preciso compreender a necessidade de casa estudante, para ai separar quais as opções mais interessantes. Nesse sentido, gostaria que você me falasse um pouco sobre as coisas que VOCÊ curte fazer pra podermos determinar qual cidade oferece mais opções interessantes pra você. Por exemplo
      1) Você curte mais a noite ou o dia?
      2) Você prefere chuva ou neve? Dias nublados ou ceu azul?
      3) Você curte atividades ao ar livre e alimentação saudável?
      4) Você curte explorar outras culturas e etnias?
      Use as perguntas acima e fale mais sobre você para que eu possa te ajudar a fazer uma escolha acertada.
      Um abraço,
      Magno

    • Raquel disse:

      · Responder

      Manoela, quanto tempo vc pretende ficar no canadá? As duas cidades sao bem interessantes, experimente passar uns meses nas duas. exempplo: se vc for ficar 4 meses, passe 2 em cada.
      Toronto eh uma cidade bem dinamica, estilo corre-corre das cidades grandes porém com uma diferença de estrutura. La tem boas baladas apesar q tudo no canada acaba bem cedo. TEm a vantagem de ficar perto de outras cidades como Ottawa, Montreal e Quebec city.
      Já vancouver é uma cidade mais tranquila com uma natureza bem marcante. La vc encontra montanha e praia, parques e trilhas ecologicas cóm rios. TAmbem ha uma grande quantidade de predios no centro, e bons lugares para sair a noite. As pessoas sao mais tranquilas, mais relaxadas. Eu fiquei nas duas cidades e gostei mais de Vancouver pois faz mais meu estilo. O mais interessante foi que estudei na mesma escola(ILAC) porem em vancouver as aulas começavam mais tarde pois segundo minha professora, lá era uma cidade mais relax, feita para descansar. hahaha

  101. Gustavo disse:

    · Responder

    Olá.
    Estou pretendendo ir pra Toronto ano que vem ficar 1 mês em homestay, mas estou cheio de dúvidas, como por exemplo:
    1) A roupa de cama, toalha, etc, é disponibilizado pela família ou tenho que levar? E a lavagem dos mesmos, eu que tenho que fazer ou é feito pelo dono da casa?
    2) Lavagem de roupa, nas casas há diponível para lavar, ou como funciona?
    3) É muito grande a distância da casa para a escola? Dá pra pegar apenas o metrô ou tem que pegar onibus e metrô? Tem como me dizer um exemplo de rua que mora uma homestay pra eu ver no google a distancia?
    Obrigado.

    • Olá Gustavo,
      Minhas respostas são relacionadas às homestays padrão, mas poderão ser diferentes dependendo da qualidade do programa que você escolher. Vamos às suas dúvidas:
      1) As famílias disponibilizam roupa de cama, toalha de banho, etc. É como se você fosse ficar numa pousada,
      2) Geralmente há máquina de lavar e secar disponíveis,
      3) Como as roupas são lavadas 1 x por semana, planeje para trazer uma quantidade suficientes roupas,
      4) A pessoa responsável pela homestay poderá optar por lavar ela mesma a sua roupa, ou deixar que você o faça. Não há mistério, mas se você realmente quiser ficar FERA no assunto, há vários vídeos sobre o assunto, como este aqui http://www.youtube.com/watch?v=FBZsa2SyGGk
      5) Há milhares de homestays em Toronto. Geralmente as famílias ficam a 30-40min de distância da escola, indo de transporte público. Há famílias que moram a 10min a pé. Quanto maior a antecedência com que você se registrar numa homestay, maiores as chances de pegar uma família mais próxima à escola. Você poderá ter que pegar um tipo de transporte público, ou uma combinação de dois ou mais.
      Espero ter ajudado;
      Um abraço,
      Magno

  102. Rafael Alcantara disse:

    · Responder

    Olha para ser muito sincero para Toronto eu acho CAD 750 com comida super justo! Nós que moramos aqui sabemos que nao esta caro mesmo.

    • Sim Rafael, e um valor bom, principalmente para quem vier por curtas temporadas. Arrumar um bom apartamento para dividir da trabalho, custa dinheiro (depositos, moveis, etc) alem do risco do ‘roommate’ nao ser o ideal.

      Magno

      • rogerio disse:

        · Responder

        boa noite, to programando uma viagem ao canada mas não sou estudante, pretendo passar apenas um periodo de 2 meses ou 3 com minha esposa pra pegar fluencia no ingles. obrigado

  103. Marcelo disse:

    · Responder

    Também pretendo ir em para Toronto em Janeiro e gostaria de saber se são muitas homestays sem INTERNET?

    Entendo que é o mínimo hoje em dia, mas deve ter muitas que não oferecem esta facilidade, certo?

    Outra coisa: Pretendo estudar 8 semanas mas estou negociando apenas 4 semanas de homestay para quem sabe “rachar” um apartamento com alguns outros alunos que ficarão bem mais tempo que eu…

    É uma boa fazer isso ou devo fechar também as 8 semanas de homestay para não correr riscos?

    Obrigado!

    • Olá Marcelo,

      Vamos às suas dúvidas:

      INTERNET
      Geralmente as homestays tem internet em casa mas sei de casos em que eles mandaram instalar especialmente para alunos que ficaram longas temporadas. O importante é você indicar logo na inscrição o que é fundamental para você (nesse caso, a internet).

      ACOMODAÇÃO
      Para quem vai ficar longas temporadas é recomendável ficar em homestay no início e depois mudar para um apartamento dividido.

      No seu caso, como são apenas 8 semanas, não penso que o trabalho que você terá para pesquisar, visitar, negociar, etc um apartamento justificará a mudança de hospedagem. Além do mais, quem quer dividir um aluguel estará buscando pessoas interessadas em dividir o apartamento por 1 ano ou mais, concorda? Some a isso o fato de que você provavelmente teria que comprar cama, colchão, lençois, etc…

      Recomendo que você escolha uma homestay ou uma residência estudantil e aproveite o pouco tempo que ficará no Canadá para melhorar o inglês e desfrutar de tudo que a cidade oferece. O OiToronto tem dicas excelentes.

      Um abraço,
      Magno

  104. Olá Charlene,
    O preço da hospedagem vai variar conforme a duração da sua estada.
    Quanto mais tempo você ficar, maiores a chances de conseguir um preço menor. Lembre-se que quem aluga por mês cobra mais caro, pois está sempre correndo o risco de ficar com o quarto desalugado. Os alugueis de apartamento são mais baratos, mas ninguém vai querer alugar um quarto ou apartamento para quem for ficar menos de 6 meses ou 1 ano, pois essas pessoas buscam estabilidade e compromisso de curto e longo prazo.
    Em média os preços no centro de Toronto são
    Homestay – $750 com refeições
    Aluguel quarto – $600 sem refeições
    Aluguel de kitchnete – $700 por mês
    Aluguel de apartamento de 1 quarto – $1200
    Esses preços são valore médios e podem variar para mais ou menos.
    Abraços,
    Magno

  105. charlene disse:

    · Responder

    ola to indo pra Toronto no proximo ano, qual a opção mas barata de hospedagem?
    charlene.

    • Oi Magno,

      O preco e bem razoavel sim, pois depende muito onde o aluno fique.

      Na minha residencia, o aluno dispoe de refeicoes, quarto em excelentes condicoes ( nada velho) muda de roupas e toalhas uma vez por semana e sempre que necessario, internet, acesso a lavanderia de graca, televisao no proprio quarto, outra sala com televisao onde podera ter acesso para jogos de video games, filmes , etc. temos acesso a TV Globo do Brazil, sala com lareira a lenha natural. Casa tem sistema de ar condicionado e filtragem de ar, quer dizer que o ar que se respira dentro de casa e puro e livre de polens. O estudante podera usar nossas bicicletas para passear no parque , ou nas margens do Humber River, sempre que disponiveis, poderao fazer kayak no rio tambem por $35 dlls por duas horas com tudo incluido.
      Em frente da residencia temos quadra de tennis, e poderam usar nossas raquetes , piscina publica, campo de jogos, tudo isto sem pagar nada. Alem do carinho e apoio que nos damos aqui, ha muita coisa para explorar bem a frente de nossa residencia.

      Eu ofereco tudo isto por $750 por mes, $25 ao dia. Como voce diz fica bem em conta, o custo de vida em Toronto nao e muito barato, e comparado com hostel que cobra $60 por dia em pessimas condicoes, sem comida, onde todos partilham quartos etc… refeicoes ficam caras se voce for a comer fora, pois um jantar com bebida fica na ordem dos $25 por pessoa , isto so jantar, cafe da manha na ordem dos $5 etc…
      Agora e so fazer contas, e nada esta exagerado, pois tudo podera ser consultado na internet.
      Quem me quizer contatar poder entrar na minha pagina

      http://fatimahomestaytoronto.weebly.com

      Abraco

      Maria Fatima de Sa

  106. janaina disse:

    · Responder

    ola
    eu estou indo para toronto em novembro,e estou preocupada com a escolha do meu homestay como funciona este processo? existe uma fila? existem casos onde o aluno foi discriminado, nao bem tratado?
    obrigada

    • Olá Janaina,
      Para você entender melhor, as agências cobram uma taxa de inscrição que cobre o custo de localização, entrevista e avaliação das famílias. O valor restante é pago na totalidade para as famílias.
      Há várias agências oferecendo esse tipo de serviço para alunos e escolas. Eu conheci agências terríveis e outras muito eficientes. Você precisa verificar a qualidade dos serviços que está contratando. Sua agência ou escola realmente visita as famílias? É preciso investigar sempre!
      Em princípio não há fila. As famílias vão sendo contratadas de acordo com o período da hospedagem, disponibilidade, critérios especificados pelo aluno, etc. Alunos que contratam na última hora, geralmente têm menos opção de escolha.
      Se precisar de mais informações é só avisar.
      Abraço,
      Magno

  107. Boas informações, úteis e claras para quem esta interessado.
    Um abraço da Solange

  108. Fillipe disse:

    · Responder

    750 doletas por mes, para morar em um quarto??? é isso mesmo? oO achei um tanto qto caro, será que com esse dinheiro não é possivel alugar um pequeno apertamento perto do metrô em regioes mais afastadas do centro???

    • Olá Filipe,
      Em Toronto o preco cobrado pelas famílias, escolas e agências de homestay é esse mesmo. Se você for considerar que já estão incluídos os preços de TRÊS refeições ao dia, fica bem barato. Se você fosse fazer as 3 refeições na rua, gastaria pelo menos uns $25 ao dia, ou $700 ao mês. Inclua internet e lavanderia gratuita e esse valor aumenta ainda mais.
      Abraço,
      Magno

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Leia também

Tipos de imóveis para aluguel em Ontário
Os problemas das casas usadas para cultivar Cannabis
Aluga-se apartamento mobiliado de 1 quarto @ St. Clair e Bathurst